Um dos lançamentos da Hyundai para este ano, embora a fabricante ainda não fale a respeito, é o HB20 2023. O hatchback ganhará uma reestilização, como falamos quando o carro apareceu em testes no Brasil pela primeira vez. E não é só aqui que o compacto está realizando o seu desenvolvimento, pois agora foi visto rodando na Europa, aproveitando que algumas regiões ainda estão com um pouco de neve.

O protótipo está bem coberto, usando o mesmo esquema da unidade que vimos no Brasil. Isto significa que é difícil ver qualquer elemento de design que não já não tenhamos notado anteriormente. Sabemos que terá uma nova grade dianteira, inspirada no i20 europeu, faróis redesenhados e novos para-choques. Até as lanternas devem mudar, acabando de vez com os dois pontos polêmicos sobre o carro.

Galeria: Hyundai HB20 2023 - Flagra na neve

Por ser um protótipo inicial, até o interior pode ser mais do modelo atual do que da versão reestilizada. Podemos esperar algumas coisas vindas do novo Creta, como o volante com novo desenho e a multimídia atualizada com tela de 8". É possível que receba novos equipamentos de segurança na versão topo de linha, principalmente agora que mais rivais apostam nestes itens.

O que não deve mudar é a motorização. A Hyundai já tirou o 1.6 aspirado de linha, assim o hatch manterá o 1.0 aspirado de 80 cv e 10,2 kgfm nas versões mais baratas, disponível somente com a transmissão manual de 5 marchas. As versões mais caras utilizam o 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm, enquanto o câmbio pode ser um manual ou automático, ambos de 6 posições.

A geração atual do Hyundai HB20 foi lançada em 2019. Na ocasião, foi muito criticada por seu design e a marca até fez algumas alterações para suavizar suas linhas, como adotar uma grade preta em todas as versões. A reestilização teria sido uma forma de responder às críticas mais rapidamente, ainda que o carro já esteja vendendo bem - foi o carro de passeio mais vendido do ano passado e liderou o segmento.

Considerando que já roda no Brasil há alguns meses, o Hyundai HB20 2023 deve ser lançado na segunda metade de 2022. Ainda não vimos o sedã HB20S em testes, mas é seguro esperar que a reestilização também seja aplicada a ele. Além da dupla de entrada, a marca sul-coreana ainda prepara o Creta N-Line, versão com design esportivado do SUV compacto.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com