A Renault terá novamente o Megane no Brasil. Totalmente novo e construído sobre a nova plataforma CMF-E, foi apresentado em setembro e já iniciou as vendas por lá. Será uma das apostas na eletrificação da marca francesa na região, que começou com o Zoe e ganhará mais força com a chegada do Kwid E-Tech em meados deste ano. O novo Megane E-Tech será lançado no 2º semestre no Brasil, ainda sem preço definido.

O Renault Megane E-Tech é um carro bem diferente. Deixou de ser um hatchback médio para se transformar em um SUV, já em preparação para a mudança que a marca fará em 2030, quando passará a vender apenas carros elétricos na Europa. É o primeiro veículo da marca a utilizar a plataforma CMF-EV, a base dos futuros VEs da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e que também é a arquitetura do Nissan Ariya.

É bem compacto, com 4,21 metros de comprimento, 1,78 metros de largura, 1,50 de altura e um entre-eixos de 2,70 m, algo bem próximo do Captur francês (que tem plataforma de Clio, ao contrário do brasileiro que é feito com base no Duster). Utiliza um conjunto de baterias de 40 kWh na versão mais básica, chegando a 60 kWh nas mais caras, o que dá uma autonomia entre 300 km e 470 km. Estas baterias são feitas com uma combinação de níquel, manganês e cobalto e, segundo a Renault, é 40% menor do que a do Zoe. O motor também muda de acordo com a configuração escolhida, com 130 cv e 218 cv, respectivamente.

Novo Renault Mégane E-Tech - IAA 2021
Novo Renault Mégane E-Tech - IAA 2021
Novo Renault Mégane E-Tech - IAA 2021
Novo Renault Mégane E-Tech - IAA 2021

Bem equipado, vem com rodas de 18 polegadas, um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, central multimídia de 9 polegadas (ou 12” como opcional) com um sistema chamado OpenR Link, feito em parceria com a Google, iluminação ambiente em LED, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, ar-condicionado digital de duas zonas e muito mais.

Por conta do preço, o Renault Megane E-Tech deve chegar ao Brasil na versão mais cara e com maior autonomia. Na Europa, é vendido por 35.200 euros (R$ 204.342), antes de receber os incentivos locais, chegando a 40.900 euros (R$ 237.432). Como comparação, o Zoe mais equipado é vendido por aqui por R$ 229.990, enquanto a versão equivalente na França custa 33.500 euros (R$ 194.473). Por se posicionar acima do Zoe e ser bem mais equipado, espere por um valor próximo dos R$ 300 mil.

Com informações de Fábio Trindade

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