Depois de atiçar a curiosidade do público com a divulgação de teasers e informações preliminares, a Honda oficializa nesta terça-feira (19) a estreia da nova geração do Civic Si. Agora produzido apenas na carroceria sedã (o cupê foi descontinuado em virtude das baixas vendas), o modelo incorpora ajustes importantes em termos dinâmicos e técnicos e promete entregar a melhor performance da história.

Por fora, o visual segue a já conhecida receita: novos detalhes nos para-choques, rodas aro 18" com desenho exclusivo, emblemas específicos e pacote aerodinâmico. Completam as mudanças novas saídas de escapamento e paleta de cores com opções mais chamativas, incluindo tons de preto, azul, vermelho, branco e o laranja das fotos. O interior tem bancos com apoios laterais mais largos e detalhes em vermelho.

Novo Honda Civic Si 2022
Novo Honda Civic Si 2022
Novo Honda Civic Si 2022

Sob o capô, o motor 1.5 turbo é o mesmo, mas perdeu potência na comparação com a linhagem passada. Agora são 203 cv contra 208 cv de até então, enquanto o torque segue de iguais 26,5 kgfm. Apesar da redução, a Honda garante que realizou uma série de aprimoramentos e deixou o sedã ainda mais esportivo. O torque agora é entregue mais cedo, aos 1.800 rpm, e a potência máxima alcançada aos 6.000 giros.

Como resultado, as acelerações ficaram mais vigorosas e o desempenho no geral superior ao modelo anterior. Além disso, a Honda diz que aumentou a rigidez torcional da carroceria em 8%, ampliou a carga dos amortecedores, adicionou barra estabilizadora 27 mm mais espessa e aplicou molas mais rígidas. Na prática, o carro ficou ainda mais estável e seguro nas curvas.

Novo Honda Civic Si 2022

Além disso, o novo Si adota volante do motor 26% mais leve, o que acaba resultando em uma inércia 30% menor. O câmbio continua manual de 6 marchas. As vendas nos principais mercados da marca serão iniciadas ainda neste ano. No Brasil, há grandes chances de o modelo chegar como importado a exemplo da geração passada. Ao que tudo indica, o Civic deixará de ser produzido em solo nacional e passará a vir do exterior apenas nas versões mais caras.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com