Os mais recentes resultados do Latin NCap que rebaixou o Yaris de 4 para apenas 1 estrela provocou uma rápida reação da Toyota. Mesmo o modelo avaliado sendo o importado da Tailândia e vendido no México, e assim, diferente em termos de itens de segurança, a marca japonesa vai elevar o nível do hatch e sedã produzido no Brasil.

Nesta semana, o Motor1.com Argentina/Autoblog consultou fontes da Toyota Argentina sobre esta pontuação baixa e a subsidiária local fez um anúncio: apesar de o Yaris ter poucos equipamentos de segurança em alguns países da região (o que levou à pontuação baixa), pelo menos para a Argentina este modelo vai agregar "no curto prazo" mais equipamentos de segurança ativos.

Toyota Yaris 2019 - Brasil
Toyota Yaris vendido no Brasil

É o pacote conhecido como Toyota Safety Sense, um conjunto de assistência à direção (ADAS) que já é oferecido em vários modelos da marca, inclusive aqui no Brasil. É o caso do Corolla, Corolla Cross, Hilux e SW4.

A Toyota Argentina não especificou quais serão os dispositivos assistivos que irão compor o Safety Sense para o Yaris ou a data exata de implantação, mas a mensagem da marca é clara: nem todas as subsidiárias da marca japonesa reagiram da mesma forma à baixa pontuação do LatinNCAP, organização que usou palavras muito duras principalmente para a Toyota México.

Toyota Yaris 2022 - Teste de colisão
Toyota Yaris 2022 importada da Tailândia em teste de colisão

O comunicado oficial da Toyota Argentina aos resultados do Latin NCap foi o seguinte:

"A segurança é sempre uma prioridade para a Toyota. O modelo Yaris fabricado no Brasil e vendido na Argentina está equipado com um número significativo de recursos de segurança desde suas versões de entrada, como 7 airbags, controles de estabilidade e tração, sistema ISOFIX para fixação e ancoragem de cadeirinhas infantis, freios ABS com EBD e assistente de frenagem de emergência, entre outros.

No entanto, continuaremos a trabalhar para aumentar ainda mais o desempenho de segurança do nosso modelo. Seguindo a filosofia de melhoria contínua que norteia a nossa marca, está prevista também a incorporação de novos equipamentos a curto prazo, como é o caso do pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense".

Toyota Yaris 2022 - Teste de colisão
Toyota Yaris 2022 tailandês

A resposta da marca na Argentina está bem próxima à dada pela operação brasileira, que foi a seguinte:

A segurança é sempre uma prioridade para a Toyota. Entendemos os novos critérios de avaliação do LatinNCAP e valorizamos sua contribuição para a indústria da região, o que nos ajuda a melhorar o desempenho de segurança de nossos veículos. O modelo Yaris comercializado na América Latina tem um número significativo de itens de segurança, desde as versões de entrada. Não obstante, continuaremos a trabalhar com firmeza para aumentar ainda mais o nível de segurança do nosso modelo, seguindo a filosofia de melhoria contínua que norteia a nossa marca".

Novos equipamentos devem chegar junto com o facelift

Aqui no Brasil o Yaris é vendido em sua versão de entrada com apenas dois airbags enquanto a mais completa possui 7. Como Motor1.com já antecipou, o Yaris ganhará as mudanças visuais de meia-vida no ano que vem. O visual será o mesmo do aplicado no modelo tailandês, como comprovam os registros das imagens industriais no INPI. 

Toyota Yaris Hatch 2023 - Registro no Brasil
Toyota Yaris Hatch 2023 registrado no INPI

Com a afirmação da divisão argentina, tudo indica que este seja o momento que o Yaris receba o pacote Toyota Safety Sense. Embora a confirmação tenha partido do país vizinho - que importa o carro produzido no Brasil, a Toyota tem outro motivo para aprimorar o seu modelo além de uma reação ao Latin NCap: estamos falando da chegada da nova geração do seu rival, o novo Honda City. 

Toyota Vios - o Yaris asiático
Toyota Vios - o Yaris asiático

A novidade da Honda será lançada em breve no mercado brasileiro e deve trazer um pacote igualmente elevado de segurança, uma vez que a marca tentará posicionar o City em uma patamar acima (o que deve elevar o preço também). Será o momento mais do que adequado para a Toyota "revidar" com as suas novidades.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com