A McLaren preparava o lançamento do Artura, seu novo supercarro, para o 2º semestre deste ano. Porém, já estamos no fim de 2021 e até agora não vimos nem sombra do esportivo. Isto porque só chegará às lojas no início de julho, como revela uma reportagem do Automotive News. A escassez de chips que abalou toda a indústria automotiva finalmente atingiu a McLaren. O porta-voz da McLaren, Roger Ormisher, confirmou o atraso do Artura.

Esta não é a primeira vez que o Artura sofre um atraso em seu caminho para o mercado. A McLaren pretendia lançar o esportivo em 2020, mas teve que adiar por causa da pandemia e foi empurrando a data cada vez mais. A falta de semicondutores forçou a McLaren a priorizar o uso do estoque em modelos com margens de lucro mais altas.

Galeria: McLaren Artura 2022

O Artura será o primeiro híbrido de produção em série da marca. Contará com um motor elétrico integrado à transmissão automatizada de dupla embreagem e 8 marchas, trabalhando junto com o 3.0 V6 biturbo. A potência combinada será de 680 cv, enquanto o torque chega a 81,9 kgfm. São números bons o suficiente para fazer o epsortivo acelerar a de 0 a 100 km/h em 3,0 segundos. A velocidade máxima é limitada a 329 km/h.

A notícia do atraso do McLaren Artura certamente não é boa, mas não é surpreendente. Em março deste ano, as fabricantes começaram a sofrer com a escassez de chips, forçando muitas a interromper a produção ou construir veículos sem algumas tecnologias. Nove meses depois, praticamente todas as empresas ainda estão lidando com este problema. Este problema continuará ao longo de 2022, como muitos analistas e especialistas da indústria já adiantaram, e o fornecimento só deve ser normalizado a partir do 2º semestre do ano que vem.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com