Considerado um dos veículos mais emblemáticos do portfólio da Mercedes-Benz, o icônico Classe G faz jus à fama de "tanque de guerra" quando o assunto é durabilidade. Lançado em 1979, o modelo acumula mais de 500 mil unidades produzidas e, desde então, detém um índice de vida útil de causar inveja a qualquer concorrente.
De acordo com Michael Schiebe, CEO da AMG e chefe de vendas Classe G, cerca de 80% de todas as unidades produzidas do modelo continuam em circulação no mercado até hoje. Ou seja, dos 500 mil exemplares produzidos, pelo menos 400.000 continuam rodando mundo afora. “Nossos carros têm uma vida útil muito longa", afirmou.
"Então aqui você pode calcular que, embora talvez um Classe G precise de um pouco mais de material do que um carro compacto para ser produzido, acho que você vai ter que dirigir muitos, muitos carros compactos, em alguns casos, para alcançar a mesma vida útil de um Classe G", completou Schiebe. Para efeito de comparação, a Porsche diz que 70% dos 911 produzidos até hoje ainda estão em condições de circular (índice também considerado alto).
Agora, a grande aposta da Mercedes-Benz para o modelo é a versão G580 com tecnologia EQ. Totalmente elétrico, tem conjunto formado por quatro motores com potência de 588 cv (cada motor contribuindo com 147 cv) e torque de incríveis 118,6 kgfm. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos.
“O Classe G elétrico abre novas oportunidades para nossos revendedores”, acrescentou. "Clientes que talvez não tenhamos atraído no passado, agora temos a oportunidade de acessa-los", disse Schiebe. Apesar da versão EV, o Classe G a gasolina continuará à venda para atender clientes de perfil mais tradicional. Na versão AMG, por exemplo, segue em oferta o conhecido motor V8.
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