Assim como aconteceu com os automóveis, onde o mercado está demandando cada vez mais SUVs, entre as motos têm-se observado um movimento de crescimento nas ofertas de modelos com proposta aventureira, sejam eles de baixa, média ou alta cilindrada.

Por aqui, essa movimentação já pode ser vista no segmento intermediário em modelos como a BMW G 310 GS, Kawasaki Versys-X 300 e a Royal Enfield Himalayan. Já a Husqvarna pode não ser muito conhecida dos brasileiros, mas tem renome na Europa e também está atrás dessa parcela das aventureiras de média cilindrada.

Prova disso é o flagrante visto nas fotos. A moto é claramente uma Husqvarna, mas é pequena demais para ser a futura Norden 901, mas com muita cara de aventureira para se tratar de uma nova geração da Svartpilen 401 ou da KTM 390 Duke. Sim, KTM, pois ambas as marcas são tocadas sob o guarda-chuva da Pierer Mobility.

O que se vê nas imagens é uma moto que se especula na imprensa norte-americana ser uma nova aventureira de entrada da Husqvarna. Alguns nomes cotados são Crossover 401, Norden 401 ou ainda manter uma alcunha atual: Svartpilen 401. Além da nova proposta, a moto também deverá estrear mais coisas.

Uma delas é uma evolução do atual motor "400 cm³" hoje encontrado tanto na Husqvarna Svartpilen 401 quanto na KTM 390 Duke. Ainda deverá ser um monocilíndrico, entregando cerca de 45 cv de potência e 3,7 kgfm de torque, mas será apto a passar nas restritas normas de emissões de poluentes europeias. 

Galeria: Husqvarna Crossover 401 - Flagra

As imagens mostram que a moto flagrada terá itens característicos das aventureiras, como o guidão mais reto e uma postura mais ereta para a condução. Estão lá ainda o característico farol de LED redondo da Husqvarna e pneus de perfil mais agressivo. A moto também deve seguir a tendência de conectividade, contando com painel de instrumentos TFT e Bluetooth.

Veja também:

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com