Pouco depois de lançar a Hilux 2022, agora é a vez do Toyota SW4 2022 iniciar as vendas. O lançamento já era esperado, pois o SUV baseado na picape já foi fotografado nas lojas pelo Brasil. E, como adiantado por Motor1.com, a fabricante encerrou a oferta do motor 2.7 flex, da mesma forma que a Hilux. Por outro lado, adicionou a versão Diamond, que volta à linha com um design diferente das outras versões e que custa nada menos que R$ 406.790.
A volta do Toyota SW4 Diamond havia sido confirmada pela própria empresa em 2019, quando lançou a reestilização do SUV no Brasil. Na época, executivos da marca deram pistas que o utilitário poderia apostar no design da versão Legender vendida na Ásia, ao invés de se apoiar apenas em equipamentos inéditos como no SW4 Diamond anterior. Muda a grade dianteira e o para-choque, fazendo com que fique com duas entradas de ar divididas por uma parte da carroceria, o que já dá outra cara para o utilitário.
Esta versão tem farois Full-LED e pintura em dois tons, com o teto sempre preto. As laterais mostram as rodas de 18” exclusivas com pneus 265/60. Por fim, a traseira tem um difusor novo e recebeu a abertura da tampa do porta-malas por gestos. Porém, o design é o mesmo das demais configurações, assim como do lado de dentro, que só recebeu uma nova combinação de cores, usando estofamento na cor bege.
Por este preço, o SW4 Diamond tem que trazer tudo o que é possível na linha do SUV. É equipado com central multimídia de 8”, sistema de som JBL com 10 alto-falantes e um subwoofer, ar-condicionado automático digital de duas zonas, carregador wireless para smartphones, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de mudança de faixa, controles de estabilidade e tração, monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, câmera de 360°, 7 airbags, assistência à frenagem de emergência e mais.
Alguns destes itens passam a ser usados pela SW4 SRX, que agora representa o resto da linha do SUV. Esta versão passa a ter ar-condicionado automático digital de duas zonas, câmera 360°, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, e detecção de pedestres e ciclistas.
A outra novidade é o que já esperávamos depois do lançamento da Hilux 2022: o fim do motor 2.7 flex para o SUV. A partir de agora, o SW4 só contará com o 2.8 turbodiesel de 204 cv e 50,9 kgfm e, ao contrário da picape, somente com a transmissão automática de 6 marchas e tração integral. Com isso, não existem mais utilitários com construção de carroceria sobre chassi no Brasil que ainda usem motores a gasolina ou etanol – tanto o Chevrolet Trailblazer quanto o Mitsubishi Pajero Sport só utilizam motorizações a diesel.
Sem a versão flex, o Toyota SW4 2022 passa a custar R$ 383.290 na versão SRX com 5 assentos. Quem quiser a terceira fileira de bancos terá que pagar R$ 389.790, uma diferença de R$ 6.500 apenas pelos assentos extras. Já a versão Diamond repetirá a estratégia que tinha antes do facelift, com um preço bem acima: R$ 406.790.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota SW4 acompanha Hilux e ganha versão híbrida; veja o que muda
Último Cadillac de Elvis Presley vai a leilão
Toyota Hilux e SW4 têm vendas suspensas por fraude em motores a diesel
O Batmóvel de "O Cavaleiro das Trevas" custa US$ 3 milhões
Toyota comemora 2 milhões de Hilux e SW4 produzidos na Argentina
Kia aprova visual ousado da nova picape Tasman
Teste: Toyota SW4 Diamond 2024 une luxo com funcionalidade