Novo Aston Martin Vanquish: V12 sem concessões
Com um V12 biturbo sem eletrificação, modelo é um dos últimos da sua espécie. Quer um? Melhor correr, pois serão só 1.000 unidades
O V12 é um motor em extinção. Vimos isso nos últimos anos, com cada vez mais supercarros sendo submetidos ao downsizing ou à eletrificação, sem comprometer o desempenho e a potência puros, mas ao custo de toda a experiência e história de motores maiores, com aspiração e ronco naturais.
O novo Vanquish, no entanto, segue uma linha própria: Não há baterias, motores elétricos ou ''ronquinho de esportivo'' artificial no novo supercarro da Aston. De fato, a nova geração mantém o motor de 12 cilindros, exibindo todos os seus 835 cv.
O exterior
O Vanquish mantém a ligação estilística com o passado, embora o design esteja mais elegante e aerodinâmico. A distância entre eixos foi aumentada em 80 mm, pouco, se considerarmos como os carros estão crescendo a cada nova geração.
O design é inspirado em carros de corrida históricos e modernos da Aston Martin, incorporando elementos funcionais, como passagens de ar inspiradas na Fórmula 1 e traseira com caimento de teto suave para reduzir o arrasto.
Aston Martin Vanquish (2024)
O teto panorâmico, que realmente se estende por todo o teto do carro, oferece uma nova experiência de direção, enquanto a grade frontal ampliada ajuda a resfriar o V12.
Outras características distintas incluem os faróis Matrix LED com uma assinatura de luz atualizada, maçanetas retráteis e espelhos retrovisores externos sem moldura projetados para melhorar a aerodinâmica e a visibilidade. A traseira é dominada por um estilo em gota, com pneus largos. Há ainda escapamento em titânio opcional para quem quer aterrorizar ainda mais com o ronco do V12 por aí.
O interior
O interior do novo Aston Martin tem uma configuração de dois assentos e, como seria de esperar de um grand tourer de luxo, os materiais são do mais alto padrão. O conforto é proporcionado pelos assentos Sport Plus, com a opção de assentos Performance de fibra de carbono, ambos projetados para uma posição de condução ideal. A parte traseira do cockpit foi projetada para acomodar um conjunto de bagagens Schedoni personalizadas.
Aston Martin Vanquish, a plateia
Na tecnologia, há o painel de instrumentos digital de 10,25" da tela acompanhada da multimídia de 10,25" no console central. O sistema foi desenvolvido internamente pela Aston Martin e permite conectividade por um novo aplicativo móvel, oferecendo funções como navegação baseada em mapas 3D e controle remoto do veículo.
Não faltam possibilidades de personalização por meio do serviço 'Q by Aston Martin', com os clientes podendo criar um exemplar único, escolhendo entre infinitas opções de estofamento, molduras e cores.
Habemus V12
Como mencionado, o Vanquish continua a ser movido por um motor de 12 cilindros. Mais precisamente, sob o capô há um 5.2 com biturbo com 835 cv e 101,9 kgfm de torque.
O novo motor foi projetado com uma série de melhorias técnicas que aumentam sua eficiência e potência específica, que agora chega a 160 cv/litro. As principais inovações incluem um bloco de cilindros e bielas reforçados, cabeçotes redesenhados e um sistema de admissão e escape otimizado.
Isso se traduz em turbocompressores capazes de atingir uma velocidade de rotação máxima 15% maior do que os anteriores e injetor de combustível com uma taxa de fluxo 10% maior.
Outra característica distintiva do Vanquish 2024 é a tecnologia Boost Reserve, que torna o motor mais ágil e particularmente eficaz em manobras de ultrapassagem.
Aston Martin Vanquish (2024)
Pela primeira vez em um V12 com motor dianteiro da Aston Martin, há uma transmissão automática ZF de oito velocidades combinada com um diferencial traseiro eletrônico de deslizamento limitado (e-diff). Esse sistema, integrado ao programa eletrônico de estabilidade (ESP), melhora significativamente a dinâmica do veículo, proporcionando maior agilidade em curvas fechadas e controle durante a condução em alta velocidade. Com uma relação de marcha final otimizada para a velocidade máxima, o Vanquish atinge 345 km/h.
Além do motor, o novo Vanquish apresenta um chassi completamente revisado. Baseado em uma estrutura de alumínio, o modelo adota uma suspensão dianteira double wishbone (ou duplo A) e uma suspensão traseira multilink, compartilhando essa arquitetura sofisticada com os modelos DB12 e Vantage.
O chassi apresenta uma distância entre-eixos alongada em 80 mm e é equipado com uma série de reforços estruturais que aumentam a rigidez lateral em 75% em comparação com o DBS 770 Ultimate anterior, garantindo maior estabilidade. Há também uma nova configuração de amortecedores Bilstein DTX.
Aston Martin Vanquish, a visão traseira
Projetado para proporcionar conforto em viagens longas e desempenho esportivo quando necessário, o Vanquish permite que o motorista escolha entre os modos GT, Sport e Sport+ para adaptar a resposta do veículo ao seu estilo de direção.
A adição de barras estabilizadoras de maior diâmetro e um sistema de direção elétrica assistida recalibrado melhoram ainda mais a precisão e a resposta do veículo.
O diferencial eletrônico (e-diff), integrado ao sistema de controle de estabilidade (ESP), permite que o Vanquish se adapte às condições de direção e às preferências do motorista. Completam o equipamento o sistema de freios com discos de carbono cerâmica e os novos pneus Pirelli P Zero especialmente projetados para o carro, montados em rodas de liga leve de 21".
Preços
A Aston Martin ainda não anunciou os preços do novo Vanquish, embora seja provável que o cheque a ser assinado seja de pelo menos 250.000 a 300.000 euros (cerca de R$1.552.650 e R$1.863.180). O que também justifica o aumento de preço em relação a todos os outros modelos da linha é sua produção limitada, com a empresa planejando fabricar apenas 1.000 exemplares. As primeiras entregas estão previstas para outubro de 2024.
Galeria: Aston Martin Vanquish (2024)
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