Prevista somente para o ano que vem na América Latina, a Ford Ranger 2024 segue sendo testada no Brasil, no processo de tropicalização da picape média. Desta vez, a nova geração da caminhonete foi avistada em Londrina (PR) pelo nosso leitor Washington Landgraf e, pelos pequenos detalhes que podemos notar, era um protótipo da versão XLT, uma das mais equipadas.
Esta unidade da Ford Ranger 2024 fotografada por Washington está com a mesma camuflagem que o protótipo flagrado em janeiro. Cobre toda a carroceria, usando ainda alguns panos pretos na parte frontal. Porém, esta cobertura é empurrada pela grade e já podemos ver o formato da barra lateral e o logo da Ford no meio, não deixando dúvida sobre a identidade da picape média. Ainda traz panos brancos que tem um buraco exatamente no formato dos faróis, embora ainda estejam cobertos pelos adesivos.
Galeria: Ford Ranger 2024 - Flagra no Brasil
Apenas duas partes da caminhonete estão à mostra. Na traseira, parte das lanternas verticais podem ser vistas, com uma linha em LED vermelha na parte superior. O formato do para-choue também é óbvio, com uma depressão na parte da placa e logo abaixo da porta da caçamba, criando um degrau para facilitar o acesso quando a caçamba estiver fechada. A lateral mostra um detalhe interessante, com as rodas novas da Ranger na versão XLT, mas sem os estribos laterais que estará nesta configuração no mercado global.
Apesar de já ter revelado as primeiras imagens e informações da Ranger, a Ford ainda faz segredo sobre muitos dos dados mais esperados. Por exemplo, disse que a nova geração da picape manterá os motores 2.0 diesel, nas versões de um ou dois turbos e um 3.0 V6 turbodiesel, mas sem revelar nenhum número como potência e torque deles. Dependendo do propulsor, pode ter uma transmissão automática de 6 marchas ou de 10 posições.
Documentos obtidos pelo site australiano CarAdvice haviam confirmado esta linha de motores para a Ranger, revelando também que o 2.0 biturbo terá 213 cv e 50,9 kgfm, o mesmo que está na Ranger Raptor atual, enquanto o 3.0 V6 diesel entregará 253 cv e 60,8 kgfm. Um tempo depois do lançamento virá a Ranger híbrida plug-in, utilizando um 2.3 turbo de 367 cv e 69,3 kgfm. Por fim, este mês conheceremos a nova Ranger Raptor e, segundo os últimos rumores, terá um 3.0 V6 biturbo a gasolina, enquanto a potência ficará por volta de 400 cv.
Dará um salto no pacote tecnológico. O seu interior foi desenhado pensando no uso das duas enormes telas para o painel de instrumentos e central multimídia. O display central, nas versões mais caras, será de 12 polegadas, enquanto as configurações mais baratas terão uma tela de 10,1 polegadas, também vertical. Já o cluster terá um display de tamanho não revelado e que será mantido até nas versões mais baratas.
Chamamos a picape de Ford Ranger 2024 por um bom motivo. A própria marca já anuncia a Ranger 2023 em seu site oficial como um lançamento futuro, porém será o modelo atual com mudanças na lista de equipamentos, como adiantado por Motor1.com. Uma das novidades será a adição da versão FX4, inédita no país e que traz um pacote visual aventureiro, incluindo até snorkel. A chegada desta versão aproveitará que a Maverick, a ser lançada em breve no país, também terá o pacote FX4.
Agora, se quer ver mesmo a nova geração por aqui, pode esperar sentado. A Ford já anunciou que prepara a fábrica em Santa Isabel (Argentina), onde investiu US$ 580 milhões para montar a caminhonete renovada por lá. Na ocasião, a fabricante disse que o início da produção acontecerá apenas em 2023. É possível que a marca até faça uma prévia, apresentando o veículo no final do ano, para fazer barulho e gerar expectativa, mas o lançamento comercial é só para 2023.