Novidade será o primeiro lançamento da recém-anunciada submarca exclusiva de elétricas da empresa norte-americana

Ainda em maio, a Harley-Davidson anunciou que as motos que levam a sua marca permaneceriam movidas por motores a combustão, uma vez que a empresa havia criado uma nova divisão exclusiva para motos elétricas. LiveWire foi o nome escolhido, reaproveitando o que foi utilizado pela única motocicleta movida por baterias da Harley.

A empresa já tinha confirmado que o primeiro lançamento da LiveWire ocorreria em julho, mas as informações a seu respeito ainda eram escassas. No entanto, a Harley-Davidson, por meio da nova divisão, precisou enviar algumas informações de homologação para a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), que opera como uma espécie de Denatran nos EUA.

Galeria: Harley-Davidson LiveWire

A partir dos formulários que foram entregues ao órgão administrativo daquele país, já se pode deduzir alguns dos detalhes a respeito da primeira moto da LiveWire. O projeto foi homologado nos EUA sob o código LW1. As letras deixam claro ser uma abreviação de LiveWire, mas o número é a chave do mistério.

A primeira moto lançada pela Harley-Davidson em sua história se chamava Model 1. A mesma estratégia foi utilizada com a divisão de bicicletas elétricas da empresa, a Serial 1. Sendo assim, acredita-se que a nova moto elétrica será chamada de LiveWire One (um, em inglês). Mas o nome não foi a única coisa que apareceu nos registros.

Os formulários entregues ao NHTSA também afirmavam que a LiveWire One deverá entregar 102 cv de potência, exatamente o mesmo número da Harley-Davidson LiveWire atual. Tudo isso levaria a crer que a empresa simplesmente daria uma repaginada na atual moto, usando os logotipos da nova divisão da marca.

Harley-Davidson LiveWire
Harley-Davidson LiveWire

No entanto, os arquivos que chegaram ao NHTSA confirmaram que, enquanto a Harley-Davidson LiveWire é tratada internamente pela fábrica com o código “XA”, a LiveWire One recebe um código diferente: “XB”. Sendo assim, ainda é possível que a novidade seja relativamente diferente da moto que deu origem ao nome da nova marca.

A questão por enquanto é a data de lançamento da LiveWire One. Enquanto a Harley-Davidson havia programado a apresentação para 8 julho, com o público podendo conferir a moto de perto no dia seguinte na Califórnia, o local físico deve mudar. O lançamento ocorreria no anfiteatro FivePoint, em Irvine (EUA). No entanto, a agenda do local mostra que apenas eventos musicais estão programados para as datas mencionadas pela Harley.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com