A Porsche não esconde que esta geração do 718 é a última com motor a combustão. A família de esportivos compactos de motor central-traseiro se tornará elétrica, com muita potência e dirigibilidade para conviver com o 911, este combustão até quando não tiver mais jeito. A despedida é essa, um 718 Spyder RS, ou em resumo, o 718 Cayman GT4 RS com teto de lona removível.
E esse primeiro contato com o esportivo foi em Interlagos. Na dura missão de seguir um 911 GT3 RS com um piloto profissional, não tem como pensar o que esse compacto nasceu pra fazer e como ele marcou o mundo, além de como extremo pode ser mesmo em uma versão sem teto que, por aqui, custa iniciais mais de R$ 1,2 milhão. Quem me dera...
![Porsche 718 Spyder RS (BR)](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Sem teto de propósito
A escolha por um roadster para marcar essa despedida é que, em 1993, a Porsche apresentou o conceito Boxster, um esportivo mais compacto que o 911, com motor central-traseiro, que seria uma opção mais acessível no catálogo da marca - algo que se tornou real em 1996. O Spyder é a união dessa carroceria com motor e conjunto de competição, neste caso, do 718 Cayman GT4 RS.
O Spyder é a terceira variação dos 718, com o Cayman (cupê) e Boxster (roadster), que se destaca principalmente pelos dois lugares e pela cobertura da traseira mais longa, além da capota menor e, no caso do Spyder RS, removível de forma manual - a operação de uso exige costume, mas é relativamente prática. O RS é 40 kg mais leve que o Spyder normal, sendo que 8,7 kg estão só na troca do sistema de capota. Comparado ao Boxster normal, esse acionamento chega a 23,9 kg mais leve.
![Porsche 718 Spyder RS (BR)](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
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O motor é o 4.0, 6-cilindros contrapostos, aspirado. Com 500 cv e 45,9 kgfm, esses números estão em rotações elevadas (8.400 e 6.750 rpm, respectivos), com limitador batendo a maravilhosos 9.000 rpm. É exatamente o mesmo que está no GT4 RS e no 911 GT3, ligado ao câmbio PDK, de dupla embreagem, com 7 marchas escalonadas para as pistas, jogando sempre o motor na sua melhor faixa.
A suspensão tem diversos ajustes, que além do PASM (Porsche Active Suspension Management), há diversos parâmetros que podem ser modificados de forma manual conforme o uso, mas a própria Porsche colocou molas e amortecedores mais suaves, com foco em um uso em vias públicas, diferente do GT4 RS e seu foco em pistas.
Feito para ser um sem-teto
Como todo Porsche, a engenharia do 718 Spyder RS é complexa para explicar tudo em um texto de primeiras impressões - e uma justificativa para passar alguns dias com ele em breve. Esse primeiro contato foi no Autódromo de Interlagos, então vamos ao que interessa nesse carro.
![Porsche 718 Spyder RS (BR)](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Primeiro, que por regulamento do autódromo, não podemos andar com o Spyder sem a cobertura do teto. De tão projetado para os cabelos ao vento, ele dá um alerta perto dos 190 km/h que a cobertura está instalada e sugere reduzir a velocidade. Mesmo assim, a captação de ar da admissão ainda é bem audível, já que está instalada ao lado dos ouvidos de motorista e passageiro.
Ele não tem o soco dos Porsche turbo, mas o fato de crescer até 9.000 rpm compensa. A entrega é mais linear e pronta para as pistas, com as trocas matematicamente feitas pelo PDK, sempre colocando o ponteiro de rotação na melhor faixa. A suspensão mais suave é perceptível para quem já pilotou o GT4 RS, mas longe de apagar o brilho do Spyder RS que, com certeza, compensa no uso comum com mais conforto e, ainda assim, devorar curvas em estradas sinuosas.
![Porsche 718 Spyder RS (BR)](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Em números, o 718 Spyder RS chega aos 100 km/h em 3,4 segundos, aos 200 km/h em 10,9 segundos e a máxima de 308 km/h, isso sem a capota de lona no lugar. Mas ter esse carro na garagem vai bem além disso e, com um pacote aerodinâmico extremamente trabalhado, nem parece que estamos andando dessa forma.
O que esperar?
Gostou? Pode ser seu por R$ 1.237.624. Naquele momento prazeroso do configurador da Porsche, pode selecionar cores de carroceria, interior e capota. As rodas de magnésio estão disponíveis com o pacote Weissach, com elementos em carbono e mais leves, que jogam este carro para apenas R$ 1.456.326. Dá pra ir mais, se quiser.
O Porsche 718 Spyder RS é a melhor despedida desse carro em sua vida a combustão. Considerando o que a marca fez com seus elétricos, como Taycan e Macan, não poderemos dizer que será um esportivo sem graça ou sem a assinatura da marca. Só que, se possível, teria os dois na garagem para momentos distintos de vida, ânimo e vontades.