No começo da semana passada você viu aqui um flagra da traseira do novo Honda HR-V 2023, que revelou uma dupla saída de escape – nos levando a crer na oferta do motor 1.5 turbo. Agora o SUV da marca japonesa foi flagrado em testes novamente pelas do interior de São Paulo, dessa vez mostrando com mais nitidez sua dianteira que, como foi mostrado nas imagens de patente ano passado, terá no Brasil duas grades diferentes.
As imagens desta nota foram enviadas pelo leitor Adenilson Correa, que avistou a nova geração do HR-V circulando livremente pelas ruas de Sumaré, cidade onde ficava a antiga fábrica da Honda e que agora sedia o centro de desenvolvimento da marca. É verdade que o SUV ainda continua trajado na clássica camuflagem para esconder os detalhes, mas é mais do que perceptível a grade diferente em relação as fotos anteriores do modelo flagrado anteriormente pelo site Auto+.
Nessa unidade em específico, o HR-V aparece com visual dianteiro diferente já que, no lugar dos filetes horizontais na grade, traz acabamento pespontado em relevo preenchendo toda a peça, enquanto a parte de cima há um acabamento cromado. O que muda também é o desenho inferior da entrada de ar do para-choque, que em vez do acabamento colmeia traz filetes horizontais. Um defletor nas extremidades do para-choque também parece ter desenho levemente diferente do flagra anterior.
No mais o visual conhecido desde o lançamento no ano passado composto por faróis afilados, capô mais longo do que HR-V anterior, maçaneta da porta traseira localizada na coluna e lanterna com iluminação em LED que atravessará toda a tampa traseira. Nas fotos a peça aparece ainda com a parte central coberta claramente em uma tentativa de despistar seu desenho original, mas sabemos que existe um filete de LED por ali.
Assim como o flagra anterior, essa unidade conta com a dupla saída de escape (aliás trata-se provavelmente até da mesma unidade, pois a placa é a mesma), o que nos leva a crer que a Honda manterá o motor 1.5 turbo da versão Touring. Como dissemos na semana passada, informações de bastidores dizem que o SUV manterá este motor, restando saber se esse propulsor terá algum tipo de modificação por conta do Proconve L7. Podemos esperar que finalmente o 1.5 turbo seja flex, assim rendendo potência na casa dos 180 cv com etanol (contra os 173 cv atuais com gasolina), porém nada está confirmado oficialmente.
Caso seja confirmado o 1.5 turbo apenas para as versões topo de linha, não podemos descartar que o HR-V tenha o motor 1.5 aspirado do City nas configurações intermediária ou de entrada, uma medida que ajudaria a Honda a aumentar o volume de produção deste 1.5 aspirado e assim reduzir os custos. A questão é que os 126 cv e 15,5 kgfm de torque talvez não sejam o suficiente para o peso do HR-V, que está maior nesta geração.
Uma alternativa para a Honda seria adaptar o antigo 2.0 flex aspirado do Honda Civic, que em sua última atualização entregava até 155 cv e 19,5 kgfm de torque. Em tese não seria nada impossível para a marca japonesa adaptar esse 2.0 as novas regras do Proconve L7, pois a GM conseguiu prolongar a vida do 1.8 flex da Spin – um motor um tanto mais antigo e que prova suas qualidades até hoje.
Como o Motor1.com Brasil antecipou no final do ano passado, o novo HR-V não terá a opção de motor híbrido no Brasil – motorização que por enquanto é restrita ao mercado europeu e japonês. Agora é esperar o lançamento do novo HR-V 2023, que será lançado por aqui no segundo semestre.
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