Quando pensamos em imprevistos ao volante, sem dúvidas ter um pneu furado é uma das situações mais chatas possíveis para quem dirige. Mas um pneu que não necessita de ar pode evitar que esses imprevistos desagradáveis aconteçam, é o caso deste pneu da Michelin que ilustra a imagem de abertura desta nota – que pode chegar ao mercado daqui a alguns anos.

A primeira vez que a empresa francesa revelou este pneu foi em 2019, quando o conjunto ainda se tratava de um conceito e sendo batizado desde então como Michelin Uptis. O detalhe é que o pneu pode ser o padrão para o futuro, trazendo como principais vantagens a redução nos custos de manutenção e menor impacto ambiental. Mas vale lembrar que a empresa não é a única que está trabalhando num pneu sustentável deste tipo. O bacana é que o canal no youtube Mr. JWW mostrou na prática como esse pneu do futuro funciona.

Galeria: Pneus Michelin Uptis - Bolt EV

Calçado nas rodas de um Mini Cooper SE, o pneu traz banda de rodagem como um pneu convencional. Mas as semelhanças param por aí, pois as laterais são vazadas, sendo possível até ver toda sua estrutura interna. A parte mais curiosa é que a banda de rodagem é sustentada por lâminas resistentes feitas de fibra de vidro e cobertas com borracha, que conseguem manter a estrutura rígida e flexível ao mesmo tempo.

No vídeo, é possível ver que a parte inferior do pneu que toca a via fica mais assentada do que um pneu convencional, dando uma aparência de que está murcho. Porém, é só impressão mesmo, pois o pneu é todo vazado e não conta com qualquer estrutura com ar pressurizado, ou seja, você também não terá a tarefa de calibrar os pneus quando essa novidade chegar na sua garagem. Além disso, o motorista não passará por sustos com um pneu rasgado ou estourado durante uma viagem, por exemplo.

Galeria: Pneus Michelin Uptis

Segundo a Michelin, a sustentabilidade é o foco do projeto deste pneu. A empresa diz que o pneu Uptis necessita de menos matéria prima (borracha) para ser produzido, fora que a estimativa é que ele dure até três vezes mais do que um pneu comum. Por ser mais resistente, as trocas de pneus seriam menos frequentes, o que resultaria em menos material descartado no meio ambiente. Um dos pontos negativos é para quem gosta de trocar as rodas do carro: as rodas de liga-leve originais não podem ser tiradas, caso contrário, toda a estrutura do pneu/roda vai perdeu sua eficácia.

De acordo com estudos, 20% dos pneus produzido todos os anos são jogados fora por conta de deformação da banda de rodagem ou por somente furarem. Com isso, mais de 200 milhões de pneus são descartados por ano, mesmo que a maior parte do pneu esteja em bom estado. O que significa também que muita matéria prima e energia para produção foram desperdiçadas neste tempo.

A empresa francesa fechou uma parceria com a General Motors, que testa os “borrachudos” desde 2019 no elétrico Chevrolet Bolt. A previsão é que o pneu Michelin Uptis seja lançado mundialmente em 2024.

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