Este é o novo Volkswagen Jetta 2022. Depois de aproximadamente 3 anos de mercado, a atual geração chega ao facelift de meia-idade com novidades importantes - mas que veremos parcialmente no Brasil. A reestilização chega com a missão de deixar os sedã mais competitivo nos EUA e inclui mudanças no desenho da dianteira, um novo motor 1.5 TSI e mais equipamentos. Deve chegar ao mercado brasileiro em 2022, provavelmente só na versão GLI.

Por fora, as mudanças do novo Jetta 2022 incluem para-choque remodelado, grade revista e faróis de neblina com formato mais verticalizado. No novo Jetta GLI, destaque para detalhes em vermelho, grade com malha exclusiva, escape duplo (agora com saídas maiores) e parte inferior do para-choque com elementos do tipo favo de mel. Na lateral, o contorno das janelas é cromado nas versões padrão e escurecidos nos modelos Sport e GLI. Em todas as versões os faróis e as lanternas são de LED, mas só o GLI tem projetores.

Galeria: Volkswagen Jetta e Jetta GLI 2022

Além disso, há novas opões de cores para a carroceria e rodas redesenhadas para cada versão. A paleta inclui 7 diferentes tonalidades - com destaque para os novos Kings Red Metallic, Oryx White Metallic e Rising Blue Metallic. As rodas são exclusivas em cada acabamento, começando em 16 polegadas no Jetta padrão e alcançando 18 polegadas no esportivo GLI. Se preferir, o cliente do GLI pode escolher entre duas outras opções de desenho, incluindo pintura em preto.

Na cabine, o quadro de instrumentos digital agora é de série, sendo de 8 polegadas no Jetta padrão (embora a VW não tenha divulgado imagens dele) e de 10 polegadas no GLI. A lista de novidades do Jetta 2022 também inclui Wi-Fi a bordo, carregador sem fio para smartphones, conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto e novas opções de revestimento para os bancos. Se o cliente preferir, poderá optar por revestimento em couro preto ou marrom. O GLI tem costuras vermelhas contrastantes em todo o interior e bancos em couro perfurado com forro vermelho.

Os recursos de assistência à condução do pacote IQ.DRIVE estão disponíveis de série a partir da versão intermediária. A lista inclui aviso de colisão dianteira e frenagem de emergência autônoma com monitoramento de pedestres, detector de ponto cego ativo, alerta de tráfego traseiro, assistência de faixa, piloto automático adaptativo (ACC), assistente viagem (direção semi-autônoma) e assistente de emergência.

Volkswagen Jetta GLI 2022
Volkswagen Jetta GLI 2022
Volkswagen Jetta e Jetta GLI 2022

Sob o capô, destaque para o novo motor 1.5 TSI, que chega para substituir o 1.4 TSI usado até então. Já usado no SUV Taos, entrega 160 cv de potência e 25,4 kgfm de torque e pode vir associado ao câmbio manual de 6 marchas ou automático de 8 posições. Apesar dessa mudança nos EUA, dificilmente veremos este motor no Brasil. Se o Jetta voltar a ter versões além da GLI por aqui, a montadora deve apostar no conhecido 1.4 TSI de 150 cv, por já estar adaptado para usar etanol e ser produzido em São Carlos (SP).

Já no modelo GLI, o propulsor é o conhecido 2.0 TSI, que desenvolve 230 cv e 35,7 kgfm de força, que segue sem alterações. O câmbio neste caso pode ser manual de 6 marchas ou automatizado DSG de 7 marchas e dupla embreagem. Ou seja, não teve qualquer alteração em relação ao modelo pré-facelift, sem nenhum novo ajuste na suspensão ou na relação de marchas.

No mercado norte-americano, as vendas do Jetta 2022 serão iniciadas no quarto trimestre deste ano. No Brasil, o lançamento da nova gama não deve demorar para acontecer. Prova disso é que protótipos do modelo reestilizado já foram flagrados em testes por aqui na versão GLI (única vendida aqui). A expectativa é que o modelo produzido no México entre logo no calendário de lançamentos da marca, que inclui ainda a renovação de Polo e Virtus e a estreia do Polo Track, desembarcando por aqui em 2022.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com