Depois de uma longa espera, a Ferrari 6 cilindros voltou, mas não a chame de Dino. Em vez disso, o novo superesportivo de Maranello carrega no nome o volume do motor em cilindradas (2,9 litros) e o número de cilindros (6), com a sigla GTB representando Gran Turismo Berlinetta. Na verdade, o motor 3.0 (2.992cm3) aparece pela primeira vez em um carro de rua da marca do cavalo rampante desde sua antecessora espiritual, que tinha o logo Dino.
Uma nova Ferrari com 2 cilindros a menos do que a F8 Tributo (modelo V8 padrão da marca) pode soar como um modelo inferior, mas não é o caso, pois deve-se levar em consideração que este propulsor ainda traz um sistema híbrido plug-in. Mas primeiro, vamos falar sobre o motor a combustão, que é um conjunto com desenvolvimento totalmente novo - não sendo o mesmo motor Nettuno usado pelo Maserati no MC20. É o primeiro motor da empresa a ter os turbocompressores instalados entre os seis cilindros em V para reduzir seu peso e baixar seu centro de gravidade.
Galeria: Ferrari 296 GTB
Com 221 cv por litro, a Ferrai diz que bateu um novo recorde de potência especifíca para um carro de rua com produção em série. O motor a gasolina V6 3.0 biturbo entrega sozinho 663 cv e, quando recebe ajuda do propulsor elétrico, a nova 296 GTB chega a 830 cv e 85,66 kgfm de torque. Ele pega emprestado a câmara de combustão mais desenvolvida recentemente da irmã maior, a SF90 Stradale, mas usa novos turbocompressores IHI que giram até 180.000 rpm.
O "soco" na aceleração de 0 a 100 km/h com a ajuda do motor elétrico é de 2,9 segundos, assim como o F8 Tributo, enquanto que a puxada de 0 até 200 km/h leva 7,3 segundos - ou meio segundo mais rápido que a Tributo. Pisando fundo, a 296 GTB vai bater cerca de 330 km/h de máxima, o que é um pouco menos que um supercarro com motor V8 convencional (a F8 Tributo chega a 340 km/h)
Como a nova 296 GTB se compara ao seu principal rival, o McLaren Artura? A nova máquina eletrificada de Woking - que tem uma potência combinada de 680 cv e 82 kgfm de torque - leva um décimo de segundo a mais para chegar aos 100 km/h e um segundo inteiro para atingir 200 km/h e tem a mesma velocidade máxima. O superesportivo britânico também usa um motor V6 biturbo de 3,0 litros trabalhando junto de um motor elétrico.
Toda essa força chega ao asfalto por meio de um câmbio automatizado de dupla embreagem de oito marchas já visto na SF90 Stradale, SF90 Spider, Roma e Portofino M. A Ferrari equipou a 296 GTB com uma bateria de 7,45 KWh instalada sob o piso, que proporciona energia suficiente para ela rodar em modo 100% elétrico por uma distância de 25,7 quilômetros, contra 31 km de autonomia livre de emissões do McLaren Artura (5,3 km a menos)
Nesta altura, você deve estar se perguntando quanto a nova máquina italiana deve pesar depois de receber o motor híbrido plug-in. Segundo a Ferrari, a 296 GTB tem peso a seco de 1.470 kg quando equipada com o pacote opcional Asseto Fiorano. Ela dispõe de alguns recursos para redução de peso como o uso de fibra de carbono por dentro e por fora e janela traseira em Lexan (uma espécie de plástico em policarbonato), vindo ainda com pneus Michelin Sport Cup 2 R e uma pintura especial que homenageia a clássica 250 Le Mans.
Com isso a 296 GTB é 35 kg mais pesada que a F8 Tributo, trazendo ainda 75 kg a mais na balança em relação a sua principal rival, a McLaren Artura (em sua versão mais leve). Além disso, a Ferrari já testou a 296 GTB em Fiorano e afirma que ela é 1,5 mais rápida, fazendo uma volta rápida no circuito da empresa em 1 minuto e 21 segundos.
Como citamos o 250 LM antes, a Ferrari afirma que o estilo da carroceria ilustra o "casamento perfeito entre simplicidade e funcionalidade", muito parecido com o carro de corrida de 1963. O spoiler traseiro ativo lembra o da LaFerrari, enquanto o para-brisa unido as janelas laterais é parecido ao da exclusiva J50, entre outros modelos de tiragem limitada. Já o interior com temática digital é derivado da SF90 Stradale e traz controles capacitivos e uma tela do lado do passageiro - padrão nos modelos da fabricante.
O novo 296 GTB com certeza adianta os próximos lançamentos da Ferrari, pois o primeiro SUV da marca, o Purosangue, provavelmente estreia em 2022 com uma variação do mesmo motor V6 - inclusive com uma opção híbrida entre as versões.
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Fonte: Ferrari