Hyundai Alcazar: novo Creta vira SUV de 7 lugares e pode chegar ao Brasil

SUV estreia na Índia com aspiração global e terá motores 1.5, 1.4 turbo e 2.0

Hyundai Alcazar 2021 Hyundai Alcazar 2021

Agora oficialmente, este é o novo Hyundai Alcazar. Após tanto tempo de espera, rumores e inúmeros flagras dos protótipos, o novo SUV é basicamente a nova geração do Creta com capacidade para até 7 pessoas. É a mesma receita utilizada pela marca com o Santa Fe e o Veracruz. Embora tenha estreado a Índia, o novo SUV de 7 lugares tem pretensões globais.

Por usar o novo Creta como sua base, o Hyundai Alcazar é muito próximo do SUV de 5 lugares. A plataforma foi alongada para ter um entre-eixos de 2,76 metros, o que são 15 cm mais do que no novo Creta. Esta mudança, junto com o balanço traseiro mais longo, foi feita para acomodar melhor a terceira fileira de assentos. Outra alteração está na carroceria, com a linha do teto sem a queda acentuada no irmão menor, tudo para melhorar o espaço para os ocupantes dos últimos bancos.

A apresentação foi bem limitada sem a divulgação de informações detalhadas. Por exemplo, sabemos o entre-eixos, mas não a medida total do SUV. Temos fotos da frente e lateral, porém nenhuma da traseira ou do interior. A única forma de ver estes ângulos é pelos esboços divulgados anteriormente nos teasers.

O design básico do Alcazar é o mesmo do novo Creta, com pequenas mudanças para ajudar a distinguir os dois carros nas ruas. A grade, por exemplo, descarta as barras horizontais para adotar um estilo pontilhado, além de receber uma extensão que vai até os faróis e inclui também uma linha cromada que sai da borda da entrada de ar. Falando nos faróis, eles seguem o estilo dividido, com a parte superior usando apenas um fino LED para iluminação diurna. As luzes de neblina também foram alteradas, ficando maiores.

Como não temos fotos oficiais da traseira, apenas uma imagem da lateral, vemos nos teaser que o Alcazar adota lanternas com um novo formato, consideravelmente mais finas do que no Creta. A tampa do porta-malas está ligeiramente mais reta por conta do teto ter sido alongado. Ainda podemos ver as novas rodas de 18”, enquanto o Creta utiliza 17”.

O novo Hyundai Alcazar será vendido em duas configurações. A primeira será a de 7 lugares como conhecemos, colocando a terceira fileira atrás onde cabem duas pessoas e que é mais voltado para crianças – ou adultos em viagens bem curtas pelo aperto. Por um custo adicional será possível trocar a segunda fileira, adotando um esquema com somente dois bancos na parte central com um segundo console central, que trará até carregador wireless para smartphones, reduzindo assim a capacidade para 6 ocupantes. Nos dois casos, a Hyundai diz que colocou um sistema que basta apertar um botão para dobrar os bancos da segunda fileira, ajudando no acesso à terceira fila.

Trará uma série de opções para a motorização, começando com o 1.5 de 115 cv e o 1.4 turbo de 140 cv usados pelo Creta indiano. Terá uma novidade com a adoção do 2.0 do Elantra, entregando 159 cv e que, segundo a marca, permitirá que acelere de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. Ainda terá o 1.5 turbodiesel de 115 cv. Em todos os casos, as transmissões serão a manual ou automática, ambas de 6 marchas.

Na lista de equipamentos, o Alcazar promete vir com tudo o que se espera de um SUV compacto, com sistema multimídia de 10,25”, teto solar panorâmico, painel de instrumentos digital, câmera 360°, ar-condicionado automático e mais. A marca não divulgou todos os items, falando apenas dos destaques.

Neste primeiro momento, o Hyundai Alcazar estreia somente na Índia, onde foi desenvolvido. No entanto, a marca sul-coreana já declarou que trata-se de um modelo global, então podemos esperar por um lançamento em todos os mercados que tenham a nova geração do Creta. Por usar a mesma plataforma e motores, seria fácil para a Hyundai montá-lo na fábrica em Piracicaba (SP), mas, até agora, a marca faz silêncio sobre a possibilidade de vender o SUV de 7 lugares por aqui. Enquanto isso, aguardamos a chegada do novo Creta, esperada para o 2º semestre deste ano.

Ouça o podcast do Motor1.com:

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com