Nissan extingue marca de baixo custo Datsun, ressuscitada há 10 anos

Fabricante nascida originalmente no Japão morre pela segunda vez em 91 anos

Datsun Go Datsun Go

Renascida em 2013 com a missão de representar a Nissan no mercado de baixo custo em mercados emergentes, a Datsun acaba de ser oficialmente extinta. Depois de sair da Indonésia, Rússia e África do Sul, a fabricante anuncia o encerramento das atividades no último mercado onde ainda estava presente, a Índia, e definitivamente se despede do público.

Na prática, é a segunda vez que a Datsun morre como marca. A empresa foi fundada no Japão em 1933 e ganhou fama pela produção de veículos de pegada esportiva, como 280ZX Turbo e Fairlady. Acabou sendo retirada do mercado em 1983, absorvida pela própria Nissan. Após décadas esquecida, foi ressuscitada em 2013 com proposta de baixo orçamento e apelo popular, mas falhou na missão e agora sai de cena sem alcançar o sucesso esperado.

Quando foi revivida, a Datsun queria ser para a Nissan o que a Dacia é para a Renault. Começou produzindo os modelos Go, Go+ e Go Cross, desenvolvidos sobre uma versão simplificada da plataforma da antiga geração do March, e chegou a lançar também rebadges feitos a partir de veículos da Lada, como o On-Do (Granta) e o Mi-Do (Kalina). Um dos últimos lançamento da marca foi o Redi-Go, baseado no Renault Kwid.

Nenhum alcançou o sucesso comercial esperado. No último ano completo de vendas na Índia, 2021, a Datsun emplacou apenas 4.296 unidades - o que representou míseros 0,09% de participação de mercado. Sobre a extinção da marca, a Nissan garante aos clientes que serão mantidos os serviços pós-venda, disponibilidade de peças e suporte de garantia em toda rede de concessionárias.

Vendido como Nissan, Magnite foi projetado para ser um Datsun

Com a fim da Datsun, a Nissan segue na Índia sozinha comercializando os modelos Kicks e Magnite. A título de curiosidade, o Magnite foi desenvolvido originalmente para ser um modelo Dastun, mas no meio do caminho a Nissan resolveu absorver o projeto diante da situação complicada da marca. Resquícios do DNA original podem ser vistos no design, especialmente na grade frontal. O SUV, vale lembrar, é sucesso de vendas entre os indianos.

Ouça o podcast do Motor1.com:

Envie seu flagra! flagra@motor1.com