Na década passada era comum algumas marcas chinesas prestarem, digamos, uma homenagem a alguns carros famosos. A prática não está tão em voga mais, mas ainda acontece, como foi o caso ORA Punk Cat, modelo muito parecido com o Fusca. Porém, quando pensamos que não havia mais nada que os chineses não pudessem "homenagear", algo parecido aconteceu no setor de duas rodas.

Dessa vez, foi a vez da Lifan lançar uma moto com cara de outra. E sim, a marca chinesa também é uma das maiores fabricantes de veículos de duas rodas em sua terra natal. Trata-se da KPT 400, aventureira de porte médio que foi apresentado para aquele mercado. Se ela te lembra outra moto famosa, você não está delirando.

Lifan KPT 400
2021 Harley-Davidson Pan America

As linhas retas interligadas a uma carenagem volumosa e quase quadrada lembram muito o visual da Harley-Davidson Pan America. Assim como a moto original, a Lifan KPT 400 tem uma massa visual concentrada na porção superior do chassi. Além disso, traz farol de LED retangular. Não é tão largo quanto o da Harley, mas é possível ver de onde a ideia veio.

Por outro lado, se KPT 400 lembra muito a Pan America no campo visual, entrega sua origem mais humilde em outros lugares. Um deles é na mecânica. A moto da Lifan traz um motor bicilíndrico paralelo com arrefecimento a líquido. Até aí tudo bem, mas tem apenas 400 cm³ de capacidade e entrega somente 43 cv de potência a 9.000 rpm e 3,7 kgfm de torque a 7.500 rpm. Para comparação, a moto da Harley tem motor de 2 cilíndros em V com 1.252 cm³ e 150 cv.

Mas os chineses sabem agregar tecnologia em qualquer produto. A Lifan KPT 400 já traz suspensão dianteira com amortecedor por garfo telescópico invertido ajustável, enquanto as rodas de série são de liga leve. A novidade também conta com painel de instrumentos digital com tela de TFT e conectividade via Bluetooth.

A nova Lifan KPT 400 foi uma das novidades da marca no Shenzhen Moto Expo, salão de motocicletas que está ocorrendo na China. Seu preço anunciado foi de 29.980 yuans, ou cerca de R$ 25.513 na conversão direta. Nos EUA, uma Harley-Davidson Pan America está saindo pelo equivalente a R$ 94 mil.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com