Em mais um mês positivo, as vendas de SUVs e crossovers médios e grandes cresceram de maneira significativa. Segundo os números oficiais da Fenabrave, em setembro foram emplacadas 15.700 unidades, 33,5% a mais do que há um ano. Deste total, quase 44% foram responsabilidade de um único modelo.
Com 6.823 unidades – atrás apenas das 6.969 unidades de dezembro passado -, o Compass cresceu quase 13% frente a 2020 e superou os 55% de participação de mercado. O Toyota Corolla Cross, que vinha mais próximo nos meses anteriores, emplacou menos da metade do Jeep, mas já tem vantagem mais do que suficiente para encerrar 2021 como o melhor concorrente. Juntos, os dois modelos representaram quase 80% do total de setembro.
Em seu 3º mês completo no mercado, o VW Taos (1.092) segue sem ser uma ameaça aos seus rivais mais diretos, superando em apenas 22 unidades o resultado de agosto. O Caoa Chery Tiggo 7, com 468 unidades, garantiu o 4º lugar com o seu novo recorde no país. O veterano Hyundai IX35 (210), em queda de quase 20%, completou o top 5.
Da 5ª à 11ª posições, aliás, todos os modelos perderam fôlego – a exceção foi o Ford Bronco Sport (126), que não era vendido há um ano, mas que segue abaixo das expectativas comerciais traçadas pela marca norte-americana. Em seu 2º mês no mercado, o elétrico JAC E-JS4 conquistou a preferência de 8 consumidores – mesmo número do T60 (8), seu irmão movido a combustão.
Ranking dos SUVs médios mais vendidos em setembro de 2021
SUVs / Crossovers II | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2021 | SET/21 | AGO/21 | SET/20 | % SET 21 | % AGO 21 | VARIAÇÃO SET/AGO | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | JEEP COMPASS | 52860 | 6823 | 6818 | 6042 | 55,15% | 47,45% | 0,07% | 12,93% |
2º | TOYOTA COROLLA CROSS | 23216 | 3050 | 4789 | 0 | 24,65% | 33,33% | -36,31% | - |
3º | VW TAOS | 3652 | 1092 | 1070 | 0 | 8,83% | 7,45% | 2,06% | - |
4º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 2784 | 468 | 412 | 321 | 3,78% | 2,87% | 13,59% | 45,79% |
5º | HYUNDAI IX35 | 2242 | 210 | 293 | 261 | 1,70% | 2,04% | -28,33% | -19,54% |
6º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 1720 | 200 | 277 | 352 | 1,62% | 1,93% | -27,80% | -43,18% |
7º | FORD TERRITORY | 1900 | 126 | 170 | 370 | 1,02% | 1,18% | -25,88% | -65,95% |
8º | KIA SPORTAGE | 970 | 98 | 99 | 149 | 0,79% | 0,69% | -1,01% | -34,23% |
9º | FORD BRONCO SPORT | 678 | 72 | 106 | 0 | 0,58% | 0,74% | -32,08% | - |
10º | PEUGEOT 3008 | 576 | 67 | 64 | 81 | 0,54% | 0,45% | 4,69% | -17,28% |
11º | TOYOTA RAV4 | 693 | 49 | 69 | 321 | 0,40% | 0,48% | -28,99% | -84,74% |
12º | HONDA CR-V | 286 | 44 | 68 | 10 | 0,36% | 0,47% | -35,29% | 340,00% |
13º | HYUNDAI TUCSON | 1414 | 21 | 46 | 233 | 0,17% | 0,32% | -54,35% | -90,99% |
14º | CHEVROLET EQUINOX | 262 | 13 | 9 | 723 | 0,11% | 0,06% | 44,44% | -98,20% |
15º | MITSUBISHI ASX | 167 | 12 | 11 | 65 | 0,10% | 0,08% | 9,09% | -81,54% |
16º | JAC E-JS4 | 11 | 8 | 3 | 0 | 0,06% | 0,02% | 166,67% | - |
17º | JAC T60 | 130 | 8 | 20 | 6 | 0,06% | 0,14% | -60,00% | 33,33% |
18º | SUBARU FORESTER | 171 | 8 | 32 | 36 | 0,06% | 0,22% | -75,00% | -77,78% |
19º | SUBARU XV | 132 | 3 | 14 | 13 | 0,02% | 0,10% | -78,57% | -76,92% |
|
| 93864 | 12372 | 14370 | 8983 | 100% | 100,% | -13,90% | 37,73% |
Ranking dos SUVs grandes mais vendidos em setembro no Brasil
Na faixa superior, o Toyota SW4 (1.155) recuperou a liderança perdida para o Caoa Chery Tiggo 8 (1.063), que no mês anterior havia registrado seu recorde de vendas. Fechando o pódio, o Chevrolet Trailblazer (391) cresceu quase 54% frente a 2020 – todos os três primeiros, aliás, tiveram resultados positivos.
Destaque negativo, o VW Tiguan (162) ficou fora do top 5, em queda de quase 80%. Com todas as 73 unidades através de vendas diretas, o Jeep Commander apareceu pela 1ª vez.
SUVs / Crossovers III | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2021 | SET/21 | AGO/21 | SET/20 | % SET 21 | % AGO 21 | VARIAÇÃO SET/AGO | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | TOYOTA SW4 | 9709 | 1155 | 1212 | 920 | 34,71% | 33,34% | -4,70% | 25,54% |
2º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 7114 | 1063 | 1383 | 330 | 31,94% | 38,05% | -23,14% | 222,12% |
3º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 2606 | 391 | 403 | 254 | 11,75% | 11,09% | -2,98% | 53,94% |
4º | MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT | 2233 | 289 | 279 | 293 | 8,68% | 7,68% | 3,58% | -1,37% |
5º | MITSUBISHI PAJERO | 1763 | 182 | 106 | 214 | 5,47% | 2,92% | 71,70% | -14,95% |
6º | VW TIGUAN | 3152 | 162 | 230 | 739 | 4,87% | 6,33% | -29,57% | -78,08% |
7º | JEEP COMMANDER | 73 | 73 | 0 | 0 | 2,19% | 0,00% | - | - |
8º | JEEP WRANGLER | 125 | 8 | 21 | 13 | 0,24% | 0,58% | -61,90% | -38,46% |
9º | KIA SORENTO | 70 | 5 | 1 | 16 | 0,15% | 0,03% | 400,00% | -68,75% |
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| 26845 | 3328 | 3635 | 2779 | 100,00% | 100,00% | -8,45% | 19,76% |
Observação:
- Considerando comprimento mínimo de 4,60 metros e capacidade para transportar até 7 passageiros como um dos critérios para melhor enquadramento de modelos na classe III, o Caoa Chery Tiggo 8, o Mitsubishi Outlander, o Peugeot 5008 e o VW Tiguan, anteriormente classificados na categoria II, foram reposicionados na faixa superior.
Fonte: Fenabrave