No ano passado, a Alpine teve uma mudança dentro da Renault. Ao invés de ser somente uma marca de esportivos, passou a cuidar da preparação dos carros do Grupo Renault e terá seus próprios modelos, porém agora totalmente elétricos. Serão três carros para começar e um deles já está em testes nas ruas. Será o SUV GT X-Over, nome oficial anunciado no início deste ano.

Nossos fotógrafos avistaram um protótipo da Renault rodando em um lago congelado na Suécia. Apesar da carroceria ser do Duster, ela foi bem modificada para servir de mula para o Alpine GT X-Over, mostrando que ainda está em um estágio inicial de desenvolvimento. A fabricante está trabalhando na motorização e sistema elétrico enquanto o desenho final do carro não foi definido, então precisa usar uma outra carroceria.

Galeria: Alpine GT X-Over é testado com carroceria do Duster

E mesmo que esteja usando a pele do Duster, está claro que não é o mesmo carro. Para começar, a carroceria foi alargada consideravelmente em diversos pontos, como as caixas de roda. Olhando na lateral, é possível ver parte das baterias sob o assoalho. Recebem até uma proteção dianteira para ajudar a lidar com a neve.

As informações neste momento são bem escassas. Sabemos que será produzida com a nova geração da plataforma CMF-EV feita pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, que será utilizada por outros modelos como o Nissan Ariya ou o Renault Megane E-Tech (este último será vendido no Brasil e já aceleramos o carro na Europa).

Quando a Alpine confirmou o nome GT X-Over, disse que teria o mesmo motor de 218 cv do Megane E-Tech, posicionado no eixo dianteiro. Porém, a fabricante promete "uma grande surpresa" para a parte traseira, o que significa que terá ao menos mais um motor, passando a ter tração integral. Alguns rumores falam até sobre uma potência total por volta de 430 cv.

O Alpine GT X-Over será fabricado na linha de montagem da marca em Dieppe (França). Porém, o processo só será iniciado em 2025, então teremos que esperar mais um bom tempo para conhecer o SUV elétrico.

Apart from the GT X-Over, Alpine will also be making an electric sports car that's co-developed with Lotus. Riding on a Lotus-developed modular platform, it's believed to be the successor to the current A110. The other Alpine EV will be a compact hatchback, expected to be the sporty version of the Renault 5.

If you're excited about the electric future of the Alpine brand, you might need to muster a bit of patience as we'll only see much of these emissions-free cars in a few years' time. The GT X-Over will begin the charge by 2025, while the Lotus-Alpine sports car is expected to arrive by 2026.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com