Responsável por mais de 466 mil emplacamentos em 2021 segundo os números oficiais da Fenabrave, o segmento de SUVs e crossovers compactos, o mais aquecido e competitivo do mercado brasileiro, registrou uma evolução de quase 18% na comparação com o péssimo ano de 2020. E neste cenário de alta, vários modelos se destacaram.
A começar pelo líder. Segundo colocado no ano anterior, o Jeep Renegade emplacou 73.913 unidades, uma alta de quase 30%, para retomar a posição de honra que já havia ocupado em 2019. Reforçado pela nova geração lançada no 2º semestre, o Hyundai Creta foi o preferido por 64.759 consumidores, saltando da 4ª para a 2ª posição.
Nº 1 em 2020, o Volkswagen T-Cross (62.307) completou o pódio com evolução bem mais modesta do que as dos dois primeiros. Prejudicado por paralisação de produção por falta de peças durante boa parte do ano, o Chevrolet Tracker (50.757) emplacou apenas 1,4 mil unidades a mais do que no último ranking. Com 38.406, o HR-V, carro-chefe da Honda no país, voltou ao top 5.
Em seu 1º ano completo, o VW Nivus (36.664) foi o 6º colocado, também prejudicado por interrupções de produção nos últimos meses. Praticamente estável no período, o Nissan Kicks (36.524) caiu para o 7º lugar. Representante da Renault mais bem posicionado, o Duster (22.457) viu a aproximação de um Citroën C4 Cactus (19.552) que mais do que duplicou os números do ano passado com o reforço das vendas diretas.
O Caoa Chery Tiggo 5X (12.555), que completou seu 3º ano no mercado, pela 1ª vez garantiu lugar entre os dez primeiros, deixando de fora Honda WR-V (10.329), Renault Captur (8.304) – que perdeu quase ¼ de seus compradores mesmo com a chegada da versão reestilizada equipada com motor turbo – e Peugeot 2008 (7.747). Este último, ao menos, avançou quase 70%.
Estreantes em 2021, Pulse (6.724) e Caoa Chery Tiggo 3X (4.676) ocuparam 14º e 15º lugares, respectivamente, com o Fiat tendo grande potencial de top 5 ao longo de 2022. Precursor do segmento e com produção encerrada em janeiro passado, o Ford EcoSport completou seu último ano no mercado com menos de 3 mil emplacamentos (2.992). Também aposentado, o Troller (1.183) veio na sequência.
Os SUVs compactos mais vendidos em 2021:
SUVs / Crossovers I |
| ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2021 | % 2021 | TOTAL 2020 | % 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | JEEP RENEGADE | 73913 | 15,85% | 56865 | 14,35% | 29,98% | 2º |
2º | HYUNDAI CRETA | 64759 | 13,89% | 47757 | 12,05% | 35,60% | 4º |
3º | VW T-CROSS | 62307 | 13,36% | 60119 | 15,17% | 3,64% | 1º |
4º | CHEVROLET TRACKER | 50757 | 10,88% | 49372 | 12,46% | 2,81% | 3º |
5º | HONDA HR-V | 38406 | 8,24% | 32511 | 8,20% | 18,13% | 6º |
6º | VW NIVUS | 36664 | 7,86% | 16278 | 4,11% | 125,24% | 9º |
7º | NISSAN KICKS | 36524 | 7,83% | 36433 | 9,19% | 0,25% | 5º |
8º | RENAULT DUSTER | 22457 | 4,82% | 19476 | 4,91% | 15,31% | 8º |
9º | CITROËN C4 CACTUS | 19552 | 4,19% | 9526 | 2,40% | 105,25% | 12º |
10º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 12555 | 2,69% | 8768 | 2,21% | 43,19% | 13º |
11º | HONDA WR-V | 10329 | 2,22% | 10600 | 2,67% | -2,56% | 11º |
12º | RENAULT CAPTUR | 8304 | 1,78% | 10870 | 2,74% | -23,61% | 10º |
13º | PEUGEOT 2008 | 7747 | 1,66% | 4602 | 1,16% | 68,34% | 15º |
14º | FIAT PULSE | 6724 | 1,44% | 0 | 0,00% | - | - |
15º | CAOA CHERY TIGGO 3X | 4676 | 1,00% | 0 | 0,00% | - | - |
16º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 4123 | 0,88% | 4759 | 1,20% | -13,36% | 14º |
17º | FORD ECOSPORT | 2992 | 0,64% | 24031 | 6,06% | -87,55% | 7º |
18º | TROLLER T4 / TX4 | 1183 | 0,25% | 1301 | 0,33% | -9,07% | 16º |
19º | SUZUKI JIMNY | 799 | 0,17% | 1092 | 0,28% | -26,83% | 17º |
20º | SUZUKI JIMNY SIERRA | 706 | 0,15% | 787 | 0,20% | -10,29% | 18º |
21º | JAC T40 | 345 | 0,07% | 324 | 0,08% | 6,48% | 20º |
22º | SUZUKI VITARA | 207 | 0,04% | 594 | 0,15% | -65,15% | 19º |
23º | JAC T50 / T5 | 137 | 0,03% | 97 | 0,02% | 41,24% | 22º |
24º | KIA STONIC | 83 | 0,02% | 0 | 0,00% | - | - |
25º | SUZUKI SCROSS | 61 | 0,01% | 136 | 0,03% | -55,15% | 21º |
26º | LIFAN X60 | 7 | 0,00% | 6 | 0,00% | 16,67% | 24º |
27º | KIA SOUL | 1 | 0,00% | 17 | 0,00% | -94,12% | 23º |
|
| 466318 | 100,00% | 396321 | 100,00% | 17,66% |
|
EM DEZEMBRO
O segmento fechou o último mês de 2021 em queda de 3%, com 47,2 mil unidades, na comparação com o mesmo período de 2020, mas em alta de pouco mais de 18% frente a novembro. O grande destaque veio da Chevrolet: com retomada da produção, o Tracker assumiu a liderança com 7.936 unidades, seu novo recorde no país. Terceiro no mês anterior, o VW T-Cross (6.574) desta vez ficou à frente do Hyundai Creta (6.038).
Nº 1 no acumulado, o Jeep Renegade (4.293) caiu para quinto, atrás do Fiat Pulse (4.432), mas com quase 600 unidades de vantagem sobre o Honda HR-V (3.696). Com 2.721 unidades, o Citroën C4 Cactus, que completou dez meses seguidos acima das mil unidades, jamais havia vendido tanto. Já o Nissan Kicks (2.578) perdeu quase mil compradores nas últimas semanas.
Atrás do Renault Duster (1.803) e com produção reduzida, o VW Nivus (1.508) foi novamente o destaque negativo. Perto do top 10, o Peugeot 2008 (1.325) foi outro a registrar seu novo recorde. Mesmo recém-renovado, o Renault Captur (1.146) perdeu quase 30% de seus registros do ano passado. Em seu segundo mês, o Kia Stonic emplacou apenas 45 unidades.
Os SUVs compactos mais vendidos em dezembro:
POS. | MODELO | DEZ/21 | NOV/21 | DEZ/20 | % DEZ 21 | % NOV 21 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | CHEVROLET TRACKER | 7936 | 6073 | 6749 | 16,79% | 15,18% | 30,68% | 17,59% |
2º | VW T-CROSS | 6574 | 4725 | 7433 | 13,91% | 11,81% | 39,13% | -11,56% |
3º | HYUNDAI CRETA | 6038 | 6099 | 6638 | 12,78% | 15,24% | -1,00% | -9,04% |
4º | FIAT PULSE | 4432 | 2227 | 0 | 9,38% | 5,57% | 99,01% | - |
5º | JEEP RENEGADE | 4293 | 4233 | 7877 | 9,08% | 10,58% | 1,42% | -45,50% |
6º | HONDA HR-V | 3696 | 2868 | 3691 | 7,82% | 7,17% | 28,87% | 0,14% |
7º | CITROËN C4 CACTUS | 2721 | 2457 | 527 | 5,76% | 6,14% | 10,74% | 416,32% |
8º | NISSAN KICKS | 2578 | 3555 | 3137 | 5,46% | 8,89% | -27,48% | -17,82% |
9º | RENAULT DUSTER | 1803 | 1764 | 3110 | 3,82% | 4,41% | 2,21% | -42,03% |
10º | VW NIVUS | 1508 | 1251 | 4129 | 3,19% | 3,13% | 20,54% | -63,48% |
11º | PEUGEOT 2008 | 1325 | 895 | 432 | 2,80% | 2,24% | 48,04% | 206,71% |
12º | RENAULT CAPTUR | 1146 | 834 | 1610 | 2,43% | 2,08% | 37,41% | -28,82% |
13º | HONDA WR-V | 1096 | 848 | 1356 | 2,32% | 2,12% | 29,25% | -19,17% |
14º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 899 | 1023 | 1093 | 1,90% | 2,56% | -12,12% | -17,75% |
15º | CAOA CHERY TIGGO 3X | 825 | 743 | 0 | 1,75% | 1,86% | 11,04% | - |
16º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 158 | 147 | 622 | 0,33% | 0,37% | 7,48% | -74,60% |
17º | SUZUKI JIMNY | 66 | 64 | 72 | 0,14% | 0,16% | 3,13% | -8,33% |
18º | SUZUKI JIMNY SIERRA | 62 | 64 | 67 | 0,13% | 0,16% | -3,13% | -7,46% |
19º | KIA STONIC | 45 | 38 | 0 | 0,10% | 0,09% | 18,42% | - |
20º | JAC T40 | 26 | 33 | 37 | 0,06% | 0,08% | -21,21% | -29,73% |
21º | TROLLER T4 / TX4 | 23 | 54 | 142 | 0,05% | 0,13% | -57,41% | -83,80% |
22º | JAC T50 / T5 | 6 | 12 | 7 | 0,01% | 0,03% | -50,00% | -14,29% |
23º | SUZUKI SCROSS | 1 | 0 | 9 | 0,00% | 0,00% | - | -88,89% |
|
| 47257 | 40007 | 48738 | 100,00% | 100,00% | 18,12% | -3,04% |
Fonte: Fenabrave