SUV estreia na Índia com aspiração global e terá motores 1.5, 1.4 turbo e 2.0

Agora oficialmente, este é o novo Hyundai Alcazar. Após tanto tempo de espera, rumores e inúmeros flagras dos protótipos, o novo SUV é basicamente a nova geração do Creta com capacidade para até 7 pessoas. É a mesma receita utilizada pela marca com o Santa Fe e o Veracruz. Embora tenha estreado a Índia, o novo SUV de 7 lugares tem pretensões globais.

Por usar o novo Creta como sua base, o Hyundai Alcazar é muito próximo do SUV de 5 lugares. A plataforma foi alongada para ter um entre-eixos de 2,76 metros, o que são 15 cm mais do que no novo Creta. Esta mudança, junto com o balanço traseiro mais longo, foi feita para acomodar melhor a terceira fileira de assentos. Outra alteração está na carroceria, com a linha do teto sem a queda acentuada no irmão menor, tudo para melhorar o espaço para os ocupantes dos últimos bancos.

Galeria: Hyundai Alcazar 2021

A apresentação foi bem limitada sem a divulgação de informações detalhadas. Por exemplo, sabemos o entre-eixos, mas não a medida total do SUV. Temos fotos da frente e lateral, porém nenhuma da traseira ou do interior. A única forma de ver estes ângulos é pelos esboços divulgados anteriormente nos teasers.

O design básico do Alcazar é o mesmo do novo Creta, com pequenas mudanças para ajudar a distinguir os dois carros nas ruas. A grade, por exemplo, descarta as barras horizontais para adotar um estilo pontilhado, além de receber uma extensão que vai até os faróis e inclui também uma linha cromada que sai da borda da entrada de ar. Falando nos faróis, eles seguem o estilo dividido, com a parte superior usando apenas um fino LED para iluminação diurna. As luzes de neblina também foram alteradas, ficando maiores.

Hyundai Alcazar 2021
Hyundai Alcazar - Teasers

Como não temos fotos oficiais da traseira, apenas uma imagem da lateral, vemos nos teaser que o Alcazar adota lanternas com um novo formato, consideravelmente mais finas do que no Creta. A tampa do porta-malas está ligeiramente mais reta por conta do teto ter sido alongado. Ainda podemos ver as novas rodas de 18”, enquanto o Creta utiliza 17”.

O novo Hyundai Alcazar será vendido em duas configurações. A primeira será a de 7 lugares como conhecemos, colocando a terceira fileira atrás onde cabem duas pessoas e que é mais voltado para crianças – ou adultos em viagens bem curtas pelo aperto. Por um custo adicional será possível trocar a segunda fileira, adotando um esquema com somente dois bancos na parte central com um segundo console central, que trará até carregador wireless para smartphones, reduzindo assim a capacidade para 6 ocupantes. Nos dois casos, a Hyundai diz que colocou um sistema que basta apertar um botão para dobrar os bancos da segunda fileira, ajudando no acesso à terceira fila.

Hyundai Alcazar - Teasers

Trará uma série de opções para a motorização, começando com o 1.5 de 115 cv e o 1.4 turbo de 140 cv usados pelo Creta indiano. Terá uma novidade com a adoção do 2.0 do Elantra, entregando 159 cv e que, segundo a marca, permitirá que acelere de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. Ainda terá o 1.5 turbodiesel de 115 cv. Em todos os casos, as transmissões serão a manual ou automática, ambas de 6 marchas.

Na lista de equipamentos, o Alcazar promete vir com tudo o que se espera de um SUV compacto, com sistema multimídia de 10,25”, teto solar panorâmico, painel de instrumentos digital, câmera 360°, ar-condicionado automático e mais. A marca não divulgou todos os items, falando apenas dos destaques.

Neste primeiro momento, o Hyundai Alcazar estreia somente na Índia, onde foi desenvolvido. No entanto, a marca sul-coreana já declarou que trata-se de um modelo global, então podemos esperar por um lançamento em todos os mercados que tenham a nova geração do Creta. Por usar a mesma plataforma e motores, seria fácil para a Hyundai montá-lo na fábrica em Piracicaba (SP), mas, até agora, a marca faz silêncio sobre a possibilidade de vender o SUV de 7 lugares por aqui. Enquanto isso, aguardamos a chegada do novo Creta, esperada para o 2º semestre deste ano.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com