O mercado brasileiro encerrou o ano de 2021 em situação menos dramática do que em 2020. De acordo com os números oficiais de emplacamentos divulgados hoje (06/01) pela Fenabrave, no ano passado foram registrados 1.974.431 veículos novos, apenas 1,21% a mais do que nos doze meses anteriores.
Segundo José Maurício Andreta Júnior, presidente eleito da entidade para o triênio 2022-2024, “o ano de 2021 foi complexo, em diversos aspectos. Ainda vivemos uma crise global, de abastecimento de insumos e componentes na indústria, e novos desafios têm surgido para o setor, como os constantes aumentos nas taxas de juros, que vêm impactando nos financiamentos. Ainda assim, conseguimos fechar o ano de 2021 com o 12º melhor resultado, desde 1957”.
A situação poderia ter sido melhor. De acordo com o executivo, “nosso mercado tinha potencial para absorver cerca de 20% mais veículos do que os comercializados no ano passado”. A crise global de abastecimento de componentes foi a grande responsável pelo “freio”. Para este ano, a expectativa é de uma evolução geral na casa dos 5%.
Líder ininterrupta entre as montadoras desde 2016, a Chevrolet (242.108) foi a mais afetada pela crise e encerrou 2021 na terceira posição, com quase 29% menos veículos nas ruas. Terceira nos últimos anos, a Fiat (431.035) se aproveitou e garantiu a posição de honra com quase 130 mil unidades à frente da Volkswagen (302.270).
Com 184.284 unidades, a Hyundai se manteve na quarta posição. Cerca de 30 mil unidades atrás no ranking de 2020, a Toyota (172.945) encurtou sua desvantagem para menos de 12 mil. Sexta, a Jeep se aproximou dos 150 mil emplacamentos (148.763). Renault (127.592) e Honda (81.446), ambas com leves retrações, vieram na sequência, com a Nissan (64.929) subindo uma posição.
Praticamente dobrando as vendas de 2020, a Caoa Chery (39.747) assegurou seu 1º top 10. Com produção nacional encerrada oficialmente em janeiro, a Ford (37.778) perdeu quase ¾ de seus compradores. Peugeot (29.549) e Citroën (23.354), com reforço de vendas diretas, também se destacaram com fortes altas. A BMW, com 14.522 unidades, foi a líder entre as marcas premium pelo 3º ano seguido.
POS. | MARCA | TOTAL 2021 | PART. 2021 (%) | TOTAL 2020 | PART. 2020 (%) | % VARIAÇÃO (2021/2020) |
1º | FIAT | 431.035 | 21,83% | 321.836 | 16,50% | 33,93% |
2º | VW | 302.270 | 15,31% | 327.683 | 16,80% | -7,76% |
3º | CHEVROLET | 242.108 | 12,26% | 338.549 | 17,35% | -28,49% |
4º | HYUNDAI | 184.284 | 9,33% | 167.443 | 8,58% | 10,06% |
5º | TOYOTA | 172.945 | 8,76% | 137.876 | 7,07% | 25,44% |
6º | JEEP | 148.763 | 7,53% | 110.159 | 5,65% | 35,04% |
7º | RENAULT | 127.592 | 6,46% | 131.624 | 6,75% | -3,06% |
8º | HONDA | 81.446 | 4,13% | 84.122 | 4,31% | -3,18% |
9º | NISSAN | 64.929 | 3,29% | 61.056 | 3,13% | 6,34% |
10º | CAOA CHERY | 39.747 | 2,01% | 20.089 | 1,03% | 97,85% |
11º | FORD | 37.778 | 1,91% | 139.255 | 7,14% | -72,87% |
12º | PEUGEOT | 29.549 | 1,50% | 13.477 | 0,69% | 119,26% |
13º | CITROËN | 23.354 | 1,18% | 13.476 | 0,69% | 73,30% |
14º | MITSUBISHI | 20.633 | 1,05% | 17.317 | 0,89% | 19,15% |
15º | BMW | 14.522 | 0,74% | 12.429 | 0,64% | 16,84% |
16º | VOLVO | 8.277 | 0,42% | 7.701 | 0,39% | 7,48% |
17º | MERCEDES-BENZ | 7.154 | 0,36% | 9.188 | 0,47% | -22,14% |
18º | AUDI | 6.260 | 0,32% | 6.953 | 0,36% | -9,97% |
19º | LAND ROVER | 5.169 | 0,26% | 4.620 | 0,24% | 11,88% |
20º | KIA | 5.043 | 0,26% | 5.981 | 0,31% | -15,68% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 1.974.431 | 100,00% | 1.950.754 | 100,00% | 1,21% |
EM DEZEMBRO
O mês de dezembro foi o melhor de 2021 no país. Os 193.555 emplacamentos de veículos novos representaram uma evolução superior a 20% frente a novembro, mas na comparação com o mesmo período de 2020 a queda chegou a praticamente 17%.
Menos de duas mil unidades à frente da Chevrolet (33.684), a Fiat (35.461) liderou em todos os meses do ano. Com a maior retração entre as dez primeiras, a VW (27.657) completou o pódio. Em alta de quase 21% sobre novembro, a Toyota (18.882) mais uma vez ficou à frente da Hyundai (17.213). Além da marca japonesa, apenas a Caoa Chery (3.699) avançou entre as 10 primeiras (+16,4%).
Ambas acima dos 3 mil emplacamentos, Peugeot (3.506) e Citroën (3.087) tiveram seus melhores momentos no ano. 13ª, a Ford (2.620) perdeu quase 85% de seus compradores de 2020. Destaque para a Land Rover (575), que mais do que duplicou suas vendas.
POS. | MARCA | DEZ 21 (A) | PART. | NOV 21 (B) | DEZ 20 (C) | % VARIAÇÃO (A / B) | % VARIAÇÃO (A / C) |
1º | FIAT | 35.461 | 18,32% | 30.694 | 39.745 | 15,53% | -10,78% |
2º | CHEVROLET | 33.684 | 17,40% | 28.430 | 42.214 | 18,48% | -20,21% |
3º | VW | 27.657 | 14,29% | 21.689 | 37.675 | 27,52% | -26,59% |
4º | TOYOTA | 18.882 | 9,76% | 14.269 | 15.639 | 32,33% | 20,74% |
5º | HYUNDAI | 17.213 | 8,89% | 14.062 | 21.235 | 22,41% | -18,94% |
6º | RENAULT | 14.123 | 7,30% | 9.744 | 15.236 | 44,94% | -7,31% |
7º | JEEP | 13.168 | 6,80% | 10.643 | 14.851 | 23,72% | -11,33% |
8º | HONDA | 7.127 | 3,68% | 5.807 | 9.646 | 22,73% | -26,11% |
9º | NISSAN | 5.472 | 2,83% | 6.848 | 6.136 | -20,09% | -10,82% |
10º | CAOA CHERY | 3.699 | 1,91% | 3.683 | 3.179 | 0,43% | 16,36% |
11º | PEUGEOT | 3.506 | 1,81% | 3.048 | 1.939 | 15,03% | 80,81% |
12º | CITROËN | 3.087 | 1,59% | 2.760 | 872 | 11,85% | 254,01% |
13º | FORD | 2.620 | 1,35% | 2.046 | 16.430 | 28,05% | -84,05% |
14º | MITSUBISHI | 2.056 | 1,06% | 1.988 | 1.515 | 3,42% | 35,71% |
15º | BMW | 1.134 | 0,59% | 1.222 | 1.478 | -7,20% | -23,27% |
16º | VOLVO | 833 | 0,43% | 761 | 924 | 9,46% | -9,85% |
17º | MERCEDES-BENZ | 752 | 0,39% | 335 | 905 | 124,48% | -16,91% |
18º | LAND ROVER | 575 | 0,30% | 565 | 273 | 1,77% | 110,62% |
19º | AUDI | 513 | 0,27% | 432 | 705 | 18,75% | -27,23% |
20º | KIA | 501 | 0,26% | 412 | 455 | 21,60% | 10,11% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 193.555 | 100,00% | 161.016 | 232.744 | 20,21% | -16,84% |
Fonte: Fenabrave