Hatches em junho: Chevrolet Onix tem pior desempenho desde 2012

Fiat Argo lidera no mês, enquanto Hyundai HB20 alcançou a 1ª posição no acumulado do ano

Chevrolet Onix LT 1.0 2020 (teste de consumo) Chevrolet Onix LT 1.0 2020 (teste de consumo)

O ano de 2021 está sendo especial para o Mobi. Após registrar seu recorde de vendas em maio, o hatch de entrada da Fiat repetiu a dose em junho, desta vez com 7.529 emplacamentos, e manteve a liderança do segmento com mais de 55% de participação de mercado.

Em melhor momento desde janeiro de 2020 (6.739), o Renault Kwid (6.083) reduziu sua desvantagem, mas ainda segue o rival da Fiat de longe. O Volkswagen up! (15) só não foi o último graças ao aposentado Chevrolet Celta (1), que teve um emplacamento de alguma versão usada.

Hatches Compactos I 

POS. 

MODELO 

JUN/21 

MAI/21 

JUN/20 

% JUN 21 

% MAI 21 

VARIAÇÃO JUN/MAI 

VARIAÇÃO 2021/2020 

 

FIAT MOBI 

7529 

7443 

2631 

55,25% 

60,41% 

1,16% 

186,16% 

 

RENAULT KWID 

6083 

4851 

3547 

44,64% 

39,38% 

25,40% 

71,50% 

 

VW UP! 

15 

26 

789 

0,11% 

0,21% 

-42,31% 

-98,10% 

 

CHEVROLET CELTA 

1 

0 

0 

0,01% 

0,00% 

- 

- 

 

 

13628 

12320 

6967 

100,00% 

100,00% 

10,62% 

95,61% 

Na faixa intermediárias, o Fiat Argo (9.382) triplicou o desempenho de 2020 e manteve a liderança conquistada no mês anterior com mais de 1,7 mil unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20 (7.608). Com crescimento mais discreto do que os dois primeiros, o VW Gol (4.742) completou o pódio bastante tranquilo em relação aos adversários seguintes.

Praticamente estável em relação a maio, o Fiat Uno (2.632) subiu para o 4º lugar ao superar por exatas 100 unidades o Chevrolet Onix (2.532), que não tinha um desempenho tão ruim desde outubro de 2012, quando suas primeiras 242 unidades foram registradas. Vale ressaltar que o campeão de vendas no país desde 2015 está com produção paralisada por falta de peças há vários meses.

Atrás do Toyota Yaris (2.046) e reforçado pelas vendas diretas, o Peugeot 208 (1.738) saltou da 10ª para a 7ª posição com o seu melhor resultado nesta nova geração. Em queda superior a 47%, o VW Polo (1.554) foi superado pelo veterano VW Fox (1.624). Fechando o top 10, o Renault Sandero (1.548) chegou ao 7º mês seguido sem ultrapassar a casa das 2 mil unidades. O Honda Fit (795), por sua vez, sequer atinge mil emplacamentos há 8 meses.

Hatches Compactos II 

POS. 

MODELO 

JUN/21 

MAI/21 

JUN/20 

% JUN 21 

% MAI 21 

VARIAÇÃO JUN/MAI 

VARIAÇÃO 2021/2020 

 

FIAT ARGO 

9382 

10929 

3002 

25,64% 

25,88% 

-14,16% 

212,52% 

 

HYUNDAI HB20 

7608 

7288 

5792 

20,79% 

17,26% 

4,39% 

31,35% 

 

VW GOL 

4742 

6794 

3908 

12,96% 

16,09% 

-30,20% 

21,34% 

 

FIAT UNO 

2632 

2666 

1107 

7,19% 

6,31% 

-1,28% 

137,76% 

 

CHEVROLET ONIX 

2532 

3820 

6232 

6,92% 

9,05% 

-33,72% 

-59,37% 

 

TOYOTA YARIS 

2046 

2176 

1242 

5,59% 

5,15% 

-5,97% 

64,73% 

 

PEUGEOT 208 

1738 

1141 

175 

4,75% 

2,70% 

52,32% 

893,14% 

 

VW FOX 

1624 

2403 

957 

4,44% 

5,69% 

-32,42% 

69,70% 

 

VW POLO 

1554 

2093 

2954 

4,25% 

4,96% 

-25,75% 

-47,39% 

10º 

RENAULT SANDERO 

1548 

1309 

1362 

4,23% 

3,10% 

18,26% 

13,66% 

11º 

HONDA FIT 

795 

756 

1204 

2,17% 

1,79% 

5,16% 

-33,97% 

12º 

FORD KA 

370 

753 

3403 

1,01% 

1,78% 

-50,86% 

-89,13% 

13º 

TOYOTA ETIOS HATCH 

14 

83 

750 

0,04% 

0,20% 

-83,13% 

-98,13% 

14º 

KIA RIO 

8 

12 

25 

0,02% 

0,03% 

-33,33% 

-68,00% 

15º 

FIAT PALIO 

2 

0 

0 

0,01% 

0,00% 

- 

- 

16º 

FORD FIESTA 

2 

0 

0 

0,01% 

0,00% 

- 

- 

17º 

NISSAN MARCH 

1 

2 

208 

0,00% 

0,00% 

-50,00% 

-99,52% 

 

 

36598 

42225 

32321 

100,00% 

100,00% 

-13,33% 

13,23% 

Na disputa entre modelos mais sofisticados, o líder Chevrolet Cruze Sport6 (110) perdeu quase ¾ de seus compradores do ano passado e viu cair para apenas 32 unidades sua vantagem sobre um Mini (78) que também teve números negativos. A surpresa do mês ficou por conta do recorde de vendas do Chevrolet Bolt (43), terceiro colocado.

Hatches Premium 

POS. 

MODELO 

JUN/21 

MAI/21 

JUN/20 

% JUN 21 

% MAI 21 

VARIAÇÃO JUN/MAI 

VARIAÇÃO 2021/2020 

 

CHEVROLET CRUZE SPORT6 

110 

88 

394 

40,59% 

44,22% 

25,00% 

-72,08% 

 

MINI COOPER/CLUBMAN/JCW/ELECTRIC 

78 

46 

114 

28,78% 

23,12% 

69,57% 

-31,58% 

 

CHEVROLET BOLT 

43 

17 

13 

15,87% 

8,54% 

152,94% 

230,77% 

 

BMW i3 

12 

5 

8 

4,43% 

2,51% 

140,00% 

50,00% 

 

MERCEDES-BENZ CLASSE A 

11 

20 

29 

4,06% 

10,05% 

-45,00% 

-62,07% 

 

BMW SÉRIE 1 

7 

4 

14 

2,58% 

2,01% 

75,00% 

-50,00% 

 

NISSAN LEAF 

7 

2 

8 

2,58% 

1,01% 

250,00% 

-12,50% 

 

RENAULT ZOE 

2 

16 

5 

0,74% 

8,04% 

-87,50% 

-60,00% 

 

AUDI A3 

1 

1 

24 

0,37% 

0,50% 

0,00% 

-95,83% 

 

 

271 

199 

609 

100,00% 

100,00% 

36,18% 

-55,50% 

NO 1º SEMESTRE

Segmento mais representativo do mercado brasileiro até o ano passado, os hatches foram superados pelos SUVs pela 1ª vez neste 1º semestre, com 39,1% de participação no volume total, contra 39,36% dos modelos maiores. No total, os 318.350 hatches emplacados representaram um crescimento de apenas 10,15% frente a 2020 – o mercado avançou quase 32%. 

Entre os modelos de entrada, troca de líder: preferido há um ano com mais de 6 mil unidades à frente do rival, o Renault Kwid (29.187) desta vez foi superado pelo Fiat Mobi (39.357) – que avançou mais de 130% - por uma diferença superior a 10 mil. Terceiro e descontinuado pela VW, o up! ficou abaixo das 2 mil unidades (1.961).

Hatches Compactos I 

POS. 

MODELO 

TOTAL 2021 

% 2021 

TOTAL 2020 

% 2020 

% VARIAÇÃO 2021/2020 

 

FIAT MOBI 

39357 

55,82% 

17077 

38,14% 

130,47% 

 

RENAULT KWID 

29187 

41,40% 

23648 

52,81% 

23,42% 

 

VW UP! 

1961 

2,78% 

4033 

9,01% 

-51,38% 

 

CHERY QQ 

1 

0,00% 

21 

0,05% 

-95,24% 

 

CHEVROLET CELTA 

1 

0,00% 

0 

0,00% 

- 

 

FIAT 500 

1 

0,00% 

1 

0,00% 

0,00% 

 

 

70508 

100,00% 

44780 

100,00% 

57,45% 

Na faixa mais representativa, as mudanças foram ainda maiores: prejudicado pela interrupção da produção em Gravataí, o Chevrolet Onix (41.511) perdeu quase 1/3 de seus compradores e foi superado pelo Hyundai HB20 (45.410) e pelo Fiat Argo (41.926) – no caso deste último, apenas nos últimos dias de junho. Ainda é impossível apontar com segurança quem vai terminar 2021 à frente.

Ainda mostrando fôlego, o VW Gol (36.971) manteve a 4ª posição de 2020 com mais do que o dobro dos registros do Fiat Uno (15.340), que saltou da 11ª para a 5ª colocação. Próximo de sua 1ª reestilização, o VW Polo (14.254) recuou mais de 30% e viu cair para 2 mil unidades sua vantagem sobre o Toyota Yaris (12.253). Com linha 2022 recém-lançada, o VW Fox (11.366) emplacou aproximadamente 3 mil unidades a mais do que há um ano.

Descontinuado pela Ford em janeiro, o Ka ainda conquistou 8.230 consumidores e ficou à frente de um Renault Sandero (7.866) que segue o caminho dos coadjuvantes após vários anos entre os primeiros. Turbinado pelo desempenho de junho, o Peugeot 208 (6.054) ultrapassou a média de mil unidades mensais.

Ameaçado de descontinuidade, o Honda Fit recuou mais de 37% e sequer chegou às 4 mil unidades (3.951). Aposentado oficialmente pela Toyota há poucos meses, o Etios Hatch emplacou apenas 1.087 unidades e só não foi o lanterna graças às 158 unidades do Kia Rio – que segue um absoluto desconhecido do mercado – e a modelos já fora de linha. Em seu último ano com a configuração atual, o Citroën C3 registrou apenas 36 unidades.

Hatches Compactos II 

POS. 

MODELO 

TOTAL 2021 

% 2021 

TOTAL 2020 

% 2020 

% VARIAÇÃO 2021/2020 

 

HYUNDAI HB20 

45410 

18,42% 

32843 

13,60% 

38,26% 

 

FIAT ARGO 

41926 

17,01% 

22726 

9,41% 

84,48% 

 

CHEVROLET ONIX 

41511 

16,84% 

60263 

24,96% 

-31,12% 

 

VW GOL 

36971 

15,00% 

24827 

10,28% 

48,91% 

 

FIAT UNO 

15340 

6,22% 

5561 

2,30% 

175,85% 

 

VW POLO 

14254 

5,78% 

20468 

8,48% 

-30,36% 

 

TOYOTA YARIS 

12253 

4,97% 

9008 

3,73% 

36,02% 

 

VW FOX 

11366 

4,61% 

8321 

3,45% 

36,59% 

 

FORD KA 

8230 

3,34% 

29581 

12,25% 

-72,18% 

10º 

RENAULT SANDERO 

7866 

3,19% 

13196 

5,47% 

-40,39% 

11º 

PEUGEOT 208 

6054 

2,46% 

917 

0,38% 

560,20% 

12º 

HONDA FIT 

3951 

1,60% 

6289 

2,61% 

-37,18% 

13º 

TOYOTA ETIOS HATCH 

1087 

0,44% 

4815 

1,99% 

-77,42% 

14º 

KIA RIO 

158 

0,06% 

151 

0,06% 

4,64% 

15º 

NISSAN MARCH 

62 

0,03% 

1940 

0,80% 

-96,80% 

16º 

CITROËN C3 

36 

0,01% 

498 

0,21% 

-92,77% 

17º 

FIAT PALIO 

7 

0,00% 

2 

0,00% 

250,00% 

18º 

FORD FIESTA 

3 

0,00% 

13 

0,01% 

-76,92% 

19º 

CHEVROLET AGILE 

1 

0,00% 

0 

0,00% 

- 

20º 

FIAT PUNTO 

1 

0,00% 

1 

0,00% 

0,00% 

 

 

246487 

100,00% 

241420 

100,00% 

2,10% 

Os hatches premium, por sua vez, perderam mais da metade dos já poucos compradores do ano passado. O líder Chevrolet Cruze Sport6 sequer chegou às 700 unidades (660). No ranking, aliás, apenas 3 modelos tiveram números positivos: BMW i3 (86, +196,6%), Nissan Leaf (37, +184,6%) e Renault Zoe (32, +52,4%). Curiosamente, todos eles elétricos. Será este o futuro do segmento?

Hatches Premium 

POS. 

MODELO 

TOTAL 2021 

% 2021 

TOTAL 2020 

% 2020 

% VARIAÇÃO 2021/2020 

 

CHEVROLET CRUZE SPORT6 

660 

48,71% 

1886 

67,26% 

-65,01% 

 

MINI COOPER/CLUBMAN/JCW/ELECTRIC 

321 

23,69% 

430 

15,34% 

-25,35% 

 

BMW i3 

86 

6,35% 

29 

1,03% 

196,55% 

 

CHEVROLET BOLT 

79 

5,83% 

82 

2,92% 

-3,66% 

 

MERCEDES-BENZ CLASSE A 

74 

5,46% 

127 

4,53% 

-41,73% 

 

AUDI A3 

39 

2,88% 

86 

3,07% 

-54,65% 

 

NISSAN LEAF 

37 

2,73% 

13 

0,46% 

184,62% 

 

RENAULT ZOE 

32 

2,36% 

21 

0,75% 

52,38% 

 

BMW SÉRIE 1 

16 

1,18% 

89 

3,17% 

-82,02% 

10º 

VW FUSCA 

7 

0,52% 

19 

0,68% 

-63,16% 

11º 

VW GOLF 

4 

0,30% 

22 

0,78% 

-81,82% 

 

 

1355 

100,00% 

2804 

100,00% 

-51,68% 

Fonte: Fenabrave 

Ouça o podcast do Motor1.com:

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com