A Honda estima que seus veículos elétricos e a bateria respondam por 40% de suas vendas anuais pela América do Norte até 2030, com esta porcentagem dobrando em 2035 e posteriormente se tornando zero emissões antes de 2040. Para chegar lá, a empresa se associou à General Motors para utilizar sua plataforma e baterias Ultium para lançar uma série de veículos que pretendem substituir os motores a combustão.

O primeiro deles estará à venda no início de 2024 com a forma de um SUV chamado "Prologue". As fotos e vídeo lançados hoje é sobre o nome do veículo, mas sem mostrar o design. A divisão de luxo da Honda, Acura, também lançará seu próprio SUV elétrico na mesma plataforma da GM no mesmo ano.

Esta notícia chega poucos dias após a Honda anunciar planos de descontinuar o Clarity Fuel Cell e o Plug-in Hybrid, encerrando a produção dos dois sedãs em agosto. No Brasil, o presidente da Honda South America anunciou que a marca fará uma renovação em seu portfólio, e prepara o corte de alguns modelos vendidos por aqui.

Além da parceria com a GM, a montadora japonesa está trabalhando em sua própria plataforma para veículos elétricos, que deve chegar na segunda metade da década. É conhecida como "e: Architecture" e fará sua estreia no mercado norte-americano antes de ser introduzida em outras regiões.

Enquanto isso, o SUV elétrico Prologue divulgado aqui visa oferecer a "excelente funcionalidade e pacote de equipamentos que é esperado da Honda", de acordo com Dave Gardner, vice-presidente executivo da Honda América; e acrescenta que o modelo "sinaliza o papel que será desempenhado no futuro da linha zero emissões".

De acordo com uma reportagem do Automotive News no início do ano, acredita-se que o SUV elétrico da Honda será menor do que o Acura, mas ainda não há nada oficial. Os rumores também afirmam que a versão elétrica do Honda poderia ser montada pela GM em Ramos Arizpe, no México, enquanto o Acura seria feito em Spring Hill, no estado americano do Tennessee.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com