Depois de uma longa espera, a Ferrari 6 cilindros voltou, mas não a chame de Dino. Em vez disso, o novo superesportivo de Maranello carrega no nome o volume do motor em cilindradas (2,9 litros) e o número de cilindros (6), com a sigla GTB representando Gran Turismo Berlinetta. Na verdade, o motor 3.0 (2.992cm3) aparece pela primeira vez em um carro de rua da marca do cavalo rampante desde sua antecessora espiritual, que tinha o logo Dino.
Uma nova Ferrari com 2 cilindros a menos do que a F8 Tributo (modelo V8 padrão da marca) pode soar como um modelo inferior, mas não é o caso, pois deve-se levar em consideração que este propulsor ainda traz um sistema híbrido plug-in. Mas primeiro, vamos falar sobre o motor a combustão, que é um conjunto com desenvolvimento totalmente novo - não sendo o mesmo motor Nettuno usado pelo Maserati no MC20. É o primeiro motor da empresa a ter os turbocompressores instalados entre os seis cilindros em V para reduzir seu peso e baixar seu centro de gravidade.
Galeria: Ferrari 296 GTB
Com 221 cv por litro, a Ferrai diz que bateu um novo recorde de potência especifíca para um carro de rua com produção em série. O motor a gasolina V6 3.0 biturbo entrega sozinho 663 cv e, quando recebe ajuda do propulsor elétrico, a nova 296 GTB chega a 830 cv e 85,66 kgfm de torque. Ele pega emprestado a câmara de combustão mais desenvolvida recentemente da irmã maior, a SF90 Stradale, mas usa novos turbocompressores IHI que giram até 180.000 rpm.
O "soco" na aceleração de 0 a 100 km/h com a ajuda do motor elétrico é de 2,9 segundos, assim como o F8 Tributo, enquanto que a puxada de 0 até 200 km/h leva 7,3 segundos - ou meio segundo mais rápido que a Tributo. Pisando fundo, a 296 GTB vai bater cerca de 330 km/h de máxima, o que é um pouco menos que um supercarro com motor V8 convencional (a F8 Tributo chega a 340 km/h)
Como a nova 296 GTB se compara ao seu principal rival, o McLaren Artura? A nova máquina eletrificada de Woking - que tem uma potência combinada de 680 cv e 82 kgfm de torque - leva um décimo de segundo a mais para chegar aos 100 km/h e um segundo inteiro para atingir 200 km/h e tem a mesma velocidade máxima. O superesportivo britânico também usa um motor V6 biturbo de 3,0 litros trabalhando junto de um motor elétrico.
![Ferrari 296 GTB](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
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Toda essa força chega ao asfalto por meio de um câmbio automatizado de dupla embreagem de oito marchas já visto na SF90 Stradale, SF90 Spider, Roma e Portofino M. A Ferrari equipou a 296 GTB com uma bateria de 7,45 KWh instalada sob o piso, que proporciona energia suficiente para ela rodar em modo 100% elétrico por uma distância de 25,7 quilômetros, contra 31 km de autonomia livre de emissões do McLaren Artura (5,3 km a menos)
Nesta altura, você deve estar se perguntando quanto a nova máquina italiana deve pesar depois de receber o motor híbrido plug-in. Segundo a Ferrari, a 296 GTB tem peso a seco de 1.470 kg quando equipada com o pacote opcional Asseto Fiorano. Ela dispõe de alguns recursos para redução de peso como o uso de fibra de carbono por dentro e por fora e janela traseira em Lexan (uma espécie de plástico em policarbonato), vindo ainda com pneus Michelin Sport Cup 2 R e uma pintura especial que homenageia a clássica 250 Le Mans.
![Ferrari 296 GTB Assetto Fiorano](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
![Ferrari 296 GTB](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Com isso a 296 GTB é 35 kg mais pesada que a F8 Tributo, trazendo ainda 75 kg a mais na balança em relação a sua principal rival, a McLaren Artura (em sua versão mais leve). Além disso, a Ferrari já testou a 296 GTB em Fiorano e afirma que ela é 1,5 mais rápida, fazendo uma volta rápida no circuito da empresa em 1 minuto e 21 segundos.
Como citamos o 250 LM antes, a Ferrari afirma que o estilo da carroceria ilustra o "casamento perfeito entre simplicidade e funcionalidade", muito parecido com o carro de corrida de 1963. O spoiler traseiro ativo lembra o da LaFerrari, enquanto o para-brisa unido as janelas laterais é parecido ao da exclusiva J50, entre outros modelos de tiragem limitada. Já o interior com temática digital é derivado da SF90 Stradale e traz controles capacitivos e uma tela do lado do passageiro - padrão nos modelos da fabricante.
O novo 296 GTB com certeza adianta os próximos lançamentos da Ferrari, pois o primeiro SUV da marca, o Purosangue, provavelmente estreia em 2022 com uma variação do mesmo motor V6 - inclusive com uma opção híbrida entre as versões.
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Fonte: Ferrari