Caso você tenha acompanhado o portfólio da Aston Martin, talvez se lembre que foi há três anos quando o nome Vanquish foi apagado. No Salão de Genebra de 2019, a marca trouxe um conceito com motor central posicionado abaixo do Valhalla e da Valkyrie. No início deste ano, o CEO da empresa, Tobias Moers, disse que o supercarro de "nível básico" ainda está em desenvolvimento. No entanto, ele não chegará nas ruas até 2025.
O site Autocar tem boas informações sobre o novo supercarro "de entrada" da Aston Martin. Como noticiado anteriormente, o novo Vanquish deixará de lado o motor V6 originalmente planejado internamente em favor de um propulsor da Mercedes-AMG. Especificamente, ele mudará para o V8 biturbo da marca de Affalterbach usado nos modelos alemães de maior desempenho.
O motor a combustão não estará sozinho, pois fará parte de um conjunto híbrido plug-in. Enquanto o Aston Martin Valhalla mais potente recebe o V8 biturbo do Mercedes-AMG GT Black Series, o novo Vanquish usará a configuração um pouco mais "amansada" do propulsor V8 usada no AMG GT 63 S E Performance. Especula-se que somente o motor a combustão renerá cerca de 638 cv no novo Aston Martin, mas combinado ao motor elétrico, a potência total deverá ficar na casa dos 841 cv.
Optar pelo caminho do motor híbrido plug-in significa que o novo superesportivo da Aston Martin vai mirar diretamente na Ferrari 296 GTB e na McLaren Artura. Ao mudar do V6 de 3,0 litros de fabricação própria para um motor V8 "terceirizado", a Aston Martin tem que rever seu trabalho, pois precisa revisar o supercarro para suportar um motor de combustão maior. Apesar do aumento de tamanho do propulsor, ele ainda deve pesar menos de 1.500 kg por usar componentes de fibra de carbono.
O supercarro de rua acabará ganhando uma versão focada em pista como uma configuração mais hardcore destinada a uma série de corridas globais monomarca. Além disso, quando o novo Vanquish for lançado, ele pode não ser o mesmo. O presidente da empresa, Lawrence Stroll, disse à Autocar que o supercarro provavelmente adotará também um novo nome. Os jornalistas britânicos afirmam ainda que o novo carro vai ter uma "proposta radicalmente diferente" em comparação ao conceito Vanquish Vision.
A revelação oficial está prevista para o segundo semestre do próximo ano, com os primeiros carros sendo entregues aos felizardos clientes em 2025.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Por que os britânicos estão obcecados em converter clássicos em elétricos?
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Marcas como Aston Martin e Porsche agora têm arranha-céus. Mas por quê?
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Aston Martin Vanquish: V12 sem concessões
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Você pode comprar um Aston Martin de James Bond, o 007