Análise: veja os sedãs médios mais vendidos no Brasil em 2021
Toyota Corolla e Honda Civic correspondem a 80% dos emplacamentos no segmento
O ano de 2021 manteve o viés de baixa para o segmento de sedãs médios e grandes no Brasil. Com 75.704 unidades somadas nas duas categorias segundo a Fenabrave – apenas 3,83% do total de 1.974.434 veículos novos registrados no ano passado -, o número de emplacamentos caiu 5,74% na comparação com 2020.
Sem alteração pelo menos desde 2016, o pódio entre os modelos médios teve uma leve evolução do líder Corolla (41.891, +2%). Apesar de sua participação de mercado crescer para mais de 55% - em 2019 era de pouco mais de 46% -, este foi o 2º pior volume anual para o Toyota desde 2007 (34.463). Com isso, o sedã perdeu a posição de best seller da marca japonesa para a Hilux.
Seu arquirrival Civic teve situação mais complicada. Em seu último ano como modelo nacional – a produção foi oficialmente encerrada em dezembro -, o representante da Honda foi o preferido por 18.949 consumidores, 7,3% a menos do que no ano anterior. Juntos, os dois japoneses comandaram mais de 80% das vendas.
Sem concorrência direta pelo 3º lugar, o Chevrolet Cruze (7.090) perdeu quase 2 mil unidades em relação a 2020 mesmo com a retomada do crescimento nos últimos meses do ano. Estreante no ano anterior, o Arrizo 6 (3.469) encerrou seu 1º ano completo na 4º colocação. Contando agora apenas com a versão GLi, o VW Jetta (2.927) completou o top 5 com recuo de quase 50%.
Quinto no ranking anterior, o Kia Cerato (978) foi o mais prejudicado com a evolução do Caoa Chery. Aposentado oficialmente em 2021, o Citroën C4 Lounge encerrou sua carreira no Brasil com apenas 258 unidades. No compasso de espera pela chegada da nova geração ao país, ainda sem confirmação pela Nissan, o Sentra emplacou apenas 8 unidades.
Sedãs Médios | |||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2021 | % 2021 | TOTAL 2020 | % 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | TOYOTA COROLLA | 41891 | 55,42% | 41072 | 51,31% | 1,99% | 1º |
2º | HONDA CIVIC | 18949 | 25,07% | 20447 | 25,54% | -7,33% | 2º |
3º | CHEVROLET CRUZE | 7090 | 9,38% | 8802 | 11,00% | -19,45% | 3º |
4º | CAOA CHERY ARRIZO 6 | 3469 | 4,59% | 1212 | 1,51% | 186,22% | 6º |
5º | VW JETTA | 2927 | 3,87% | 5796 | 7,24% | -49,50% | 4º |
6º | KIA CERATO | 978 | 1,29% | 1246 | 1,56% | -21,51% | 5º |
7º | CITROËN C4 LOUNGE | 258 | 0,34% | 430 | 0,54% | -40,00% | 8º |
8º | BYD E5 | 11 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
9º | NISSAN SENTRA | 8 | 0,01% | 950 | 1,19% | -99,16% | 7º |
10º | HYUNDAI ELANTRA | 3 | 0,00% | 6 | 0,01% | -50,00% | 12º |
11º | TOYOTA PRIUS | 3 | 0,00% | 54 | 0,07% | -94,44% | 9º |
12º | MITSUBISHI LANCER | 2 | 0,00% | 33 | 0,04% | -93,94% | 10º |
75589 | 100,00% | 80048 | 100,00% | -5,57% |
Entre os modelos maiores, o líder de 2020 virou o lanterna de 2021. Agora oficialmente descontinuado na Europa, o VW Passat, que já não era importado para o Brasil, encerrou o ano com apenas uma unidade. No topo da tabela, a versão híbrida do Honda Accord conquistou 59 consumidores, 16 a mais do que o Hyundai Azera (43). Com apenas 8 unidades, o Toyota Camry completou o pódio. Preferido entre 2006 e 2018, o já aposentado Ford Fusion emplacou apenas 2 unidades, mesmo número de um Kia Optima sem importação oficial.
Sedãs Grandes | |||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2021 | % 2021 | TOTAL 2020 | % 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | HONDA ACCORD | 59 | 51,30% | 57 | 20,80% | 3,51% | 2º |
2º | HYUNDAI AZERA | 43 | 37,39% | 35 | 12,77% | 22,86% | 3º |
3º | TOYOTA CAMRY | 8 | 6,96% | 23 | 8,39% | -65,22% | 5º |
4º | FORD FUSION | 2 | 1,74% | 26 | 9,49% | -92,31% | 4º |
5º | KIA OPTIMA | 2 | 1,74% | 1 | 0,36% | 100,00% | 6º |
6º | VW PASSAT | 1 | 0,87% | 132 | 48,18% | -99,24% | 1º |
115 | 100,00% | 274 | 100,00% | -58,03% |
EM DEZEMBRO
As vendas de sedãs médios fecharam o mês de dezembro em retração pouco superior a 12% frente a 2020, contra uma queda de quase 17% do mercado como um todo. Dos seis modelos com pelo menos um emplacamento registrado, apenas dois deles cresceram.
Com seu melhor resultado em 2021 – embora pior do que há um ano -, o Corolla (4.922) assegurou mais de 60% de participação. Rival mais próximo, o Honda Civic (1.697) vendeu praticamente 1/3 do Toyota mesmo com seu desempenho mais forte no último trimestre. Completando o pódio, o Chevrolet Cruze (961) avançou mais de 120% em relação ao ano passado.
Cativo na quarta posição nos últimos meses, o Caoa Chery Arrizo 6 (330) emplacou o triplo do VW Jetta (101) e quase quatro vezes mais do que o Kia Cerato (86), último colocado. Entre os sedãs grandes, o Honda Accord (14) foi o único oficialmente à venda com números registrados, já que o Kia Optima (1) não é comercializado no país há vários anos.
Sedãs Médios | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/21 | NOV/21 | DEZ/20 | % DEZ 21 | % NOV 21 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | TOYOTA COROLLA | 4922 | 3504 | 5047 | 60,79% | 49,94% | 40,47% | -2,48% |
2º | HONDA CIVIC | 1697 | 1588 | 2869 | 20,96% | 22,63% | 6,86% | -40,85% |
3º | CHEVROLET CRUZE | 961 | 1334 | 430 | 11,87% | 19,01% | -27,96% | 123,49% |
4º | CAOA CHERY ARRIZO 6 | 330 | 369 | 257 | 4,08% | 5,26% | -10,57% | 28,40% |
5º | VW JETTA | 101 | 144 | 459 | 1,25% | 2,05% | -29,86% | -78,00% |
6º | KIA CERATO | 86 | 77 | 154 | 1,06% | 1,10% | 11,69% | -44,16% |
8097 | 7016 | 9216 | 100,00% | 100,00% | 15,41% | -12,14% |
Sedãs Grandes | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/21 | NOV/21 | DEZ/20 | % DEZ 21 | % NOV 21 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | HONDA ACCORD | 14 | 7 | 1 | 93,33% | 100,00% | 100,00% | 1300,00% |
2º | KIA OPTIMA | 1 | 0 | 0 | 6,67% | 0,00% | - | - |
15 | 7 | 1 | 100,00% | 100,00% | 114,29% | 1400,00% |
Fonte: Fenabrave
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 18:00 Hyundai lança HB20, HB20S e Creta 2025: vejas os preços e o que muda
- 17:00 Embaixada do Brasil na Argentina faz homenagem a Ayrton Senna
- 16:00 Stellantis usa engenheiros do Brasil e da Índia para gastar 4 vezes menos
- 15:00 Toyota Hilux SRX deixa de ser vendida no Brasil
- 14:00 Carabinieri Foresteri: Suzuki Jimny vira viatura de polícia na Itália
- 13:00 Renault Symbioz 2024 adianta futuro SUV brasileiro da marca
- 12:00 Toyota Hilux perde polêmico aerofólio das versões SRX Plus e GR-Sport
- 11:00 Stellantis pode colocar motores a combustão de volta em carros elétricos
Sobre este artigo
Marca/Modelo | |
Categoria |