Após mostrar a nova geração da Ranger em novembro passado, a Ford agora trabalha no Everest, o SUV derivado que é vendido na Ásia, enfrentando Toyota SW4 (e, antigamente, o Chevrolet Trailblazer antes de deixar de ser oferecido por lá). O utilitário já recebeu alguns teasers que adiantam o seu visual e agora a marca confirma a apresentação para o dia 1º de março. E pode chegar ao Brasil, sendo produzido na Argentina ao lado da picape.

Sua aparência por dentro e por fora é previsível, já que é o SUV da Ranger. As fotos divulgados até agora mostram que terá um design bem próximo, o que não é ruim, já que a picape média tem linhas bem interessantes, com uma identidade usada também pela F-150 e pela Maverick (que chegou agora ao Brasil).

Galeria: Ford Everest 2022 (SUV da Ranger) - teaser camuflado

Uma das vantagens do Everest para que seja mais interessante do que o Bronco é ter uma terceira fileira de assentos, levando até sete pessoas. Apesar do Bronco também ser feito com a plataforma da Ranger, o Everest já utilizará a evolução da arquitetura da picape média, pronta para eletrificação - a caminhonete terá uma versão híbrida plug-in em 2024, ainda não confirmada para o SUV. Como será vendido em vários mercados, o Everest continuará a ter uma opção diesel, que deve ser a V6 turbo.

Caso siga a Ranger em mais alguns aspectos, o Everest deve vir com um entre-eixos 50 milímetros mais longo como na picape, aumentando o espaço interno. Ainda não temos as medidas da Ranger, pois a Ford ainda está segurando a maioria das informações sobre o veículo. Como referência, o Everest anterior tinha 4,893 metros de comprimento, 1,862 m de largura, 1,836 m de altura e 2,850 m de entre-eixos. É maior do que o Toyota SW4, que tem 4,95 m de comprimento e um entre-eixos de 2,745 m.

Além de divulgar a data e mais uma imagem, a Ford falou um pouco sobre o interior do carro. Max Wolff, diretor de design, disse que a marca "criou um santuário com detalhes premium onde os clientes podem sentir-se relaxadas e no controle, não importa o que esteja acontecendo do lado de fora." Ele ainda especifica que "a intenção desde o começo era de comunicar as capacidades da nova geração do Everest com um design externo moderno e forte."

Enquanto a Ranger terá uma versão Raptor com motor V6 turbo, que será revelada dia 22 de fevereiro, ainda não há informações sobre uma variante esportiva para o SUV. Seria uma boa ideia, já que a Toyota lançou o SW4 GR-Sport com um visual mais agressivo.

Veremos o Ford Everest no Brasil? Se os rumores estiverem corretos, sim. Há tempos o utilitário é citado nas informações de bastidores envolvendo a picape, como uma forma de aproveitar a capacidade de produção da fábrica em General Pacheco (Argentina), principalmente agora que a Volkswagen desistiu de fazer a nova Amarok no mesmo complexo. Além disso, seria mais um SUV para a marca norte-americana, podendo ser posicionado acima do Bronco Sport na faixa de R$ 400 mil (como o Toyota SW4).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com