A arte imita a vida, mas às vezes a vida imita a arte também. Prova disso é que a Porsche e o estúdio de animação Pixar (que fez filmes como Toy Story e Procurando Nemo) fecharam uma parceria para fazer um Porsche 911 baseado na personagem Sally, do filme Carros. A recriação no mundo real será com base na atual geração 992 do principal superesportivo da Porsche.

Faz 16 anos que o primeiro filme Carros chegou aos cinemas, no entanto a Sally é um Porsche 911 Carrera do ano de 2002, ou seja, o esportivo representado pelo personagem do filme usa a geração 996 como base. E nada melhor do que usar o aniversário de 20 anos deste modelo como motivo para homenagear um dos personagens mais icônicos da franquia Carros, que também e uma das principais produções da Pixar.

911 Sally by Porsche e Pixar
911 Sally by Porsche e Pixar
911 Sally by Porsche e Pixar

Para começar, o 911 inspirado na Sally terá apenas uma unidade produzida, sendo um projeto desenvolvido pelo Centro de Estilo da Porsche, a divisão Porsche Exclusive Manufaktur e o estúdio Pixar. O projeto é encabeçado pelo diretor criativo Jay Ward e o designer de produção Bob Pauley, sendo que Ward e Pauley trabalharam no filme original Carros.

Os detalhes sobre a versão final do 911 Sally Carrera (vamos chamá-lo assim, pois ainda não há um nome oficial) ainda são desconhecidos, já que o projeto ainda está em seu estágio inicial de desenvolvimento. No entanto, os desenhos adiantam o que superesportivo de produção única terá, como carroceria azul metálica, com a região das entradas de ar frontais pintadas no mesmo tom de azul da carroceria em vez da cor preta original, enquanto os faróis devem trazer a parte interna com acabamento mais claro. A traseira segue a mesma proposta da dianteira: tudo pintado de azul.

911 Sally by Porsche e Pixar
911 Sally by Porsche e Pixar

As clássicas rodas Turbo Twist da geração 993 e que a Sally Carrera usa no filme também deverão estar presentes no novo 911. Podemos esperar ainda por emblemas especiais Carrera com grafia retrô na cor prata (um emblema na coluna B também deverá estar presente) na parte traseira, além da famosa tatuagem no estilo risca de giz da Sally. Pulando para o interior, os esboços dos desenhos mostram que o acabamento será claro com detalhes em azul, recebendo ainda logotipos e soleiras das portas customizadas. E o melhor: o câmbio deverá ser manual!

"Queríamos ajudar de alguma forma e, como uma equipe, percebemos que talvez pudéssemos aproveitar o que estávamos trabalhando para arrecadar dinheiro. Todo o projeto começou com a premissa de que a personagem Sally era dedicada a ajudar os outros e parece certo que isso continue 20 anos depois", explicou Jay Ward, Diretor Criativo de Franquia da Pixar Animation Studios.

"Vamos, pela primeira vez, construir um Porsche 911 legal de rua totalmente novo, inspirado na personagem especial que criamos - Sally Carrera". Somente uma unidade será produzida. Ele será leiloado e todos os lucros serão destinados especificamente para ajudar crianças, apoiando programas de educação para meninas nos EUA através da instituição Girls Inc. e famílias de refugiados fugindo da Ucrânia, predominantemente mulheres e crianças".

O Porsche 911 Sally ainda não tem um nome oficial, mas sabe-se que o esportivo especial desenvolvido em conjunto entre a marca de Stuttgart e a Pixar será leiloado pela RM Sotheby’s, cujo dinheiro arrecadado será destinado para uma ONG dos Estados Unidos e para o Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR), afim de ajudar os refugiados da guerra da Ucrânia.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com