A família do novo Honda Civic está crescendo rapidamente e, pelo que tudo indica, a marca prepara-se para eletrificar o modelo. Após mostrar a linha normal do sedã e do hatch nos últimos meses, flagras feitos no Japão mostram o veículo em testes em uma inédita versão híbrida, o que acabará por encerrar as vendas do sedã Insight no futuro e fará com que o Civic alcance uma parcela maior de clientes, além de poder sobreviver em mercados como Europa.

As imagens abaixo foram publicadas no fórum Civic XI, postadas por um usuário do Japão. Elas mostram o novo Honda Civic na versão hatchback com uma camuflagem bem leve em alguns pontos, como para-choques e colunas. O fato de esconder estes pontos sugere que terá pequenas alterações no design, ou estaria rodando totalmente limpo, já que o visual não é mais um mistério.

Galeria: Honda Civic Hybrid 2022 - Flagra

O que deixa esse flagra mais interessante são os vidros escurecidos e os adesvios cobrindo alguns detalhes cromados pela carroceria, que é o tratamento padrão que a Honda dá aos seus carros híbridos. Uma coisa importante de ser destacada é que parece que o Civic híbrido terá o mesmo difusor que a versão Touring, e também tem uma camuflagem nas saias laterais, o que pode esconder mais algumas surpresas.

Segundo rumores, o Civic Hybrid acabará susbstituindo o Insight (que nada mais é do que o Civc sedã com motorização eletrificada), atualmente com preços a partir de US$ 25.510 (R$ 143.914) nos EUA. O que é dito por aí é que usará exatamente a mesma mecânica, o que significa que teria o 1.5 aspirado de quatro cilindros combinado e um motor elétrico e um conjunto de baterias de íon-lítio. A potência combinada é de 151 cv.

Aposentar o Insight para apostar em um Civic Hybrid faz todo sentido, pois o Insight é a décima geração do Civic com uma carroceria levemente maior e visual diferente. Além disso, seria uma forma de manter o Civic vivo na Europa, onde a empresa prometeu oferecer apenas modelos eletrificados - tanto é que os novos Fit e HR-V foram lançados por lá somente nas versões híbridas. E ter aparecido na forma de hatch no Japão tem uma boa explicação, pois esta carroceria é mais famosa no país (o Civic sedã até foi tirado de linha há algum tempo).

A própria Honda já confirmou que lançará um Civic Hybrid no ano que vem e a apresentação deve acontecer junto com o esportivo Type R, também confirmado para 2022. Ainda não há informações sobre onde será produzido e em quais carrocerias. Caso tenha uma versão sedã, tem grandes chances de vir ao Brasil, agora que o carro deixará de ser produzido em Sumaré (SP) e virá importado do Canadá.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com