Após paralisar a produção de Chevrolet Onix e Onix Plus em Gravataí (RS) até junho, agora será a vez da fábrica em São Caetano do Sul (SP), responsável por Tracker, Onix Joy, Onix Plus Joy e Spin. A fabricante anunciou a decisão aos funcionários e confirmou em nota enviada à imprensa. A justificativa seria a falta de peças e para inicar a preparação para montar uma nova picape no complexo, prevista para o ano que vem e que ficará abaixo da S10.

De acordo com o Broadcast Estadão, que foi o primeiro a publicar a informação, a produção de São Caetano do Sul começará a paralisação a partir da segunda-feira (31), quando parte do turno noturno irá parar, com exceção da funilaria e pintura. Depois disso, o complexo terá sua produção suspensa por completo no dia 21 de junho, com previsão de volta para 2 de agosto.

Galeria: Fábrica Chevrolet São Caetano do Sul (SP)

Em nota, a General Motors confirma que fará a paralisação:

“Conforme anunciamos recentemente, a fábrica da GM em São Caetano do Sul (SP) vai começar a ser preparada para receber um novo produto que completará a linha de picapes Chevrolet no futuro, dentro do novo plano de investimentos de R$ 10 bilhões. As readequações necessárias na linha de montagem, decorrentes deste processo, vão impactar temporariamente a produção. Considerando a dinâmica dos impactos da pandemia na cadeia de suprimentos, que permanece, e o objetivo de manter empregos, estamos negociando com sindicato medidas de suspensão temporária do contrato de trabalho.”

A falta de semicondutores tem afetado muito as fabricantes, em especial a Chevrolet. Onix e Onix Plus, feitos em Gravataí, seguem com a produção suspensa por conta deste desabastecimento de peças e tinha previsão prevista para junho. O sindicato local diz que o retorno foi adiado para 19 de julho. O complexo em São José dos Campos (SP), que faz S10 e Trailblazer, também tiveram o ritmo de produção reduzido para apenas um turno, retornando agora para montar a linha 2022 da picape.

Nova Montana?

Galeria: Chevrolet Montana 2023 - Projeção

Um dos motivos para a paralisação da fábrica é a adequação da linha de montagem para um novo modelo, uma picape que ficará posicionada abaixo da S10. A Chevrolet já confirmou que usará a plataforma de Onix, Onix Plus e Tracker, indicando que será uma picape monobloco ao estilo da Fiat Toro. O lançamento é previsto somente para 2023 e irá substituir a Montana, que teve a produção encerrada.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com