A Ford já apresentou oficialmente a nova geração da Ranger, então é o momento certo para a Volkswagen começar a campanha de divulgação da nova Amarok – as duas picapes compartilharão plataforma e, segundo rumores, até alguns motores. A fabricante alemã mostra novas imagens de sua picape média, e ainda revela algo importante para o Brasil: a geração anterior seguirá em produção na Argentina para abastecer toda a América do Sul.
No anúncio feito nesta manhã de quarta-feira (8), a Volkswagen deixou claro que fará a nova geração da Amarok na África do Sul, usando a mesma fábrica onde a Ford monta a Ranger para o mercado europeu. A apresentação acontecerá em 2022 e começará a ser vendida na Europa já no 2º semestre do ano que vem. Disse também que “esta picape premium foi manufaturada em Hannover (Alemanha) e continuará a ser manufaturada em Pacheco (Argentina)”, confirmando os rumores de que a linha de montage argentina seguiria fazendo a 1ª geração da picape média.
Todas as imagens divulgadas mostram apenas esboços de como será a nova Amarok, mas é o suficiente para notar muitos detalhes. A imagem do exterior tem a picape passando por um trecho com água, escondendo o para-choque e parte da grade. Ainda assim, podemos notar que a frente já foi atualizada em relação ao primeiro esboço revelado há um tempo, usando uma grade que lembra a do Taos, mas sem a ilunimação. Os faróis também estão com um desenho mais real, usando um contorno em LED como DRL.
O desenho do interior é o que mais chama a atenção. A Volkswagen fez alterações para não deixá-la idêntica à Ranger, como os botões diferentes para ar-condicionado, as linhas diferentes no painel em frente ao banco do passageiro e também no encosto de braço da porta – e, é claro, colocou o volante usado por todos os seus modelos atuais. As únicas semelhanças com o modelo da Ford são a central multimídia na vertical e o formato das saídas do ar-condicionado. A fabricante havia prometido que a Amarok seria mais do que "uma Ranger com o logotipo trocado".
Como a apresentação acontecerá somente em 2022, não foram divulgados detalhes sobre a mecânica ou mesmo o tamanho da nova Amarok. As informações que circulam nos bastidores falam sobre compartilhar os motores com a Ranger, o que significa que teria o 2.0 turbodiesel, nas versões com um ou dois turbos, e o 3.0 V6 turbodiesel, todos desenvolvidos pela Ford. Há rumores sobre uma possível “Amarok R” esportiva com um V6 a gasolina, mas nda foi confirmado até agora.
A produção da nova Volkswagen Amarok na África do Sul significa que as chances dela chegar ao Brasil são pequenas por conta dos impostos. A marca até considerou fazê-la na Argentina, mas uma decisão da divisão da empresa no país levou ao cancelamento dos planos. Agora que sabemos que a Amarok atual seguirá em produção, a geração seguinte só poderia desembarcar por aqui caso a Volkswagen aposte na importação da versão mais cara e equipada (ou até da Amarok R, caso vire realidade).