Há um novo competidor no mundo dos SUVs de luxo de ultra-alta performance. Sim, ultra-alta performance, porque o Aston Martin DBX normal não é nada lento com seus 550 cv. E este aqui é o DBX707, nomeado por conta de sua impressionante potência de 707 cv, prometendo ser o "SUV de luxo mais potente do mundo".
É o que vem do motor 4.0 V8 da Aston Martin, mas alterado para gerar 707 cv (por isso o nome) e um torque de nada menos que 91,8 kgfm. Para chegar a estes números, a marca inglesa colocou um par de turbos roletados, além de uma nova calibração do motor para trabalhar melhor com o turbocompressor. Mais ar chegando requer tubulação melhorada, então o DBX707 tem um novo sistema de escape com quatro saídas que, além de melhorar fluxo, ainda dá um delicioso som do V8 para os passageiros se divertirem.
![Aston Martin DBX707 Side View](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
![Aston Martin DBX707 Front View](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
![Aston Martin DBX707 Rear View](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Ter esta potência não significa nada se não conseguir usá-la e, dando os devidos créditos à Aston Martin, muito trabalho foi feito em toda a mecânica do DBX707. Para começar, tem uma nova transmissão automatizada de dupla embreagem e 9 marchas, banhada em óleo e que promete trocas muito rápidas. Tem uma versão melhorada e mais robusta do diferencial traseiro eletrônico, e uma marcha final com relação encurtada para 3:27, para melhorar a aceleração. O sistema de tração integral ainda lida com tudo automaticamente, enviando a força para as rodas dianteiras ou traseiras conforme a necessidade, mas a calibração do diferencial ajuda nas curvas.
Galeria: Aston Martin DBX707
O chassi recebeu reforços adicionais e a suspensão a ar ganhou amortecedores e molas revisadas para reduzir o rolamento da carroceria. Isto tudo trabalhando em conjunto com o Electronic Active Roll Control, um sistema que faz o carro segurar ainda mais a carroceria. A direção elétrica também foi reajustada, adicionando mais peso nos momentos certos e, quando é a hora de parar, os freios a disco de carbono-cerâmica de 419 mm na frente e 391 mm na traseira, todos com pinças de seis pistões. Ficam atrás das rodas de 22" de série e é possível trocar por rodas de 23".
![Aston Martin DBX707 Rear Wing](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
![Aston Martin DBX707 Seats](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
![Aston Martin DBX707 Infotainment Screen](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
![Aston Martin DBX707 Wheels](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Falando para a imprensa, Tobias Moers, o CEO da Aston Martin, diz que o DBX707 é o único SUV esportivo que pode fazer uma arrancada de verdade em alta rotação. Com o modo "Race Start" fazendo o utilitário acelerar até 4.000 rpm, vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos. Continue com o pé fundo no acelerador e alcançará os 311 km/h. É o suficiente para ser mais rápido do que todos os seus rivais, mas continua a ser bem luxuoso. Tem bancos esportivos com acabamento em preto cromado, mas é possível pagar mais por bancos normais com detalhes cromados ou em fibra de carbono. A parte de baixo do console é específica para esta versão, com controles para os modos de condução.
Galeria: Aston Martin DBX707: Fotos de estúdio
Fotos: Jakob Ebrey
Do lado de fora, o poderoso SUV ainda tem uma frente mais agressiva com uma grade maior, novas entradas de ar, luzes diurnas em LED redesenhadas e uma difusor dianteiro mais malvado. A traseira também foi remodelada para dar espaço para as quatro saídas de escape, sem falar no difusor maior. É possível não ver o spoiler logo após o teto e tem um monte de detalhes em cromado preto por toda a carroceria. Por fim, para lembrar que ainda é um carro de luxo, a Aston Martin colocou portas com sistema de fechamento suave.
Como você pode esperar, todo este luxo e potência vem com um custo bem alto. Os preços do Aston Martin DBX707 começam em US$ 232.000 (R$ 1.223.382) e ainda tem os opcionais. A marca diz que a produção começará ainda no 1º trimestre deste ano e os primeiros clientes receberão suas unidades antes da metade do ano.
Fonte: Aston Martin