O segmento de sedãs compactos fechou mais um ano em baixa. Embora o mercado brasileiro tenha crescido pouco mais de 1% em 2021, todos os modelos, somados, representaram 220,8 mil unidades, 18,6% a menos do que em 2020. Em relação aos 1.974.431 veículos comercializados no período, a participação da categoria caiu de quase 14% para pouco mais de 11%.
Em seu 2º ano completo, o Chevrolet Onix Plus (54.707) manteve o posto de nº 1 com mais de 26 mil unidades de vantagem sobre o rival mais próximo, mesmo tendo produção paralisada por falta de peças por vários meses. A disputa pelo 2º lugar, no entanto, foi acirrada e definida por aproximadamente 700 unidades. Em alta de quase 19%, o Volkswagen Voyage (28.593) foi quem levou a melhor.
Sexto em 2020, o Fiat Cronos, beneficiado pelos problemas de alguns de seus rivais e pela maior presença nas vendas diretas, conquistou a preferência de 27.887 unidades para assegurar o último lugar do pódio. O Hyundai HB20S (25.568), que havia sido o quinto há um ano, subiu uma posição com crescimento bem mais discreto do que o registrado pelo VW e pelo Fiat.
Vice-líder em 2018 e no ano passado, o VW Virtus (20.563) perdeu mais de 10 mil compradores no período e caiu para o 5º lugar. Em seu último ano completo no mercado, o Fiat Grand Siena (15.355) cresceu mais de 40% e saltou da nona para a sexta posição. Já o Toyota Yaris Sedan (12.436), embora mantendo o sétimo lugar, recuou quase 23%. Com reforço da nova geração, o Nissan Versa (11.107) desta vez foi o oitavo.
Renault Logan (9.478) e City (6.138), ambos em baixa, completaram as dez primeiras colocações – a nova geração do Honda só foi apresentada no último bimestre e ainda não começou a surtir efeito comercial. Terceiro na preferência em 2020, o Ford Ka Sedan, que teve produção interrompida em janeiro passado, emplacou 1.910 unidades e foi o 12º. Com fim da produção anunciada para o início deste ano, o Caoa Chery Arrizo 5 sequer chegou às 500 unidades (438).
Os sedãs compactos mais vendidos em 2021:
POS. | MODELO | TOTAL 2021 | % 2021 | TOTAL 2020 | % 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | CHEVROLET ONIX PLUS | 54707 | 24,77% | 83392 | 30,73% | -34,40% | 1º |
2º | VW VOYAGE | 28593 | 12,94% | 24114 | 8,89% | 18,57% | 4º |
3º | FIAT CRONOS | 27887 | 12,62% | 16165 | 5,96% | 72,51% | 6º |
4º | HYUNDAI HB20S | 25568 | 11,57% | 23984 | 8,84% | 6,60% | 5º |
5º | VW VIRTUS | 20563 | 9,31% | 30780 | 11,34% | -33,19% | 2º |
6º | FIAT GRAND SIENA | 15355 | 6,95% | 10857 | 4,00% | 41,43% | 9º |
7º | TOYOTA YARIS SEDAN | 12436 | 5,63% | 16128 | 5,94% | -22,89% | 7º |
8º | NISSAN VERSA | 11107 | 5,03% | 9906 | 3,65% | 12,12% | 10º |
9º | RENAULT LOGAN | 9478 | 4,29% | 13785 | 5,08% | -31,24% | 8º |
10º | HONDA CITY | 6138 | 2,78% | 7284 | 2,68% | -15,73% | 11º |
11º | NISSAN V-DRIVE | 4963 | 2,25% | 1251 | 0,46% | 296,72% | 13º |
12º | FORD KA SEDAN | 1910 | 0,86% | 25743 | 9,49% | -92,58% | 3º |
13º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 1714 | 0,78% | 5308 | 1,96% | -67,71% | 12º |
14º | CAOA CHERY ARRIZO 5 | 438 | 0,20% | 1110 | 0,41% | -60,54% | 14º |
15º | CHEVROLET PRISMA | 26 | 0,01% | 1031 | 0,38% | -97,48% | 15º |
16º | CHEVROLET COBALT | 6 | 0,00% | 537 | 0,20% | -98,88% | 16º |
17º | LIFAN LF530 | 1 | 0,00% | 3 | 0,00% | -66,67% | 18º |
|
| 220890 | 100,00% | 271378 | 100,00% | -18,60% |
|
EM DEZEMBRO
Com pouco mais de 27 mil unidades comercializadas, o segmento encerrou o último mês de 2021 em queda superior a 22% e o grande responsável pela retração foi o líder. Embora com seu melhor desempenho no ano e vendendo quase o dobro do 2º colocado, o Chevrolet Onix Plus (9.105) perdeu quase 1/3 dos compradores do ano passado.
O grande destaque do mês foi o veterano Voyage. Com 4.588 unidades, o modelo da VW teve seu desempenho mais expressivo desde janeiro de 2015 (4.738). Muito próximo, o Fiat Cronos (4.535) completou o pódio com o segundo melhor resultado desde seu lançamento, atrás apenas das 5.404 unidades de junho.
Bem distante dos três primeiros, o Hyundai HB20S (2.876) recuou quase 10% frente a 2020. Fechando o top 5, o Fiat Grand Siena (2.138), que não tinha um mês tão expressivo desde agosto de 2017 (2.389), abriu quase 900 unidades de vantagem sobre o Nissan Versa (1.264). Sem atingir a casa dos mil emplacamentos há sete meses, o Renault Logan (874) conseguiu ficar à frente de um Toyota Yaris (808) em queda superior a 63%.
Assim como em novembro, o Virtus foi o destaque negativo. Mais uma vez abaixo dos 800 emplacamentos, o representante da Volks perdeu quase ¾ dos compradores do ano passado. Em momento de transição com a chegada da nova geração às lojas, o Honda City emplacou apenas 140 unidades.
Os sedãs compactos mais vendidos em dezembro de 2021:
POS. | MODELO | DEZ/21 | NOV/21 | DEZ/20 | % DEZ 21 | % NOV 21 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | CHEVROLET ONIX PLUS | 9105 | 7521 | 12919 | 33,53% | 34,25% | 21,06% | -29,52% |
2º | VW VOYAGE | 4588 | 3357 | 4257 | 16,90% | 15,29% | 36,67% | 7,78% |
3º | FIAT CRONOS | 4535 | 3545 | 1531 | 16,70% | 16,14% | 27,93% | 196,21% |
4º | HYUNDAI HB20S | 2876 | 2011 | 3186 | 10,59% | 9,16% | 43,01% | -9,73% |
5º | FIAT GRAND SIENA | 2138 | 1499 | 1421 | 7,87% | 6,83% | 42,63% | 50,46% |
6º | NISSAN VERSA | 1264 | 1913 | 1293 | 4,66% | 8,71% | -33,93% | -2,24% |
7º | RENAULT LOGAN | 874 | 651 | 1213 | 3,22% | 2,96% | 34,25% | -27,95% |
8º | TOYOTA YARIS SEDAN | 808 | 661 | 2235 | 2,98% | 3,01% | 22,24% | -63,85% |
9º | VW VIRTUS | 770 | 738 | 2776 | 2,84% | 3,36% | 4,34% | -72,26% |
10º | HONDA CITY | 140 | 50 | 1123 | 0,52% | 0,23% | 180,00% | -87,53% |
11º | NISSAN V-DRIVE | 36 | 2 | 266 | 0,13% | 0,01% | 1700,00% | -86,47% |
12º | FORD KA SEDAN | 10 | 3 | 2340 | 0,04% | 0,01% | 233,33% | -99,57% |
13º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 3 | 3 | 285 | 0,01% | 0,01% | 0,00% | -98,95% |
14º | CAOA CHERY ARRIZO 5 | 2 | 6 | 173 | 0,01% | 0,03% | -66,67% | -98,84% |
15º | CHEVROLET PRISMA | 1 | 2 | 9 | 0,00% | 0,01% | -50,00% | -88,89% |
16º | LIFAN LF530 | 1 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | - | - |
|
| 27151 | 21962 | 35027 | 100,00% | 100,00% | 23,63% | -22,49% |
Fonte: Fenabrave