Motores 1.0 e 1.3 Turbo GSE feitos em Betim equiparão Peugeot e Citroën no Brasil
Informação foi adiantada pelo CEO da Stellantis, Carlos Tavares, em visita ao Brasil
Especulação desde o início da criação do grupo Stellantis, o compartilhamento de motores entre as várias marcas do conglomerado não deve demorar para se tornar realidade. Em visita nesta semana ao Brasil, o próprio CEO Carlos Tavares confirmou a informação e adiantou que a empresa apostará forte em sinergias e cooperações para colher ganhos em escala.
É o caso da nova fábrica de motores turbo inaugurada em Minas Gerais. "Essa é a sinergia óbvia: uma fábrica de motores pode fornecer para veículos de todas as nossas marcas, com isso aumentamos a produção e economizamos com a compra de componentes em maior quantidade. Mas há muitas outras oportunidades, a compra de mídia é outro exemplo”, disse o executivo.
Galeria: Fiat - Fábrica de motores turbo em Betim (MG)
Inicialmente, o motor 1.3 turbo de 180 cv (o primeiro a sair das linhas de montagem) será usado pela Fiat na picape Toro reestilizada e pela Jeep nos modelos Renegade, Compass e o futuro SUV de 7 lugares. Nos próximos meses, o 1.0 turbo da mesma família também começará a ser produzido e atenderá principalmente a Fiat, que planeja usá-lo no inédito SUV compacto fruto do Projeto 363 e nos modelos Argo, Cronos e Strada.
Posteriormente, a tendência é que os propulsores passem a ser compartilhados com as demais marcas do grupo atuantes no Brasil, nomeadamente Peugeot e Citroën. O 1.0 turbo deverá ser usado em um futuro breve no 208, substituindo o atual 1.6 aspirado e alinhando o compacto com rivais diretos já turbinados, e posteriormente no SUV de entrada que a Citroën lançará por aqui no segundo semestre.
Tavares também reiterou que a Stellantis lançará 3 importantes novidades no Brasil em 2021 e que todas irão reforçar a liderança da empresa no mercado. São elas: o SUV de 7 lugares da Jeep (que começará a ser produzido na fábrica de Goiana em agosto), o inédito crossover da Citroën (lançamento em setembro com produção em Porto Real) e o SUV do Argo (Projeto 363 fabricado em Betim).
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Fonte: Automotive Business
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