Até então prevista para 2022, a abertura de um novo turno de produção na fábrica de Sorocaba (SP) acaba de ser antecipada pela Toyota. Maior planta da marca no Brasil, a unidade vai começar a operar 24 horas por dia a partir de 29 de novembro e terá quadro ampliado com a chegada de 100 novos funcionários - totalizando 550 contratações diretas. A expectativa é contornar o momento difícil enfrentado pela indústria e atender a demanda existente.

Segundo a empresa, o novo turno deverá incrementar o volume anual de produção em aproximadamente 30%, passando das atuais 122 mil unidades para 158 mil exemplares. O adicional abastecerá principalmente a procura pelo Corolla Cross no mercados brasileiro e em países da região, tendo em vista que o SUV produzido aqui é comercializado em mais de 22 países. A fábrica também é responsável pela produção dos modelos Yaris e Etios - este último apenas para exportação.

Galeria: Fábrica Toyota em Sorocaba

“Desde quando reunimos as condições para realizar o 3º turno em Sorocaba, era nossa intenção começar o quanto antes e fico feliz de fazer esse anúncio nesse momento, ajudando o Brasil a ofertar mais empregos. Estamos todos ansiosos para dar as boas-vindas aos novos colaboradores de Sorocaba que nos ajudarão em nossa missão de produzir carros cada vez melhores”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

O anúncio foi recebido com surpresa e ao mesmo tempo bastante otimismo, dada a situação delicada enfrentada por muitas montadoras no país diante da escassez global de componentes. Recentemente, esta mesma fábrica da Toyota em Sorocaba teve de ser totalmente paralisada em razão da falta de semicondutores. Na ocasião, a marca não teve outra alternativa a não ser conceder férias coletivas entre os dias 18 e 27 de agosto.

Agora com o novo turno e o incremento de 30% na produção, a planta se consolidará como uma das maiores produtoras de veículos eletrificados da América Latina (graças ao volume de versões híbridas do Corolla Cross).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com