Fãs de automóveis em todo o mundo estão lamentando a morte iminente do motor de combustão interna, argumentando que motores elétricos não são uma boa solução em carros esportivos. Entretanto, agora que a Porsche confirmou que está de fato trabalhando em um 718 totalmente elétrico, talvez haja esperança, pois um dos maiores nomes do segmento está investindo na área.

A Porsche acaba de anunciar que o próximo 718 (anteriormente conhecido como Cayman e Boxster) só será vendido como elétrico. A montadora também anunciou que a nova geração do esportivo estreará em 2025, assim como o próximo 911, que se transformará em um híbrido convencional.

A decisão de tornar o 718 em um esportivo totalmente elétrico pode ser um pouco surpreendente, ainda mais vindo da montadora que declarou querer desenvolver combustíveis sintéticos. Entretanto, o fardo de carregar a tradição dos esportivos da Porsche recairá mais sobre o 911, abrindo margem para o 718 ser eletrificado.

E dado o notável trabalho que a Porsche fez com o Taycan, que ainda funciona como um carro esportivo, Há motivos para crer que a eletrificação não acabará com o futuro para quem gosta de carros. Com o 718, a Porsche será capaz de colocar ainda mais ênfase em diversão e engajamento que no Taycan.

Enquanto o Porsche Taycan tem uma caixa de engrenagens de 2 velocidades para o eixo traseiro, sabemos que a marca pode não se render aos elétricos sem câmbio. A transmissão de 2 velocidades (criada pela ZF para a Porsche e Audi) tem sido alvo de algumas críticas por ser uma complicação desnecessária, mas os engenheiros da Porsche tiveram suas razões para incluí-la: melhor aceleração fora da linha e melhor eficiência em altas velocidade.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com