O mercado argentino iniciou 2022 em baixa. De acordo com a Acara, entidade que representa as concessionárias no país, foram vendidos 41.119 veículos novos em janeiro, 13,4% a menos do que em 2021 – este foi o 5º mês seguido com resultados negativos. Na comparação com o péssimo mês de dezembro (16.155), no entanto, houve uma evolução superior a 150%.
Interrompendo uma liderança da Toyota (7.661) que já durava oito meses, a Fiat (8.138) começou o ano à frente graças a um crescimento de pouco mais de 14%. Segundo o Motor1 Argentina, a marca italiana não comandava o ranking há pelo menos 23 anos, desde a época do Duna – nome local do Prêmio. Com maior crescimento (+44%), a Peugeot (5.305) completou o pódio. Sétima, a Ford (2.498) teve a maior baixa (-47%).
POS. |
MARCA |
JAN.22 |
% MERCADO 2022 |
JAN.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT |
8.138 |
19,8% |
7.119 |
15,0% |
14,3% |
2º |
TOYOTA |
7.661 |
18,6% |
9.580 |
20,2% |
-20,0% |
3º |
PEUGEOT |
5.305 |
12,9% |
3.683 |
7,8% |
44,0% |
4º |
RENAULT |
3.922 |
9,5% |
5.543 |
11,7% |
-29,2% |
5º |
VOLKSWAGEN |
3.661 |
8,9% |
6.655 |
14,0% |
-45,0% |
6º |
CHEVROLET |
2.812 |
6,8% |
3.905 |
8,2% |
-28,0% |
7º |
FORD |
2.498 |
6,1% |
4.728 |
10,0% |
-47,2% |
8º |
CITROËN |
2.043 |
5,0% |
1.593 |
3,4% |
28,2% |
9º |
NISSAN |
1.838 |
4,5% |
1.581 |
3,3% |
16,3% |
10º |
JEEP |
1.361 |
3,3% |
1.122 |
2,4% |
21,3% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
41.119 |
100,0% |
47.500 |
100,0% |
-13,4% |
Responsável por quase 15% de todo o mercado e por praticamente ¾ das vendas da Fiat, o Cronos (6.076) liderou pela 11ª vez nos últimos 13 meses – as exceções foram em novembro e dezembro, quando a Toyota Hilux (2.351), agora 3ª, foi a nº 1. Este resultado, aliás, é o novo recorde de vendas do carro-chefe da marca italiana por lá.
Em alta superior a 40%, o Peugeot 208 (3.216) garantiu a vice-liderança. Atrás da VW Amarok (2.090) e do Toyota Etios (1.769), o Chevrolet Cruze (1.476) conquistou um surpreendente 6º lugar, com boa vantagem em relação ao rival Toyota Corolla (1.016), 12º. Mostrando a força de modelos comerciais em nosso vizinho, o Renault Kangoo (1.253) foi o 7º.
Entre os SUVs e crossovers, o Jeep Renegade (1.057) começou à frente, mas com vantagem bastante reduzida em relação ao Toyota Corolla Cross (1.023). Com aposentadoria confirmada por lá, o VW Gol (528) perdeu quase 2/3 dos compradores de 2021, mas ainda conseguiu ficar à frente de um Fiat Argo (497) que voltou a figurar no top 30.
POS. |
MODELO |
JAN.22 |
% MERCADO 2022 |
JAN.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT CRONOS |
6.076 |
14,8% |
5.245 |
11,0% |
15,8% |
2º |
PEUGEOT 208 |
3.216 |
7,8% |
2.259 |
4,8% |
42,4% |
3º |
TOYOTA HILUX |
2.351 |
5,7% |
3.506 |
7,4% |
-32,9% |
4º |
VW AMAROK |
2.090 |
5,1% |
2.172 |
4,6% |
-3,8% |
5º |
TOYOTA ETIOS |
1.769 |
4,3% |
1.614 |
3,4% |
9,6% |
6º |
CHEVROLET CRUZE |
1.476 |
3,6% |
1.056 |
2,2% |
39,8% |
7º |
RENAULT KANGOO |
1.253 |
3,0% |
883 |
1,9% |
41,9% |
8º |
FORD RANGER |
1.137 |
2,8% |
1.850 |
3,9% |
-38,5% |
9º |
JEEP RENEGADE |
1.057 |
2,6% |
767 |
1,6% |
37,8% |
10º |
RENAULT SANDERO |
1.033 |
2,5% |
997 |
2,1% |
3,6% |
11º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
1.023 |
2,5% |
0 |
0,0% |
- |
12º |
TOYOTA COROLLA |
1.016 |
2,5% |
1.702 |
3,6% |
-40,3% |
13º |
TOYOTA YARIS |
910 |
2,2% |
1.657 |
3,5% |
-45,1% |
14º |
CITROËN C4 CACTUS |
893 |
2,2% |
743 |
1,6% |
20,2% |
15º |
CITROËN BERLINGO |
758 |
1,8% |
182 |
0,4% |
316,5% |
16º |
PEUGEOT PARTNER |
709 |
1,7% |
491 |
1,0% |
44,4% |
17º |
VW TAOS |
674 |
1,6% |
0 |
0,0% |
- |
18º |
NISSAN KICKS |
663 |
1,6% |
649 |
1,4% |
2,2% |
19º |
NISSAN FRONTIER |
594 |
1,4% |
583 |
1,2% |
1,9% |
20º |
CHEVROLET ONIX |
556 |
1,4% |
1.492 |
3,1% |
-62,7% |
21º |
FIAT MOBI |
546 |
1,3% |
282 |
0,6% |
93,6% |
22º |
VW GOL |
528 |
1,3% |
1.476 |
3,1% |
-64,2% |
23º |
FIAT ARGO |
497 |
1,2% |
300 |
0,6% |
65,7% |
24º |
PEUGEOT 2008 |
480 |
1,2% |
451 |
0,9% |
6,4% |
25º |
FIAT TORO |
479 |
1,2% |
641 |
1,3% |
-25,3% |
26º |
PEUGEOT 308 |
478 |
1,2% |
324 |
0,7% |
47,5% |
27º |
FIAT STRADA |
470 |
1,1% |
375 |
0,8% |
25,3% |
28º |
TOYOTA SW4 |
466 |
1,1% |
1.078 |
2,3% |
-56,8% |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
453 |
1,1% |
390 |
0,8% |
16,2% |
30º |
RENAULT LOGAN |
445 |
1,1% |
587 |
1,2% |
-24,2% |
Fontes: Motor1 Argentina / Acara
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Crise na Nissan deve levar à renúncia de chefe financeiro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Equinox não é o 1º SUV família da Chevrolet; veja a história
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
BYD mostra fábrica no Brasil e confirma híbrido flex nacional
Calmon: Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme