A Jeep tinha uma lacuna em sua oferta de SUVs de 7 lugares, oferecendo esta possibilidade somente em modelos bem mais caros, como o Grand Cherokee. Isto mudou com a chegada de carros como o Grand Commander chinês em 2018 e, mais recentemente, com o Commander nacional. Agora prepara-se para entrar no mercado indiano com o Meridian, praticamente o Commander feito no Brasil com algumas mudanças no design e uma motorização nova.

Com a estreia confirmada para este ano, o Jeep Meridian teve seu nome confirmado oficialmente pela fabricante, junto com o primeiro teaser. O vídeo acima, que mostra o SUV ainda camuflado enquanto os executivos explicam o conceito por trás do veículo e seu nome.

Apesar de estar bem camuflado, o Meridian já mostra algumas diferenças em comparação ao Commander. O mais óbvio está nos faróis, usando a iluminação diurna em LED integrada na parte superior, ao invés de colocá-la no para-choque como no modelo brasileiro. Isto já permitirá que a Jeep utiliza um para-choque diferente, algo evidenciado pelas luzes de neblina posicionadas mais acima. A entrada de ar interior parece ser a mesma das versões diesel no Brasil.

Os outros ângulos aparecem bem rapidamente e não parece ter mudado nada em comparação com o Commander. As lanternas altas e finas têm o mesmo formato, assim como os painéis da carroceria e os espelhos laterais. A Jeep ainda não fala sobre como o Meridian será diferente do Commander e, na verdade, nem mesmo lembra da existência do modelo vendido no Brasil. Só devemos ter mais detalhes nos próximos meses.

Ao invés de usar o nome Commander, a Jeep decidiu batizar o carro como Meridian, uma referência ao meridiano 77 E, o 77º à leste de Greenwich e que atravessa todo o território indiano. Durante a fase de desenvolvimento, a Jeep levou os protótipos em uma jornada entre Caxemira e Cabo Comorim, o que dá quase 3.500 quilômetros e cujo caminho percorre o meridiano citado acima.

Informações de bastidores na Índia sugerem que o Meridian terá uma motorização exclusiva para o país, com o 2.0 turbodiesel do Commander, porém com 200 cv e um sistema híbrido-leve. Isto seria feito para conseguir atender às demandas de controle de emissões no país. A força é transmitida para qas quatro rodas por um câmbio automático de 9 marchas.

Jeep Commander Overland 2022
Jeep Commander 2022 - Teasers

Outro rumor fala que o SUV será vendido em duas versões, com 6 ou 7 assentos. As configurações mais caras terão bancos dianteiros ventilados, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas, carregador wireless para smartphones, teto solar panorâmico e outros itens.

A apresentação acontecerá na metade do ano, quando as vendas do Jeep Meridian serão iniciadas na Índia.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com