Terceiro sedã compacto mais emplacado no Brasil e vice-líder nas vendas na Argentina em 2021, o Fiat Cronos perdeu sua única versão automática no final do ano passado, pois o motor 1.8 já não atenderia as novas normas do Proconve em 2022. Mas a Fiat não vai deixar o sedã derivado de escanteio, pois já está no forno o novo Cronos 1.3 CVT, nova opção automática do modelo três-volumes que foi flagrada nas ruas do Brasil.

As fotos de flagra que ilustram essa nota foram publicadas no Instagram GeSSner Motors (@gessnermotors), que recebeu as imagens do seguidor Cristiano Abade. A imagem de flagra revela somente a traseira do Cronos, mas já o suficiente porque ali no lado direito da tampa do porta-malas tem um logotipo escrito “Drive AT”, o que já sugere ser a nova versão automática do Cronos com motor 1.3 Firefly aspirado. Ou seja, é o mesmo conjunto que estreou na versão intermediária do Fiat Pulse e que no final do ano também foi lançado na nova Strada CVT.

 

É importante lembrar que o motor 1.3 Firefly entrega 107 cv e 13,7 kgfm de torque com etanol (98 cv e 13,2 kgfm com gasolina), potência e torque que aliás foram reduzidos para atender as normas de emissões do Proconve L7. Atualmente, o Cronos é vendido somente em duas versões com este motor: Cronos 1.3 por R$ 82.490 (sem nome de versões mesmo) e Cronos Drive 1.3 que sai por R$ 87.990, ambos com opção apenas de transmissão manual de 5 marchas.

Com este flagra, podemos dizer que é a versão Drive que receberá o novo câmbio automático tipo CVT, o que certamente deverá aumentar bastante o apelo do Cronos no mercado. E essa aposta tem um sentido: o motor 1.3 Firefly aspirado sempre foi o motor mais equilibrado para o sedã (e também para o hatch Argo), tanto pelo desempenho deste propulsor, muito mais moderno que o antigo 1.8 E-TorQ, quanto também por seus números de consumo. E agora com opção da transmissão automática, este conjunto deverá atender melhor o público que busca um sedã mais prático.

Galeria: Fiat Cronos Drive 1.3 CVT - Flagra

Desde que foi lançado no mercado, o Cronos teve como opção sem o pedal da embreagem as versões 1.3 GSR, com câmbio automatizado e que não durou muito nas lojas, além do também fora de linha Cronos 1.8 – este equipado com câmbio automático de 6 marchas convencional. Com isso, o sedã derivado do Argo acabou ficando sendo comercializado somente com câmbio manual, mas isso será corrigido pela Fiat e ainda neste ano o Cronos ganhará uma versão com câmbio automático tipo CVT.

Produzido na fábrica de Córdoba, na Argentina, o Cronos poderá ir além do motor 1.3 aspirado com câmbio CVT. Existe a expectativa que a futura versão topo de linha do sedã receba o motor três cilindros 1.0 turbo de 120 cv e 20,4 kgfm do Pulse, também combinado ao CVT. Agora é esperar para ver.

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