Sedãs em março: Corolla supera Onix Plus e lidera no geral da categoria
Sedãs da Volkswagen registram as maiores retrações. Veja o ranking completo
Representando menos de 14% do total emplacado pelo mercado brasileiro no mês passado (134.904), o segmento de sedãs respondeu por 18.396 unidades em março. Este resultado é 31% inferior ao do mesmo período do ano passado (26.670). Nem mesmo na comparação com fevereiro (20.627), mês com quantidade inferior de dias úteis, a situação foi melhor: a queda foi de quase 11%.
Entre os modelos compactos, o Onix Plus (4.179) manteve uma confortável liderança, com quase 1/3 dos registros da categoria, mas foi o único entre os três primeiros com resultado inferior ao de 2021 (-23,3%). Quarto colocado no mês anterior, o Hyundai HB20S (2.304) subiu duas posições. Com 1.992 unidades, o Honda City repetiu o 3º lugar de fevereiro, mas com perda de fôlego nas últimas semanas – terá sido a concorrência com a versão hatch?
Praticamente com a mesma quantidade do último ranking, o reestilizado Toyota Yaris Sedan (1.221) foi o 4º, com quase 400 unidades à frente do Nissan Versa (836). A briga pelo 6º lugar foi acirrada, com o Renault Logan à frente do Cronos por apenas 13 unidades (798 x 785) – o Fiat, aliás, não vendia tão pouco desde abril passado (591). Destaque de fevereiro, quando foi vice, o Fiat Grand Siena (296) desta vez caiu para o 9º lugar.
Assim como em fevereiro, vieram da VW os destaques negativos. Com 429 unidades, o Virtus perdeu quase 84% de seus consumidores de 2021. Já o Voyage, com 121 unidades, teve seu mês mais fraco para a atual geração do modelo desde setembro de 2008, quando as primeiras 496 unidades foram emplacadas. Da 11ª posição em diante, tivemos apenas modelos fora de linha.
Sedãs Compactos |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
MAR/22 |
FEV/22 |
MAR/21 |
% MAR 22 |
% FEV 22 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
12181 |
4179 |
4571 |
5448 |
32,20% |
27,42% |
-8,58% |
-23,29% |
2º |
HYUNDAI HB20S |
6763 |
2304 |
2068 |
2010 |
17,75% |
12,40% |
11,41% |
14,63% |
3º |
HONDA CITY |
5362 |
1992 |
2359 |
635 |
15,35% |
14,15% |
-15,56% |
213,70% |
4º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
3036 |
1221 |
1223 |
1268 |
9,41% |
7,34% |
-0,16% |
-3,71% |
5º |
NISSAN VERSA |
2713 |
836 |
1083 |
1085 |
6,44% |
6,50% |
-22,81% |
-22,95% |
6º |
RENAULT LOGAN |
2782 |
798 |
1377 |
1013 |
6,15% |
8,26% |
-42,05% |
-21,22% |
7º |
FIAT CRONOS |
3369 |
785 |
853 |
806 |
6,05% |
5,12% |
-7,97% |
-2,61% |
8º |
VW VIRTUS |
1347 |
429 |
306 |
2606 |
3,31% |
1,84% |
40,20% |
-83,54% |
9º |
FIAT GRAND SIENA |
3601 |
296 |
2639 |
1351 |
2,28% |
15,83% |
-88,78% |
-78,09% |
10º |
VW VOYAGE |
788 |
121 |
188 |
3695 |
0,93% |
1,13% |
-35,64% |
-96,73% |
11º |
CHEVROLET COBALT |
15 |
11 |
4 |
4 |
0,08% |
0,02% |
175,00% |
175,00% |
12º |
CHEVROLET PRISMA |
6 |
3 |
2 |
4 |
0,02% |
0,01% |
50,00% |
-25,00% |
13º |
FORD KA SEDAN |
3 |
1 |
0 |
222 |
0,01% |
0,00% |
- |
-99,55% |
14º |
NISSAN V-DRIVE |
1 |
1 |
0 |
378 |
0,01% |
0,00% |
- |
-99,74% |
41967 |
12977 |
16673 |
20525 |
100,00% |
100,00% |
-22,17% |
-36,77% |
Já entre os sedãs médios, nenhuma surpresa quanto ao líder: com 4.196 unidades, o Corolla respondeu por quase 78% de tudo o que foi registrado. Graças ao seu melhor desempenho no ano, o Toyota foi o modelo mais vendido das duas categorias. Crescendo quase 110% nos últimos doze meses, o Chevrolet Cruze Sedan (746) manteve o 2º lugar de fevereiro.
Praticamente já sem estoques – a nova geração virá importada no 2º semestre -, o atual Honda Civic (250) foi o 3º colocado e tem tudo para ser ultrapassado pelo Caoa Chery Arrizo 6 (181) já em abril. Atrás do Kia Cerato (41), o VW Jetta (5) foi novamente o lanterna.
Sedãs Médios |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
MAR/22 |
FEV/22 |
MAR/21 |
% MAR 22 |
% FEV 22 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
9110 |
4196 |
2772 |
4108 |
77,43% |
70,11% |
51,37% |
2,14% |
2º |
CHEVROLET CRUZE |
1689 |
746 |
485 |
358 |
13,77% |
12,27% |
53,81% |
108,38% |
3º |
HONDA CIVIC |
1860 |
250 |
477 |
1017 |
4,61% |
12,06% |
-47,59% |
-75,42% |
4º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
621 |
181 |
170 |
258 |
3,34% |
4,30% |
6,47% |
-29,84% |
5º |
KIA CERATO |
125 |
41 |
40 |
40 |
0,76% |
1,01% |
2,50% |
2,50% |
6º |
VW JETTA |
41 |
5 |
10 |
364 |
0,09% |
0,25% |
-50,00% |
-98,63% |
13446 |
5419 |
3954 |
6145 |
100,00% |
100,00% |
37,05% |
-11,81% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Chevrolet Silverado chega à Argentina em versão que não temos
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
Aguardado no Brasil, Omoda C5 muda visual e vira Chery Tiggo 5x na China
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça