[ATUALIZAÇÃO]: A Jeep informa que acelerou o processo e já reiniciou as vendas do Commander, dois dias antes do previsto. O SUV de 7 lugares já pode ser encomendado em todas as concessionárias do país, embora a fila de espera continue com os prazos revelados anteriormente. O texto original segue abaixo:

Mesmo com os preços cada vez mais altos, o Jeep Commander segue fazendo sucesso, a ponto de ter uma fila de espera tão grande que a fabricante suspendeu novos pedidos até o dia 3 de fevereiro. O site oficial já coloca um destaque no configurador sobre a suspensão dos pedidos e, em nota, a Jeep afirma que pretende retomar as vendas no início do mês.

Esta decisão foi tomada pela alta procura pelo Jeep Commander e também pela escassez de semicondutores e outros componentes, o que já obriga a Stellantis a pensar bem em quais carros produzir neste período. Temos que lembrar que a empresa ainda tem que lidar com a procura pelas Fiat Toro (reestilizada recentemente) e Strada (que ganhou uma nova geração em 2020), além do Compass renovado. Ainda prepara o lançamento do Renegade com o motor 1.3 turbo para o dia 10 de fevereiro.

“A suspensão de pedidos do Commander vai até 3 de fevereiro de 2022. O sucesso de vendas do modelo, o mais sofisticado da marca já produzido no país, foi muito acima do esperado. Prezando pelo respeito e satisfação de seus clientes, a Jeep definiu essa interrupção temporária da comercialização do modelo com o intuito de adequar o fluxo da cadeia de fornecimento, assegurando que os prazos prometidos serão efetivamente cumpridos.

Lançado no final de agosto, o Commander atingiu a liderança do segmento de D-SUVs já em dezembro, com mais de 70% de vantagem para o segundo colocado. Dessa forma, os prazos de entrega atualmente são, em média, de quatro a sete meses (a depender da versão). Vale dizer que essa suspensão com prazo determinado não reflete em diminuição dos volumes já programados de produção, que seguem confirmados, conforme programação inicial. Assim, os clientes com pedidos anteriores a esse período serão atendidos de acordo com os prazos já prometidos no momento da aquisição do veículo.”

Atualmente com preços entre R$ 212.990 e R$ 301.490, o SUV de 7 lugares tem tido um bom desempenho nas vendas. Nos dois últimos meses de 2021, emplacou 3.715 unidades, sendo que 2.185 foram apenas em dezembro, resultado que o deixou acima do Caoa Chery Tiggo 8 (1.272) naquele mês – porém, bem abaixo no acumulado, já que o SUV chinês contabilizou 10.462 veículos emplacados no ano.

Jeep Commander Overland 2.0TD 2022
Jeep Commander Overland 2.0TD 2022
Jeep Commander 2022 - Brasil

A situação segue boa para o Commander neste ano. Pelas parciais de vendas de janeiro, tudo indica que o utilitário fechará o mês com 1.355 unidades, sendo o 27º no ranking geral e 12º SUV mais emplacado. Já o Caoa Chery Tiggo 8 está com 642 unidades, menos da metade. Antigo líder entre os SUVs de 7 lugares, o Toyota SW4 perderá a 1ª posição, pois teve 848 unidades emplacadas.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com