Em mês tradicionalmente mais fraco para as vendas diretas, a participação da modalidade na composição dos 116.601 automóveis e comerciais leves emplacados em janeiro foi de 42,82%, quase cinco pontos percentuais a menos do que em dezembro. A Fiat (19,60%) liderou pelo 17º mês seguido, desta vez acompanhada no pódio pela Jeep (16,49%) e pela Volkswagen (11,73%).
No ranking de automóveis, as duas primeiras posições ficaram com a Jeep, com o Renegade à frente do Compass por menos de 100 unidades (3.622 x 3.549) e ambos com menos de 30% de seus registros no varejo. No caso do Renegade, são as unidades remanescentes da linha 2021, ainda com motores 1.8 E.torQ flex e o 2.0 turbodiesel. A Stellantis fará o lançamento da linha 2022 no dia 10 de fevereiro, mudando o visual do SUV e colocando o 1.3 turboflex como a única opção.
O Hyundai HB20, com 2.164 unidades, completou o pódio. Surpresa do mês, o Citroën C4 Cactus (2.087) conquistou uma expressiva 4ª posição graças aos mais de 90% de seus emplacamentos, ficando à frente do Chevrolet Onix (2.057). A situação do C4 Cactus é curiosa, pois atualmente é o único carro da empresa nas concessionárias, o que mudará nos próximos meses com a chegada do novo C3.
Líder nos dois últimos meses, o VW Gol (1.736) por pouco não perdeu o 6º lugar para o Peugeot 208 (1.695). A marca francesa ainda emplacou o 2008 (1.584) na 8ª posição. Praticamente em empate técnico, VW T-Cross (1.160) e Hyundai HB20S (1.140) – líder entre os sedãs – completaram o pelotão de cima. Com 1.060 unidades, o Jeep Commander ficou muito perto de seu 1º top 10.
Chamou atenção a 16ª posição do Caoa Chery Tiggo 3X (637) com quase 2/3 de seus registros através de vendas diretas. Entre os cinquenta primeiros, apenas três modelos atingiram a marca dos 100%: os Volvo XC40 (219) e XC60 (198) e o Subaru XV (74). 43º, o Hyundai Creta (138), nº 1 no varejo, foi o menos dependente da modalidade.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | JAN.22 (A) |
1º | JEEP RENEGADE | 3.622 | 72,45% | 4.999 |
2º | JEEP COMPASS | 3.549 | 72,35% | 4.905 |
3º | HYUNDAI HB20 | 2.164 | 38,41% | 5.634 |
4º | CITROËN C4 CACTUS | 2.087 | 91,41% | 2.283 |
5º | CHEVROLET ONIX | 2.057 | 39,52% | 5.205 |
6º | VW GOL | 1.736 | 50,54% | 3.435 |
7º | PEUGEOT 208 | 1.695 | 85,22% | 1.989 |
8º | PEUGEOT 2008 | 1.584 | 97,12% | 1.631 |
9º | VW T-CROSS | 1.160 | 30,84% | 3.761 |
10º | HYUNDAI HB20S | 1.140 | 47,68% | 2.391 |
11º | JEEP COMMANDER | 1.060 | 73,76% | 1.437 |
12º | FIAT CRONOS | 873 | 50,40% | 1.732 |
13º | CHEVROLET ONIX PLUS | 861 | 25,09% | 3.431 |
14º | RENAULT KWID | 782 | 24,59% | 3.180 |
15º | CHEVROLET TRACKER | 662 | 27,86% | 2.376 |
16º | CAOA CHERY TIGGO 3X | 637 | 62,27% | 1.023 |
17º | TOYOTA COROLLA | 624 | 29,13% | 2.142 |
18º | RENAULT DUSTER | 594 | 41,11% | 1.445 |
19º | RENAULT LOGAN | 577 | 95,06% | 607 |
20º | FIAT UNO | 559 | 89,87% | 622 |
21º | VW VIRTUS | 507 | 82,84% | 612 |
22º | RENAULT SANDERO | 452 | 74,46% | 607 |
23º | TOYOTA COROLLA CROSS | 384 | 15,50% | 2.478 |
24º | CHEVROLET SPIN | 378 | 73,68% | 513 |
25º | FIAT ARGO | 335 | 12,52% | 2.676 |
26º | VW VOYAGE | 331 | 69,10% | 479 |
27º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 313 | 90,20% | 347 |
28º | VW NIVUS | 310 | 22,40% | 1.384 |
29º | NISSAN KICKS | 309 | 18,37% | 1.682 |
30º | TOYOTA YARIS SEDAN | 302 | 50,93% | 593 |
31º | FIAT SIENA | 287 | 43,09% | 666 |
32º | TOYOTA YARIS HATCH | 284 | 29,74% | 955 |
33º | FIAT MOBI | 259 | 10,25% | 2.528 |
34º | RENAULT CAPTUR | 253 | 44,62% | 567 |
35º | HONDA CITY | 251 | 24,83% | 1.011 |
36º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 241 | 35,97% | 670 |
37º | VOLVO XC40 | 219 | 100,00% | 219 |
38º | VOLVO XC60 | 198 | 100,00% | 198 |
39º | HYUNDAI TUCSON | 181 | 82,27% | 220 |
40º | FIAT PULSE | 169 | 5,29% | 3.192 |
41º | AUDI Q5 | 153 | 92,17% | 166 |
42º | VW TAOS | 140 | 14,80% | 946 |
43º | HYUNDAI CRETA | 138 | 3,31% | 4.175 |
44º | CAOA CHERY ARRIZO 6 | 132 | 48,89% | 270 |
45º | VW POLO | 112 | 44,27% | 253 |
46º | NISSAN VERSA | 94 | 11,81% | 796 |
47º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 92 | 15,38% | 598 |
48º | SUBARU XV | 76 | 100,00% | 76 |
49º | FORD TERRITORY | 74 | 62,18% | 119 |
50º | HONDA HR-V | 74 | 4,13% | 1.792 |
Campeã geral da modalidade, a Fiat Strada (4.551) emplacou cerca de três vezes mais do que a Fiat Toro (1.428). Destaque de janeiro, a Renault Duster Oroch (1.263) completou o pódio com quase 90% de seus emplacamentos, mesmo que a reestilização esteja prevista para este ano. Apenas a Ram 1500 (3) e a Chevrolet Montana (2) não tiveram nenhum registro no varejo - a Montana já teve sua produção encerrada e terá uma nova geração, crescendo para enfrentar a Fiat Toro.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | JAN.22 (A) |
1º | FIAT STRADA | 4.551 | 67,76% | 6.716 |
2º | FIAT TORO | 1.428 | 43,36% | 3.293 |
3º | RENAULT DUSTER OROCH | 1.263 | 87,28% | 1.447 |
4º | VW SAVEIRO | 1.131 | 95,85% | 1.180 |
5º | FIAT FIORINO | 885 | 65,90% | 1.343 |
6º | TOYOTA HILUX | 871 | 29,91% | 2.912 |
7º | FORD RANGER | 634 | 51,92% | 1.221 |
8º | CHEVROLET S10 | 587 | 79,43% | 739 |
9º | NISSAN FRONTIER | 528 | 55,58% | 950 |
10º | VW AMAROK | 421 | 44,13% | 954 |
11º | RENAULT MASTER | 377 | 60,51% | 623 |
12º | FIAT DUCATO | 364 | 80,53% | 452 |
13º | MITSUBISHI L200 | 334 | 40,44% | 826 |
14º | RAM 2500 | 250 | 99,21% | 252 |
15º | PEUGEOT EXPERT | 214 | 53,77% | 398 |
16º | CITROËN JUMPY | 46 | 23,23% | 198 |
17º | VW / MAN EXPRESS | 43 | 25,00% | 172 |
18º | PEUGEOT PARTNER | 25 | 64,10% | 39 |
19º | IVECO DAILY 35-150 | 24 | 16,11% | 149 |
20º | HYUNDAI HR | 22 | 19,64% | 112 |
21º | FIAT DOBLÒ | 10 | 90,91% | 11 |
22º | IVECO DAILY 30-130 | 7 | 11,11% | 63 |
23º | RAM 1500 | 3 | 100,00% | 3 |
24º | CHEVROLET MONTANA | 2 | 100,00% | 2 |
25º | CITROËN JUMPER | 1 | 16,67% | 6 |
26º | PEUGEOT BOXER | 1 | 7,69% | 13 |
Fonte: Fenabrave