O Porsche Macan, menor SUV da marca alemã, ganha uma nova versão chamada Macan T. A sigla segue a estratégia da marca, significando "Touring" por trazer um pacote mais voltado que mantém a esportividade do carro, mas mais voltado para o conforto em viagens longas - a fabricante usou recentemente no 718.

Como foi no caso do 718 Boxster e Cayman, o Porsche Macan T fica posicionado entre as versões básica e interemediária que, neste caso, seria entre o Macan e Macan S. Assim, manteve o motor 2.0 turbo de quatro cilindros, gerando 265 cv entregues para as quatro rodas pela transmissão PDK de dupla embreagem e 7 marchas.

Recebe o pacote Sport Chrono e o sistema Porsche Active Suspension Management de série, normalmente oferecidos como opcionais na versão de entrada. Ainda é possível colocar uma suspensão a ar adaptativa e você terá as barras estabilizadoras mais rígidas específicas para o Macan T. O sistema de vetorização de torque da Porsche também foi reajustado para esta configuração mas, assim como a suspensão pneumática, é um opcional. A Porsche diz que o Macan T acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e tem velocidade máxima de 232 km/h.

Galeria: Porsche Macan T 2022

Naturalmente, o Macan T recebe melhorias na parte visual, tanto por fora quanto por dentro. Acabamento cinza adorna os espelhos laterais, o spoiler no teto, a região das grades e as saias laterais. Os logos na traseira também são cinzas, enquanto outras partas da carroceria receberam detalhes em preto como nas bordas dos vidros e nas saídas do escapamento.

As rodas de 20 polegadas do Macan S foram a influência para as utilizadas por esta versão e trouxe os bancos esportivos aquecidos com ajuste elétrico em oito direções. Ainda traz direção esportiva, o cronômetro Sport Chrono no painel e o logo Macan T nas soleiras das portas.

Em 2021, a Porsche vendeu 826 unidades do Macan no Brasil, superando alguns modelos como BMW X4 e Mercedes-Benz GLC, mas bem longe do Volvo XC60, líder do segmento. Adicionar o Macan T como uma opção intermediária pode ajudar a movimentar um pouco mais as vendas do SUV, mas não muito mais, já que custará R$ 479 mil. A marca já iniciou a pré-venda e as entregas estão previstas ainda para o 1º semestre.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com