Eis um dos lançamentos mais importantes do ano: Jeep Commander 2022! O inédito SUV de 7 lugares chega para compor a gama de utilitários da marca no Brasil, sendo o terceiro modelo produzido no país depois do Renegade e Compass, que começaram a ser vendidos por aqui em 2015 e 2016. E agora seis anos depois do primeiro Jeep made in Brazil, eis o novo Commander que será vendido em duas versões: Limited e Overland.

O novo Jeep Commander 2022 foi desenvolvido desde o início no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, em parceria com o Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, onde será produzido ao lado do Renegade, Compass e Fiat Toro. Ele será vendido em duas versões (Limited e Overland) com duas opções de motor cada: 1.3 turboflex T270 e 2.0 turbodiesel TD380. Seja qual for a versão escolhida, todas estão em pré-venda a partir de agora. O SUV estará nas lojas somente a partir de 7 de outubro. 

Galeria: Jeep Commander 2022 - Brasil

Ele é construído com base na plataforma global Small Wide e traz carroceria composta por 80% de aço de alta resistência e ultra-resistência, o que em outras palavras quer dizer que ele tem um elevado padrão de segurança, com os materiais sendo usados principalmente na região da cabine e porção frontal. E isso refletiu na diferença de peso até pequena comparada ao Compass, já que o Commander tem 1.685 kg (Limited T270) contra 1.589 kg do irmão menor (versão S), apenas 96 kg a mais.

Único SUV do segmento D (de porte grande) produzido no país de acordo com a Jeep, o Commander chama a atenção pelo porte. Para se ter ideia, ele tem 4.769 mm de comprimento, 1.859 mm de largura e 1.682 mm de altura, enquanto sua distância entre-eixos fica em longos 2.794 mm.

Jeep Commander Limited Flex 2022
Jeep Commander Limited Flex 2022
Jeep Commander Limited Flex 2022

Com isso, em relação ao Compass o Commander é 365 milímetros mais comprido, 40 mm mais largo e 54 mm mais alto, com o entre-eixos trazendo uma diferença abissal de 158 mm, o que em uma análise de ficha técnica dá para apostar que o espaço interno é bem mais amplo. Na versão diesel, ele é um pouco mais alto (altura de 1.702 mm) e também fica mais longe do chão (212 mm x 209 mm da flex).

Já o volume de porta-malas do SUV grande da Jeep é de 661 litros com os 5 assentos, 233 litros com os 7 bancos em uso ou 1.760 litros quando os assentos da 2ª e 3 fileiras estão totalmente rebatidos. Para efeito de comparação, o Compass, que tem espaço para 5 passageiros, tem um porta-malas com capacidade para 476 litros (o Commander leva 185 litros a mais na configuração para 5 ocupantes).

Jeep Commander Overland 4x4 2022
Jeep Commander Overland 4x4 2022
Jeep Commander Overland 4x4 2022

Estilo além do Compass

Visualmente quem olhar para o novo Commander até vai se lembrar um pouco do Compass, mas isso mais por culpa da grade dianteira com suas sete barras verticais (identidade clássica da Jeep) e faróis afilados. No geral, o inédito SUV de 7 lugares traz estilo mais autoral, com destaque para a faixa preta na grade frontal que se integra aos faróis full-LED, no qual a marca chama de Jeep Performance LED, caracterizada por luzes de seta de direção com indicação dinâmica (em vez de piscar, as luzes se “movimentam” do centro para a lateral).

As luzes diurnas de LED ficam posicionadas em uma barra horizontam acima dos faróis de neblina, enquanto que a entrada de ar inferior traz acabamento com diversos retângulos, região onde fica os sensores e radares dos sistemas de condução semi-autônoma. Visto de lateral, o utilitário tem como destaque as caixas de rodas de formato mais quadrado, que são pintadas na cor da carroceria na versão topo de linha Overland e em plástico preto na de base Limited. As rodas na versão mais completa são de 19 polegadas e têm desenho que lembra bastante o conjunto usado no emblemático Grand Cherokee Limited de 1998.

Jeep Commander Overland 4x4 2022
Jeep Commander Overland 4x4 2022
Jeep Commander Overland 4x4 2022

Visto de lado, o Commander traz claras referências ao Grand Cherokee L. Ele traz o efeito de "teto flutuante" (recurso cada vez mais comum na indústria) com opção de pintura em preto, que exibe ainda um friso cromado na parte superior das janelas e termina na parte traseira do SUV.

Já olhando de traseira o SUV da Jeep se distancia ainda mais do Compass com suas lanternas horizontais afiladas em LED “coladas” no vidro traseiro (design lembra o Grand Cherokee e Grand Wagoneer), com a parte superior trazendo uma linha contínua de LED, enquanto que na seção abaixo há quatro nichos separados de iluminação. O visual é arrematado por uma moldura cromada que se estende por toda a traseira e integra os dois lados, bem como pelos vincos que saem das laterais em direção a tampa traseira e a régua cromada na parte inferior do para-choque que interliga dois refletores.

Cabine de alto padrão

É na cabine que o Commander tentará conquistar sua clientela e quem sabe fazer os donos de Compass avançar para o próximo nível. Isso porque a versão Overland combina acabamento em couro preto e suede marrom (preto na Limited) nos bancos, nos painéis das portas e painel. Ou seja, praticamente todo o interior tem superfícies macias ao toque, com pouco plástico à vista. Os bancos também têm couro marrom e detalhes em suede bordado no encosto e nas laterais (fora a costura central com formato de xadrez, que dá bastante requinte), vindo com costuras em tom de bronze – que aparece também por toda a cabine.

A cor bronze também estará presente no painel e na borda do console central, que por sua vez traz no descansa braço revestimento em couro com a inscrição Jeep 1941, uma referência ao ano de lançamento do Willys MB. O painel de instrumentos é 100% digital com tela de 10,25 polegadas, enquanto a central multimídia tem tela de 10,1” e suporte para espelhamento de smartphones via Android Auto e Apple CarPlay sem o uso de cabos.

Jeep Commander Overland 4x4 2022
Jeep Commander Overland 4x4 2022
Jeep Commander Overland 4x4 2022
Jeep Commander Overland 4x4 2022

O Commander também promete receber bem os passageiros das 2ª e 3ª fileiras, já que os bancos têm a mesma costura central no formato xadrez e com costura na tonalidade bronze na versão Overland. Na 2ª fileira os ocupantes têm à disposição saídas de ar condicionado dedicadas e portas USB – cada vez mais necessárias nesses tempos de smartphones, tablets, entre outros equipamentos eletrônicos. Tão essenciais nos dias de hoje que as portas USB também marcam presença na 3ª fileira.

Entre os equipamentos de série disponível para todas as versões, destaque para o controlador de velocidade adaptativo, sistema de frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, assistente de manutenção em faixa, reconhecimento de placas de trânsito, detector de fadiga, farol alto automático e banco do motorista com regulagem elétrica.

Soma ainda 7 airbags, porta-malas com abertura elétrica, carregador de celular sem fio e a plataforma Adventure Intelligence, que permite o uso de um aplicativo no smartphone para travar e destravar o carro, ligar o motor, rastrear o carro, entre outros recursos. Já teto solar elétrico panorâmico, rodas de liga-leve de 19 polegadas, plataforma Adventure Intelligence com a assistente virtual Alexa (integrada ao multimídia do SUV, uma das novidades do Commander), banco do passageiro com ajustes elétricos e sistema de som Harman Kardon com 9 alto-falantes e 1 subwoofer com 450 watts de potência são itens da versão Overland.

Motor 2.0 turbodiesel tem mais torque

Como previsto, o novo Commander 2022 traz como opção o motor 1.3 turboflex T270 que estreou no Compass neste ano. Esse conjunto rende até 185 cv a 5.750 rpm e 27,5 kgfm de torque a 1.750 rpm, neste caso sempre enviando sua força para as rodas dianteiras e equipado com câmbio automático de 6 marchas. O único recurso para auxiliar em uma estrada de terra com situações de baixa aderência é o controle de tração com função TC+.

Já quem vai cair com mais frequência em trajetos fora de estrada, o Commander com motor 2.0 turbodiesel certamente será o mais indicado. E apesar de não vir mais potente como havia sido especulado, assim mantendo seus 170 cv a 3.750 rpm, a Jeep acabou recalibrando o motor importado da Itália para ficar mais “torcudo” e passar dos 35,7 kgfm de torque a 1.750 rpm para 38,7 kgfm (3 kgfm a mais). Uma boa notícia, pois o Commander tem uns quilos extras em relação ao seu irmão menor. Por isso também o sobrenome TD380 nas versões diesel, que faz menção ao torque de 380 em Newton-metro.

Assim como outros modelos do grupo Stellantis equipados com este propulsor diesel, o SUV tem transmissão automática de 9 marchas e tração 4x4, com seletor de modos de condução que inclui um modo que usa a 1ª marcha como “reduzida”. Para melhor desempenho no off-road, todos Commander diesel tem também seletor de modo de terreno e controle de descida.

Pré-venda vai até 7 de outubro

A Jeep iniciou a pré-venda de um lote inicial de 500 unidades do novo Commander hoje, às 10h. Quem quiser arrematar o SUV de forma antecipada terá que pagar R$ 5 mil para fazer a encomenda, que pode ser feita em um site dedicado ou nas concessionárias da marca no Brasil. Feito o pagamento do sinal, o cliente receberá um e-mail confirmando o pedido e, caso tenha feito a compra na pré-venda via internet, será orientado a se deslocar até uma loja para concluir a compra.

As unidades adquiridas em pré-venda trarão um kit de boas-vindas para o seu proprietário. Ele será composto por uma mala de viagem de couro com o logotipo e o nome do modelo, além de uma necessaire com produtos de higiene da Jeep. Outra bonificação é para quem comprar o SUV até o final da pré-venda (dia 7 de outubro): todos os compradores vão ter as três primeiras revisões gratuitas. Para quem fizer a aquisição como pessoa física, no varejo, a Jeep pagará o valor da tabela FIPE em Renegade ou Compass de segunda mão usados como entrada.

A Jeep espera que o mix de vendas fique entre 50% para as versões flex e 50% para diesel, sendo 20% concentradas nas versões Limited e 30% para as configurações Overland, isso para cada motorização. Como principais concorrentes, o Jeep Commander 2022 tem o VW Tiguan Allspace R-Line (R$ 236.090), Caoa Chery Tiggo 8 (R$ 185.990) e Mitsubishi Outlander (vai de R$ 208.990 a R$ 283.990), todos também SUVs de 7 lugares. 

Abaixo, veja as versões e preços do novo Jeep Commander 2022:

Jeep Commander Limited 1.3T 2022

Commander Limited T270 1.3 turboflex AT6 (R$ 199.990): Vem equipada com faróis full-LED, painel de instrumentos 100% digital de 10,25”, central multimídia com tela de 10,1”, bancos em couro e suede preto, 7 airbags, porta-malas com abertura elétrica e rodas de liga-leve de 18 polegadas. Tem ainda controlador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, leitor de placas de trânsito, detector de fadiga, assistente de manutenção em faixa, alerta de ponto cego, farol-alto automático, carregador de celular sem fio, espelhamento de smartphones sem cabos, controle de tração TC+ e sistema Adventure Intelligence.

Jeep Commander Overland 1.3T 2022

Commander Overland T270 1.3 turboflex AT6 (R$ 219.990): itens da Limited T270 e rodas de 19 polegadas, bancos de couro e suede marrom, banco do passageiro elétrico, teto solar panorâmico, chave presencial para acesso e partida, sistema de som Harman Kardon com 9 alto-falantes+subwoofer com 450w, molduras inferiores e de para-lamas na cor da carroceria, tomada 127v e sistema Adventure Intelligence com Alexa.

Jeep Commander Limited 2.0TD 2022

Commander Limited TD380 2.0 diesel AT9 (R$ 259.990): tudo da Limited T270 flex mais tração 4x4 com modo de reduzida, seletor de modo de terreno e controle de descida.

Jeep Commander Overland 2.0TD 2022

Commander Overland TD380 2.0 diesel AT9 (R$ 279.990): soma equipamentos da Overland T270 mais tração 4x4 com modo de reduzida, seletor de modo de terreno, controle de descida e Jeep Offroad pages.

  Jeep Commander 1.3T Jeep Commander 2.0TD
MOTOR

dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.332 cm3, comando único com variador para escape e MultiAir na admissão, injeção direta, turbo, flex

dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.956 cm3, duplo comando, injeção direta, turbo, diesel
POTÊNCIA/TORQUE 180/185 cv @ 5.750 rpm/ 27,5 kgfm @ 1.750 rpm

170 cv @ 3.750 rpm / 38,7 kgfm @ 1.750 rpm

TRANSMISSÃO automático de 6 marchas; tração dianteira automático de 9 marchas, tração integral automaticamente variável
SUSPENSÃO McPherson na dianteira e traseira McPherson na dianteira e traseira
RODAS E PNEUS  rodas de liga-leve de 18" com pneus 235/55 R18 (Limited); rodas de liga-leve de 19" com pneus 235/50 R19 (Overland) rodas de liga-leve de 18" com pneus 235/55 R18 (Limited); rodas de liga-leve de 19" com pneus 235/50 R19 (Overland)
FREIOS discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
PESO 1.715 kg em ordem de marcha 1.908 kg em ordem de marcha
DIMENSÕES comprimento 4.769 mm, largura 1.859 mm, altura 1.680 mm, entre-eixos 2.794 mm comprimento 4.769 mm, largura 1.859 mm, altura 1.700 mm, entre-eixos 2.794 mm
FORA-DE-ESTRADA entrada: 20,1º; saída: 22,2º; rampa: 21,1º; altura do solo: 208 mm entrada: 25,4º; saída: 23,6º; rampa: 21,6º; altura do solo: 214 mm
CAPACIDADES tanque 61 litros; porta-malas de 233 a 661 litros tanque 61 litros; porta-malas de 233 a 661 litros
PREÇO R$ 199.990 (Limited) e R$ 219.990 (Overland) R$ 259.990 (Limited) e R$ 279.990 (Overland)

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com