Não é a primeira vez que o novo Hyundai Creta 2022 aparece em testes no Brasil. Mas é a primeira vez que temos alguns detalhes com fotos melhores, podendo adiantar algumas especificações do carro que será lançado no fim do ano O flagra, feito pelo jornalista Renato Maia do canal Falando de Carro, ainda esconde boa parte da carroceria sob a lona, porém já revela outros pontos. 

Segundo o próprio Maia, a camuflagem não esconde que as lanternas são as mesmas do modelo apresentado no exterior, com iluminação em LEDs em boa parte - as setas são halógenas. Na dianteira, o farol segue repartido, com DRL em LEDs na parte superior. As rodas são de 17" e, a julgar pela ausência dos faróis principais em LEDs, esta deve ser uma versão intermediária. 

Outros detalhes foram percebidos nessa unidade: os freios a disco nas 4 rodas parecem ser uma das novidades desta nova geração do SUV compacto, que hoje usa um sistema a tambor no eixo traseiro. Ainda na parte de segurança, uma câmera na parte superior do para-brisa indica um sistema de frenagem automática de emergência, pelo menos, como no HB20. O hatch deve emprestar também o alerta de saída de faixas ao Creta. Teto-solar deve aparecer ao menos nas versões mais caras. 

O novo Hyundai Creta 2022 deve também trazer, do HB20, o motor 1.0 turbo de 120 cv no lugar do 1.6 aspirado. Ainda é nebuloso se a marca coreana substituirá o 2.0 aspirado por algum motor turbo disponível no exterior, como o 1.4 turbo de 140 cv e 24,7 kgfm de torque. A transmissão deve seguir a atual automática de 6 marchas.

O lançamento deve acontecer ainda em 2021, no último trimestre. A produção seguirá em Piracicaba (SP), ao lado do HB20, HB20S e HB20X. A nova geração chegará em bom momento, uma vez que a atual já sente o peso da idade diante das novidades como o Chevrolet Tracker, além dos lançamentos que virão em breve como o Kicks renovado e o Renegade turboflex.

Galeria: Flagra: Hyundai Creta 2022 (BR)

Envie seu flagra! flagra@motor1.com