Você com certeza viu aqui no Motor1.com nos últimos dias falarmos do Q5 E-Tron, SUV mais refinado baseado no Volkswagen ID.6. Agora eis uma novidade de um SUV elétrico da marca das quatro argolas: o E-Tron, primeiro SUV elétrico da Audi que foi visto rodando camuflado na Europa – adiantando assim sua primeira reestilização antes de ser substituído por um novo utilitário. Sim, é isso mesmo.

As informações de que o e-tron dará lugar a um novo SUV elétrico topo de linha veio de uma entrevista de Markus Duesman, CEO da Audi, ao site RTL Info - onde confirmou os planos de lançar o Q8 E-Tron daqui a 5 anos: em 2026. O executivo afirmou que o novo SUV será mesmo o substituto do E-tron, atualmente o maior elétrico produzido pela marca e que é feito com base em uma adaptação da plataforma MLB, essa compartilhada com modelos a combustão do grupo Volkswagen como o VW Touareg e Bentley Bentayga.

Audi E-Tron facelift - flagra

Uma das maiores vantagens é que o novo Q8 E-Tron será produzido com base em uma plataforma pensada desde o início para um veículo elétrico. Assim como o E-Tron, o Q8 E-tron vai ser produzido na Bélgica na fábrica da Audi em Forest, em Bruxelas. Mas enquanto 2026 não chega, o E-Tron seguirá em linha e vai ganhar um tapa no visual em 2022 para se manter atualizado ao longo dos próximos quatro anos (contando a partir do ano que vem, quando deverá ser lançado).

A camuflagem até que é leve e assim fica fácil perceber as principais mudanças que o E-Tron (confira o teste completo dele aqui) vai receber. No modelo flagrado pode-se notar que o SUV elétrico terá faróis mais finos e também uma grade redesenhada com elementos hexagonais em vez das linhas horizontais e verticais do atual E-Tron. De perfil o utilitário mostra que tem os retrovisores por câmeras no lugar dos espelhos tradicionais, enquanto a parte traseira revela gráficos de LED levemente atualizados para as lanternas.

Audi E-Tron facelift - flagra

As mudanças parecem que vão ir além do visual, já que relatos apontam que os engenheiros da Audi instalarão uma nova bateria no E-Tron, enquanto os motores elétricos terão atualizações para ficarem mais eficientes e assim terem uma maior autonomia, que hoje está em 436 km segundo a marca.

O E-Tron Sportback certamente receberá as mesmas atualizações e ambos devem ser revelados no próximo ano, antes de ser aposentado em 2026 para dar lugar ao Q8 E-Tron. Ainda é cedo para afirmar que o novo (e futuro) SUV terá a versão Sportback, mas considerando que a carroceria de “SUV-Cupê” está na moda, é de se imaginar que um Q8 E-Tron Sportback esteja nos planos da marca de Ingolstadt.

Em 2022 também deverá estrear o novo Q6 E-Tron, primeiro modelo da Audi feito com base na plataforma PPE desenvolvida em parceria com a Porsche, que lançará a próxima geração do Macan como um modelo exclusivamente 100% elétrico e talvez com um nome diferente. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com