Segmento mais aquecido do mercado brasileiro, os SUVs e crossovers compactos tiveram quase 35 mil unidades emplacadas em junho. A Jeep teve grande impacto neste resultado: com 7.504 unidades, seu melhor desempenho em 2021, o Renegade respondeu por quase 22% deste total e aumentou ainda mais a vantagem sobre os adversários.
O Hyundai Creta, com 5.902 unidades, manteve-se como vice-líder – os dois modelos cresceram acima de 80% frente a 2020. Já a disputa pelo 3º lugar foi apertada: em baixa de quase 40%, o Volkswagen T-Cross ficou à frente do Nissan Kicks por apenas 68 unidades (3.318 x 3.250). Exatamente um ano após seus primeiros emplacamentos, o VW Nivus (2.823) completou o top 5.
Aproximadamente 300 unidades separaram o 6º do 8º colocado, com o Honda HR-V (2.469) à frente do Renault Duster (2.353) e do Citroën C4 Cactus (2.151), que jamais havia vendido tanto desde seu lançamento em 2018. O Tracker (990), por sua vez, foi o destaque negativo: com estoques reduzidos por conta da produção paralisada até agosto, o Chevrolet teve seu resultado mais fraco nesta nova geração e por muito pouco não perdeu a 9ª posição para o Caoa Chery Tiggo 5X (967).
Em alta superior a 140%, o Peugeot 2008 (830) não tinha um mês tão bom desde novembro de 2018 (857). Às vésperas de ganhar reestilização e novo motor turbo, o Renault Captur sequer chegou a 500 unidades (495). O mês ainda marcou a estreia do Caoa Chery Tiggo 3X, mas o desempenho não foi animador: foram apenas 189 emplacamentos, 300 a menos do que o Tiggo 2, seu irmão “mais velho”.
SUVs / Crossovers I |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/21 |
MAI/21 |
JUN/20 |
% JUN 21 |
% MAI 21 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
JEEP RENEGADE |
7504 |
7360 |
4091 |
21,56% |
17,56% |
1,96% |
83,43% |
2º |
HYUNDAI CRETA |
5902 |
6983 |
3277 |
16,96% |
16,66% |
-15,48% |
80,10% |
3º |
VW T-CROSS |
3318 |
5486 |
5463 |
9,54% |
13,09% |
-39,52% |
-39,26% |
4º |
NISSAN KICKS |
3250 |
2879 |
2334 |
9,34% |
6,87% |
12,89% |
39,25% |
5º |
VW NIVUS |
2823 |
2836 |
36 |
8,11% |
6,77% |
-0,46% |
7741,67% |
6º |
HONDA HR-V |
2469 |
3095 |
2477 |
7,10% |
7,38% |
-20,23% |
-0,32% |
7º |
RENAULT DUSTER |
2353 |
2588 |
1921 |
6,76% |
6,17% |
-9,08% |
22,49% |
8º |
CITROËN C4 CACTUS |
2151 |
1500 |
946 |
6,18% |
3,58% |
43,40% |
127,38% |
9º |
CHEVROLET TRACKER |
990 |
4717 |
4075 |
2,84% |
11,25% |
-79,01% |
-75,71% |
10º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
967 |
1133 |
452 |
2,78% |
2,70% |
-14,65% |
113,94% |
11º |
PEUGEOT 2008 |
830 |
781 |
344 |
2,39% |
1,86% |
6,27% |
141,28% |
12º |
HONDA WR-V |
588 |
963 |
669 |
1,69% |
2,30% |
-38,94% |
-12,11% |
13º |
RENAULT CAPTUR |
495 |
549 |
1366 |
1,42% |
1,31% |
-9,84% |
-63,76% |
14º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
489 |
563 |
431 |
1,41% |
1,34% |
-13,14% |
13,46% |
15º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
189 |
0 |
0 |
0,54% |
0,00% |
- |
- |
16º |
TROLLER T4 / TX4 |
153 |
142 |
28 |
0,44% |
0,34% |
7,75% |
446,43% |
17º |
FORD ECOSPORT |
92 |
176 |
1737 |
0,26% |
0,42% |
-47,73% |
-94,70% |
18º |
SUZUKI JIMNY |
78 |
68 |
86 |
0,22% |
0,16% |
14,71% |
-9,30% |
19º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
61 |
44 |
55 |
0,18% |
0,10% |
38,64% |
10,91% |
20º |
JAC T40 |
41 |
23 |
13 |
0,12% |
0,05% |
78,26% |
215,38% |
21º |
SUZUKI VITARA |
32 |
19 |
23 |
0,09% |
0,05% |
68,42% |
39,13% |
22º |
JAC T50 / T5 |
16 |
9 |
4 |
0,05% |
0,02% |
77,78% |
300,00% |
23º |
LIFAN X60 |
4 |
1 |
0 |
0,01% |
0,00% |
300,00% |
- |
24º |
SUZUKI SCROSS |
3 |
4 |
10 |
0,01% |
0,01% |
-25,00% |
-70,00% |
|
|
34798 |
41919 |
29838 |
100,00% |
100,00% |
-16,99% |
16,62% |
NO 1º SEMESTRE
Dos 1.006.685 veículos emplacados no país entre janeiro e junho, quase ¼ (233.297) foram de SUVs e crossovers compactos, o que mostra de maneira inequívoca a importância do segmento para as montadoras. Num ranking em que 25 modelos tiveram pelo menos 1 unidade registrada, nada menos do que 18 tiveram números melhores do que há um ano.
O Renegade, com 40.608 unidades, se manteve à frente, mas desta vez com vantagem ainda maior do que em 2020 – o adversário mais próximo foi o Hyundai Creta (33.495), cerca de 7 mil unidades atrás. Se ainda não dá para cravar quem será o líder em dezembro, ao menos o Jeep já assegura uma margem confortável para isso.
Preferido no final do ano passado, o VW T-Cross (29.179) desta vez tem uma missão bem mais complicada para repetir a dose. Com um crescimento superior a 140%, o Chevrolet Tracker (27.129) só não foi melhor porque está sofrendo com redução de estoques por falta de peças na fábrica. Numa batalha acirrada pelo 5º lugar, o VW Nivus (19.935) levou a melhor sobre o renovado Kicks (19.169).
Com nova geração já apresentada no exterior e prevista para 2022 por aqui, o Honda HR-V (18.746) ainda mostrou fôlego e ficou a menos de 500 unidades do Nissan. Confortável na 8ª posição, o Duster (12.951) cresceu quase 90% no período. Com crescimentos menores do que o Renault, Citroën C4 Cactus (7.302) e Caoa Chery Tiggo 5X (5.517) completaram o top 10.
O destaque negativo do 1º semestre veio da Renault: com apenas 3.490 unidades, o Captur perdeu quase 1/3 de seus compradores e ficou atrás do Honda WR-V (5.007). Em seu último ano de mercado – a produção foi encerrada em janeiro -, o pioneiro Ford Ecosport ainda conquistou a preferência de 2.924 consumidores.
SUVs / Crossovers I |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
JEEP RENEGADE |
40608 |
17,41% |
20709 |
14,92% |
96,09% |
2º |
HYUNDAI CRETA |
33495 |
14,36% |
16695 |
12,02% |
100,63% |
3º |
VW T-CROSS |
29179 |
12,51% |
20595 |
14,83% |
41,68% |
4º |
CHEVROLET TRACKER |
27129 |
11,63% |
11234 |
8,09% |
141,49% |
5º |
VW NIVUS |
19935 |
8,54% |
36 |
0,03% |
55275,00% |
6º |
NISSAN KICKS |
19169 |
8,22% |
16260 |
11,71% |
17,89% |
7º |
HONDA HR-V |
18746 |
8,04% |
13050 |
9,40% |
43,65% |
8º |
RENAULT DUSTER |
12951 |
5,55% |
6839 |
4,93% |
89,37% |
9º |
CITROËN C4 CACTUS |
7302 |
3,13% |
4951 |
3,57% |
47,49% |
10º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
5517 |
2,36% |
3958 |
2,85% |
39,39% |
11º |
HONDA WR-V |
5007 |
2,15% |
4009 |
2,89% |
24,89% |
12º |
RENAULT CAPTUR |
3490 |
1,50% |
5094 |
3,67% |
-31,49% |
13º |
PEUGEOT 2008 |
3417 |
1,46% |
1924 |
1,39% |
77,60% |
14º |
FORD ECOSPORT |
2924 |
1,25% |
9895 |
7,13% |
-70,45% |
15º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
2477 |
1,06% |
1896 |
1,37% |
30,64% |
16º |
TROLLER T4 / TX4 |
596 |
0,26% |
388 |
0,28% |
53,61% |
17º |
SUZUKI JIMNY |
365 |
0,16% |
467 |
0,34% |
-21,84% |
18º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
319 |
0,14% |
308 |
0,22% |
3,57% |
19º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
189 |
0,08% |
0 |
0,00% |
- |
20º |
JAC T40 |
180 |
0,08% |
179 |
0,13% |
0,56% |
21º |
SUZUKI VITARA |
166 |
0,07% |
213 |
0,15% |
-22,07% |
22º |
JAC T50 / T5 |
74 |
0,03% |
67 |
0,05% |
10,45% |
23º |
SUZUKI SCROSS |
55 |
0,02% |
57 |
0,04% |
-3,51% |
24º |
LIFAN X60 |
6 |
0,00% |
5 |
0,00% |
20,00% |
25º |
KIA SOUL |
1 |
0,00% |
13 |
0,01% |
-92,31% |
|
|
233297 |
100,00% |
138842 |
100,00% |
68,03% |
Fonte: Fenabrave
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Avaliação Jeep Renegade Longitude Night Eagle 2025: antigo protagonista
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Desconto para PCD: os SUVs que você pode comprar com as isenções
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Jeep Renegade Willys tem R$ 19.799 de desconto no preço para CNPJ