Atualmente composta pelos modelos Corolla, Corolla Cross e RAV4, o portfólio de veículos eletrificados da Toyota no Brasil deverá crescer consideravelmente nos próximos anos. Em entrevista recente concedida ao AutoIndústria, Masahiro Inoue, presidente para América do Sul e Caribe, afirmou que toda gama brasileira da marca será eletrificada. Paulatinamente, disse o executivo, todos os veículos terão algum nível de eletrificação.

De acordo com o executivo, o objetivo será alcançado dentro de aproximadamente 6 anos, seguindo o ritmo de renovação de cada modelo. Dessa forma, todos os novos veículos lançados daqui em diante já terão pelo menos uma versão eletrificada disponível. Conjuntos híbridos serão a aposta, especialmente associados com a tecnologia flex. Inoue acredita ser a melhor opção para o mercado brasileiro, tendo em vista o fator ambiental e os custos envolvidos.

Toyota Corolla Cross 2022
Toyota Corolla Cross 2022 (teste BR)
Toyota Corolla Cross 2022

Os modelos Corolla e Corolla Cross já adotam conjuntos do tipo, na forma do motor 1.8 flex associado a dois propulsores elétricos. O próximo produto a ser fabricado localmente também utilizará a mesma solução, conforme já antecipado pela empresa. Estreará em 2022, mas ainda não teve identidade revelada.

Rumores indicam que será um SUV compacto pensado para ficar abaixo do Corolla Cross e concorrer no disputado segmento de crossovers de entrada. Há planos também para oferta de versões híbridas da Hilux e do SW4. As novas variantes serão ofertadas nas próximas gerações dos dois modelos, que têm estreia aguardada para 2024.

Além disso, Inoue deixa claro que outras opções também estão na mesa e podem chegar por aqui na sequência dos híbridos. É o caso veículos totalmente elétricos, os chamados BEVs, e os híbridos plugáveis, os PHEV. “A Toyota Motor Company tem várias tecnologias na prateleira”, afirma.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com